A tomada de decisão nas organizações é algo tão rotineiro que, muitas vezes, acaba sendo pouco elaborada. Definitivamente, não é recomendável ligar o “piloto automático” quando se trata de decidir os rumos de projetos, negócios etc.

É essa a reflexão que queremos provocar com este artigo. Aqui, vamos ajudar você a pensar em como as decisões corporativas precisam ser estratégicas, especialmente nas organizações em pleno crescimento.

Continue lendo para conferir algumas dicas para trazer a tomada de decisão para o campo da racionalidade e, assim, garantir o futuro do seu negócio!

Qual a importância de tornar estratégica a tomada de decisão nas organizações?

Para início de conversa, precisamos desmistificar o conceito de estratégia. Até pouco tempo, ser estratégico era pensar exclusivamente em longo prazo. Não mais. No ritmo acelerado do mercado atual, as organizações precisam tornar estratégicas suas rotinas, lançar mão da estratégia em cada decisão tomada.

Nesse movimento, a tomada de decisão nas organizações é, cada vez mais, uma das atividades básicas de gerenciamento. Ou seja, nada mais pode ser decidido de maneira intuitiva, pouco elaborada, sob o risco de ser engolido por um mercado que não para de se sofisticar.

A tomada de decisão estratégica aumenta significativamente o desempenho, o sucesso e a sobrevivência dos negócios em desenvolvimento. Ela é realizada sopesando-se os prós e os contras, analisando a movimentação do mercado, considerando o consumidor, entre outros requisitos.

É por isso que, por exemplo, termos como gestão orientada por dados e inteligência corporativa estão tão em voga. Ao analisar dados e avaliar o panorama mercadológico antes de decidir, os gestores deixam de confiar meramente em seu know-how e passam a ter parâmetros mais calcados na realidade. Eles definem métricas e indicadores e, a partir disso, decidem de uma maneira mais racional — o que aumenta as chances de alcançar os resultados esperados.

Como tornar mais estratégica a tomada de decisão nas organizações?

Não existem fórmulas prontas para tornar a tomada de decisão nas organizações mais estratégica. Contudo, percebe-se algumas práticas que vêm dando certo em muitos negócios. Confira, a seguir.

Torne a gestão mais orientada a dados

A tecnologia disponível atualmente faz com que captar, ordenar, processar e analisar dados seja algo realmente simples de se fazer. Os números não mentem. Eles ajudam a encontrar parâmetros, validar ou refutar intuições, levantar históricos etc.

Empregue ferramentas e equipamentos tecnológicos nesse sentido. Use sistemas de ERP, CRM, aplicações de administração de equipe, portais corporativos, BI, entre outros, para além de suas funcionalidades. Colete dados e os analise criteriosamente. Ampare todas as suas decisões nas informações e nos insights gerados com eles. Aliás, você já ouviu falar no Power BI?

Eleve o departamento de TI a uma atuação mais analítica

Outro ponto importante é parar de ver o time de tecnologia como um mero apoio. A tomada de decisão nas organizações mais vencedoras de hoje é realizada com ajuda do pessoal de TI.

Esses profissionais conhecem as plataformas mais poderosas, podem ajudar a integrar aplicações e gerar dados mais fidedignos. Quando bem treinados, podem aportar insights que ajudam os executivos a decidir com mais certeza.

Supere o discurso da inteligência competitiva

Inteligência competitiva não pode ser meramente um discurso. Para elevar as decisões de negócio a um patamar de maior potência, é preciso que ela seja parte da cultura empresarial.

Isso começa pela alta hierarquia, que prioriza projetos mais amparados em dados e decisões mais racionais. Também pode se espalhar para todas as áreas da operação, desde que todos entendam o quanto é importante decidir com método e racionalidade.

Busque ajuda externa

Para finalizar, ter mentores externos (consultores, por exemplo) também ajuda na tomada de decisão nas organizações. Isso é especialmente indicado naquelas empresas que ainda não superaram seus métodos tradicionais de gestão, estão em plena transformação digital e precisam aprender a aproveitar melhor a tecnologia.

Conseguimos ajudar você a refletir sobre a tomada de decisão nas organizações? Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)