Não há dúvidas de que a transformação digital tem provocado uma revolução no modo como fazemos ou lidamos com (quase) tudo que está a nossa volta. Nesse sentido, entender qual a relação entre o Big Data e Internet das coisas (IoT) é de extrema importância para quem deseja adquirir uma visão gerencial do futuro.

Todos os dias, é processada uma grande quantidade de informações que formam o Big Data. Além disso, após o surgimento da Internet das Coisas, foram desenvolvidos novos canais de comunicação que produzem, diariamente, dados importantes sobre os mais diferentes tipos de organizações e indivíduos.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar para você o conceito de cada um desses termos, além de esclarecer como ambos se relacionam. Acompanhe a leitura!

O que é Big Data?

Big Data é um termo utilizado para caracterizar o gigantesco volume de dados ― que podem ser estruturados ou não — gerados por meio dos inúmeros dispositivos conectados à internet. Essas informações são consideradas, por muitas organizações, como uma ferramenta essencial na criação de estratégias mais eficientes, além de contribuir com a tomada de decisões.

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) se refere à possibilidade de conectar diferentes dispositivos à rede mundial de computadores. O objetivo principal desse conceito é promover uma integração entre tudo que é útil no nosso dia a dia, a fim de proporcionar mais eficiência e praticidade.

Como ambos se relacionam?

Agora que você já sabe o conceito de Big Data e Internet das Coisas, vamos apresentar os fatores pelos quais esses dois conceitos se relacionam. Confira!

Otimização das relações de consumo

Há alguns anos, o consumidor comprava um produto ou serviço com base apenas nas informações do vendedor. Agora, a realidade é outra. O cliente tem a opção de ir até a loja física olhar um produto, enquanto pesquisa sobre o mesmo item na internet, faz uma comparação de preços e verifica a avaliação de compradores anteriores, tudo isso de forma simultânea.

Diante disso, as empresas que desejam expandir seus negócios precisam conhecer bem os seus consumidores, entender quais são suas dores e necessidades. Sobretudo, saber aproveitar essas informações disponíveis a partir do Big Data, a fim de usar isso como um diferencial para a sua marca.

Melhora eficiência

O principal objetivo da Internet das Coisas é criar alternativas eficientes que vão facilitar as atividades do nosso dia a dia. Um exemplo disso são os serviços prestados pela empresa Uber. Por meio da união do Big Data com a IoT, o motorista tem acesso a um sistema que permite coletar informações referentes ao trajeto que será percorrido, como a distância e o tempo necessário para o deslocamento.

Evolução do mercado financeiro

O propósito é sempre buscar soluções que vão facilitar a vida dos seus clientes e potencializar a operação dos seus serviços. O mercado financeiro faz uso da internet para desempenhar grande parte das suas atividades, como a utilização de dispositivos móveis e canais online para a prestação de serviços. A estimativa para os próximos anos é que se torne ainda mais virtual.

Como explorar os dados gerados por meio de ferramentas (BI)?

Para as empresas utilizarem, de forma integrada, essas duas tecnologias, é preciso seguir alguns passos, como:

  • dispor de um planejamento bem estruturado;
  • coletar dados que serão realmente úteis para a empresa;
  • utilizar camadas abstratas;
  • ser cauteloso nas suas decisões e buscar pela inovação na medida certa;
  • ter uma equipe formada por profissionais capacitados.

Com base nessas informações, fica clara a relação existente entre o Big Data e Internet das Coisas. Nesse sentido, entender esses dois conceitos e, principalmente, saber fazer bom uso dessas ferramentas, é essencial para desenvolvimento de qualquer empresa. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite descobrir por que o Power BI foi considerado a melhor ferramenta de BI!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)