Por muito tempo, fomos levados a acreditar que profissões ligadas às ciências exatas combinam mais e são melhores desenvolvidas por homens, pois, eles teriam mais habilidades que as mulheres nessa área.

Por mais absurdo que esse pensamento possa parecer, ainda hoje, ele segue sendo perpetuado. Devido a questões histórias e culturais da nossa sociedade, que durante séculos disseminou a ideia de que homens são mais racionais e que mulheres deviam restringir suas atividades a tarefas de cuidado para com a casa e a família, esse pensamento se tornou praticamente intrínseco a forma de pensar do coletivo.

Ainda hoje, a nossa cultura não conseguiu se desvincular totalmente das questões de expectativa de gênero e do pensamento patriarcal.  É muito comum, que quando uma criança nasce menina, ela seja cercada de princesas, bonecas, e demais estímulos que reforçam o estereótipo de gênero, de que mulheres nasceram para serem submissas e devem dedicar sua sensibilidade “natural” ao cuidado com o outro. Dessa forma, mesmo que inconscientemente, são levadas a acreditar que seu lugar no mundo está mais associados ciências humanas ou da saúde. Para isso, basta observar o histórico de cursos como Pedagogia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia. Onde as turmas possuem uma alta porcentagem de mulheres, diante de um percentual quase inexpressivo de homens.

Enquanto as crianças que nascem meninos, são estimuladas a criarem, questionarem sobre o mundo e a explorar todas as suas potencialidades, incluindo as de caráter mais lógico e racional.  Contribuindo diretamente, para que no futuro se sintam mais confiantes em realizar escolhas profissionais nas áreas das ciências exatas.

Um exemplo disso, é que durante muito tempo, os computadores e videogames foram desenvolvidos e direcionados para o público masculino, enquanto as mulheres não eram sequer consideradas como público e muito menos incentivadas a explorar e interagir com esses produtos.

Esse cenário histórico-cultural, contribui diretamente para que o número de mulheres na TI, fosse pequeno. E tem início ainda no momento de ingressar em cursos superiores.

Segundo dados apresentados pelo INEP, apesar do número de mulheres que se formam em computação ou engenharia ter crescido 125% se considerados os dados entre os anos de 2010 e 2017, ainda hoje, a cada 10 pessoas que se formam em um curso superior da área de TI, apenas DUAS são mulheres.

Se ingressar em um curso superior na área de TI já é um desafio a ser vencido, ele é apenas o início de uma longa batalha. Pois, atualmente, as mulheres representam apenas 25% dos profissionais que atuam no segmento de TI no Brasil.

Se fosse uma escolha consciente e individual, não haveriam problemas, pois, acreditamos que todos devem ser livres para fazerem suas próprias escolhas. Mas a questão fundamental aqui, é que devido ao contexto histórico-cultural que permeia a nossa sociedade, a maior parte das mulheres não foram nem sequer incentivadas a conhecer as possibilidades de carreira nessa área.

Esses dados apesar parecerem bastante desestimulantes, refletem uma estrutura social e cultural, e não a vontade real de milhares de mulheres ao redor do mundo. E contra qualquer estrutura, nada é mais forte do que a força, a persistência e a resiliência de uma mulher.

Abaixo vamos apresentar a história de 10 mulheres inspiradoras que romperam com essa estrutura desigual e fizeram história na TI. Vem com a gente!

DE ADA LOVELACE A NINA SILVA:

10 Mulheres Que Fizeram História Na TI

Sabemos que o número de mulheres na Tecnologia da Informação está crescendo mais a cada ano. Mas, também sabemos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que o número de mulheres na TI seja igual ao de homens.

Atualmente, as mulheres já ocupam diversos espaços na TI e podem ser encontradas programando softwares, gerenciando arquiteturas de redes e trabalhando com a segurança da informação. Além disso, estão presentes em diversos cargos de liderança em inúmeras empresas ao redor do mundo.

Apesar da baixa porcentagem de mulheres na TI, elas foram fundamentais para diversos avanços na área e muitas delas revolucionaram as tecnologias ao longo da história e seguem revolucionando até hoje.

Nesse tópico vamos listar e enaltecer o trabalho de 10 delas:

  • Augusta Ada Byron King: também conhecida como Ada Lovelace, é considerada a primeira programadora da história. Em meados do século XIX, a matemática e escritora inglesa, analisava e traduzia diversos materiais matemáticos. Seu trabalho, dedicação e pioneirismo resultaram na criação do primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, no mundo! Isso tudo, em um período histórico em nem sequer se sonhava com a criação de computadores. E que mulheres lutavam por direitos que hoje são considerados básicos.  Lembrando que a Inglaterra só permitiu que as mulheres tivessem direito ao voto em 1918, após anos de luta liderada pelas sufragistas.
  • Frances Allen: foi a primeira mulher a receber o prêmio Turing Award, foi responsável também, pela criação de sistemas de segurança da NSA, agência de segurança nacional americana, e desenvolveu trabalhos importantes nas áreas de compiladores, computação paralela e otimização de códigos.
  • Carol Shaw:  é engenheira da computação, e foi a primeira mulher a trabalhar na indústria de jogos eletrônicos. Foi funcionária da Atari e da Activision, e em 1979 lançou o primeiro jogo criado por uma mulher. Carol Shaw é considerada a primeira mulher desenvolvedora de games do mundo.
  • Susan Wojcicki: atualmente é uma das mulheres mais influentes na TI e atual diretora-executiva da plataforma Youtube. Ela também trabalhou no desenvolvimento de ferramentas como o Google Imagens e o Google Books.  Susan Wojcicki também, já foi considerada a 6ª mulher mais poderosa do mundo pela Revista Forbes no ano de 2017.
  • Ursula Burns: é CEO da Xerox, sendo a primeira mulher negra a dirigir uma corporação do setor nos Estados Unidos.  Além disso, ela é diretora de conselhos nas multinacionais American Express e Exxon Mobil Corporation.
  • Sheryl Sandberg: já foi vice-presidente de operações do Google e hoje atua no COO no Facebook. Ela já foi considerada a 4ª mulher mais poderosa do mundo pela Revista Forbes no ano de 2017.
  • Angela Ahrendts: é a atual vice-presidente da gigante Apple e já fez parte do conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido até o ano de 2016. Além de ter sido CEO da Burberry.
  • Camila Achutti: é jovem empresária brasileira, formada em Ciência da Computação, e já foi citada pela revista Forbes na categoria “30Under30”. Por sua dedicação constante em mudar o cenário do mercado de tecnologia. Camila foi a primeira estudante latina a conquistar o prêmio Women of Vision 2015. Em 2016, a brasileira foi cofundadora de uma plataforma de educação voltada para o ensino de programação e transformação digital, visando produzir impacto positivo e distribuir renda através do ensino de tecnologia e da formação de profissionais para a área de TI.
  • Margaret Meg Whitman: já foi CEO da plataforma eBay e da multinacional HP, além de já ocupado cargo de grande importância e impacto em gigantes como a Walt Disney e DreamWorks. No ano de 2016, foi listada pela Revista Forbes como uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo.
  •  Nina Silva: Marina Silva é outra brasileira que nos enche de orgulho. Nascida em São Gonçalo no Rio de Janeiro, é uma mulher preta, que construiu carreira na TI e hoje lidera um projeto de empoderamento da população preta e periférica.

As 10 mulheres listadas acima, são exemplos que provam que é possível sim, ter sucesso em uma área predominantemente masculina. E atuam como referência e inspiração para diversas outras mulheres que tem interesse pela área de TI.

Além delas, existem diversas outras profissionais que poderiam estar listadas nesse post. Mulheres que, diariamente, enfrentam o machismo, a misoginia e diversos outros desafios para entrarem e se manterem atuando na área. A todas elas, o nosso reconhecimento, solidariedade e incentivo.

MULHERES NA TI: 10 PROFISSÕES EM ALTA NO MERCADO

Como vimos no tópico anterior, a nossa sociedade ainda acredita que mulheres possuem menos interesse por trabalhos na área de tecnologia, mesmo, já tendo sido comprovado que não se trata de uma verdade.

Esse equivoco ganhou força porque, historicamente, as mulheres foram afastadas desse segmento, por isso, muitas desconhecem as possibilidades de carreira na TI. Assim como, as formas de ingressar na área.

A boa notícia é que muitas empresas de tecnologia estão empenhadas em contribuir para mudar esse cenário e estão comprometidas a caminhar nos rumos da equidade, para que num futuro próximo, possa haver tanto homens quanto, mulheres na TI.

Se você é uma mulher e deseja saber mais sobre as oportunidades na TI e tem planos de ingressar nesse campo, o momento é agora. Para ajudar você a conhecer mais sobre as possibilidades de atuação, abaixo, vamos apresentar 10 profissões que estão em alta no mercado e que podem servir de inspiração.

As profissões do futuro na TI:

  1. Desenvolvimento Web: profissionais de desenvolvimento web são responsáveis por criar sites atraentes, intuitivos e rápidos. Atuando e colaborando com outros profissionais, como: desenvolvedores de back-end, designers gráficos, executivos e até mesmo, clientes.
  • Ciência de dados: profissionais de ciência de dados, são responsáveis por coletar, limpar, organizar e avaliar dados, visando sempre, fornecer uma visão mais prática e assertiva para os negócios. Também podem atuar na construção de modelos de aprendizado de máquina, algoritmos e de inteligência artificial.
  • Gerente de Tecnologia da Informação: os profissionais que atuam na gerência de TI são responsáveis ​​por todos os aspectos da tecnologia de uma empresa e tem como objetivo, garantir que os softwares de segurança estejam funcionando corretamente, além de ser responsável por desenvolver planos de inovação de curto, médio e longo prazo para a empresa, e pelo gerenciamento de operações técnicas diárias.
  • Desenvolvimento de software: apesar de a programação ser extremamente importante, a atuação na área de desenvolvimento de software não se restringe a escrever códigos.  As principais tarefas desse profissional envolvem resolver problemas complexos, encontrar maneiras de diferentes programas aturem juntos, localizar e corrigir erros e otimizar aplicações que já existentes para novos sistemas e novos objetivos.
  • Análise de segurança da informação: as atividades vinculadas a essa profissão incluem o monitoramento de sistemas, buscando por todo e qualquer problema que possa representar uma ameaça à segurança do sistema. Sendo os responsáveis ​​pela utilização de ferramentas e programas de segurança que visam prevenir, mitigar e reparar qualquer possível dano.
  • Engenharia DevOps: o profissional de engenheira DevOps é responsável por preencher a lacuna existente entre os times de desenvolvimento e os de operações. Em sua rotina, é comum serem encarregados de automatizar processos e sistemas, além de criar ferramentas para implantação e resolver problemas em diversos ambientes.
  • Arquitetura de nuvem: a computação em nuvem já é uma realidade em muitas empresas. E para isso, é fundamental a presença de profissionais especializados em arquitetura de nuvem. Esses profissionais são responsáveis ​​por configurar todos os componentes necessários para o armazenamento e gerenciamento de dados em servidores remotos.  E podem incluir tarefas voltadas para a configuração de elementos de back-end e front-end, proteção das redes, otimização de velocidade e de eficiência.
  • Administração de banco de dados: o profissional responsável pela administração de bancos de dados, é responsável por cuidar do armazenamento, dos padrões estabelecidos e da segurança desses bancos. Essa função é essencial e muito valorizada em tempos de big data. É responsável também, por conduzir as informações para o destino correto nos servidores, evitando sobrecargas no sistema e realizando backups periódicos.
  • Marketing Digital: o profissional desse segmento precisar ter conhecimentos sobre programação em HTML, que é a linguagem usada na estrutura básica de websites, além de entender sobre estratégias SEO, inbound marketing e marketing de conteúdo para canais digitais, como, por exemplo: sites, blogs, redes sociais e e-mails.
  1. Analista de Business Intelligence (BI): os profissionais de BI devem possuir conhecimentos sólidos em tecnologia de base de dados, análises de dados e ferramentas de relatórios. Muito parecida com a ciência de dados, mas, com uma natureza mais técnica, a análise de BI tem crescido muito nos últimos anos e tende a continuar crescendo, devido à necessidade, cada vez maior, das empresas aprimorarem a coleta e a definição dos destinos desses dados.

5 SUPER-DICAS PARA TER SUCESSO NO MERCADO DE TI

Caso você já esteja atuando na área de TI, ou esteja planejando iniciar nesse segmento, existem algumas dicas simples, mas muito valiosas que podem ajudar as mulheres terem sucesso nesse segmento e superar as adversidades que ainda existem. Abaixo, separamos 5 super-dicas para ajudar você nesses processos. São elas:

1. Não permita que o fato de você ser uma minoria em algum espaço atrapalhe a busca pelos seus objetivos: como já vimos no decorrer desse texto, as mulheres ainda são minoria na área de TI, mas isso não deve ser um motivo para desistir. As empresas de TI já entenderam a necessidade de incluir mulheres em seus times e estão buscando, cada vez mais, preencher suas vagas com profissionais mulheres. Porém, como se trata de um caminho longo, é possível, que você ainda encontre espaços, onde você será a única do time. Não deixe que isso te intimide, e não deixe de mostrar quem é você e, e, o porquê de você estar nesse lugar. Suas opiniões são tão importantes quanto qualquer outro profissional. Sabemos o quanto você pode se sentir deslocada nesses espaços por ser mulher em um ambiente dominado por homens, mas, não se apegue a isso e aproveite sua oportunidade para mostrar o seu valor e busque ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo.

2. Não tenha medo de fazer perguntas e não se importe tanto com o que os outros vão pensar: é muito comum, que as mulheres fiquem muito preocupadas com a forma como os outros as enxergam. Isso porque, historicamente, fomos condicionadas a aprovação alheia, muito mais que os homens.  Mas essa dica e para lembrar você de não deixar fazer perguntas, mesmo quando você acredita que será julgada por isso. Sabemos que é uma situação difícil, mas, ao ser superada pode ajudar muito a seguir em frente e desenvolver seu trabalho. Além disso, essas perguntas podem se transformar em trocas muito valiosas e colocar um novo olhar sobre o assunto em questão, contribuindo muito para resolução de problemas e processos de pensamentos mais profundos.

3. Jamais subestime a sua capacidade! Existem vários estudos que mostram que as mulheres têm uma tendência a subestimar suas habilidades e os homens tendem a superestimá-las. Isso pode ser observado nos processos de candidatura a vagas, onde é bastante comum, mulheres não se candidatam a empregos caso não atendem a todos os requisitos, enquanto os homens sentem-se seguros a candidatarem-se as mesmas vagas, mesmo quando atendem apenas alguns desses requisitos.

A dica aqui é simples: não subestime sua capacidade e não deixe aproveitar as oportunidades de mostrar seus talentos e habilidades por medo de não ser boa o suficiente ou por medo de falhar. Ter confiança no que você acredita e faz é fundamental para que você consiga alcançar os seus objetivos.

4. Busque por um(a) mentor(a)

Em qualquer área é importante ter alguém com quem compartilhar suas expectativas e dificuldades. Buscar por um mentor, e se possível por uma mentora, pode ajudar muito nos processos de se colocar em um espaço e também de permanecer nele. Dessa forma, você pode criar uma espécie de “rede de apoio” e tornar essa jornada menos solitária. O mentor ou a mentora poderá guiar você em suas escolhas de carreira, além de ajudar a identificar oportunidades de crescimento e a criar ou ampliar o seu networking.

5. Nunca pare de aprender e de buscar por conhecimento

O mercado de tecnologia está em constante evolução. Todos os anos são lançadas novas soluções e tecnologias, e você como profissional dessa área precisa estar sempre atualizada sobre as inovações que impactam o seu trabalho.

Mas, isso não quer dizer que você precisa buscar apenas por cursos voltados para conhecimentos técnicas. Cada vez mais, as empresas estão buscando por profissionais mais completos e comprometidos com o seu próprio desenvolvimento. Por isso, não tenha receio em buscar por cursos de liderança, desenvolvimento pessoal, negócios, marketing, comunicação e qualquer outro que você acredite que possa beneficiar a sua jornada.

MULHERES NA TI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Como vimos no decorrer desse texto, as mulheres ainda são minoria na TI, mesmo, sendo responsáveis por muitos dos maiores feitos da área e de possuírem um potencial indiscutível.

Mas, infelizmente, um dos principais desafios a serem enfrentados pelas mulheres nessa área é o próprio ambiente de trabalho. Pois, com frequência, são espaços que acabam sendo hostis a presença de mulheres, além, de oferecer salários menores a elas.

Mesmo que nesses espaços não existam ameaças concretas à atuação de profissionais mulheres, o ambiente predominantemente masculino e as condições de competitividade desiguais, podem fazer com que essas profissionais não se sintam acolhidas e optem por mudar de área.

Porém, muitas empresas de tecnologia já perceberam a importância de ter mulheres em seus times e estão investindo na capacitação de mulheres e em culturas empresarias de enfrentamento ao machismo.

O mercado tem estado bastante aquecido para profissionais de tecnologia muitas empresas estão colocando a diversidade de gênero em pauta em suas equipes e como prioridades nos processos seletivos.

Além disso, o mercado de TI, tem enfrentando uma grande defasagem de mão de obra qualificada. E caso essa defasagem não for superada, podem resultar em um déficit de bilhões de reais em receitas não geradas.  Dessa forma, investir em formas de incentivar o ingresso de mulheres no ramo de tecnologia, também é, uma questão econômica.  Por isso, não poderia existir momento melhor para as mulheres mostrarem todo seu potencial e ajudarem a mudar esse cenário tão desigual. E não esqueça de acreditar em você, buscar por conhecimento e enfrentar os desafios de cabeça erguida!

Para saber mais sobre o mundo da TI, você pode acessar o nosso blog e conferir diversos materiais sobre a área.

Toda semana postamos conteúdos novos e podem ser o “start” que você estava buscando para sua carreira.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)