Um dos principais desafios do gestor de TI é a otimização de resultados do setor. Isso inclui reduzir custos sem perder a qualidade das operações e aproveitar o máximo que a infraestrutura pode entregar para a empresa.

Essa missão não é fácil, mas pode ser conquistada com o aumento da produtividade, a atualização de processos e a otimização da infraestrutura de TI. Como a área vem ganhando cada vez mais relevância, é necessário extrair o máximo dessa infraestrutura sem onerações e, ao mesmo tempo, entregar um bom desempenho.

O uso das ferramentas certas, que permitam uma atuação multifacetada e melhorem a produtividade, é imprescindível. Assim, será possível manter a disponibilidade da infraestrutura e retirar o máximo de insights que a produção massiva de dados permite.

Neste artigo, veremos 4 ferramentas essenciais para auxiliar na otimização de resultados do setor de TI. Confira!

Sistema de gestão empresarial

Centralizar a gestão de uma empresa em um único sistema agiliza a rotina de todos os setores, inclusive do de TI, que é responsável por manter tudo funcionando e seguro. Além de permitir uma visão mais ampla do negócio, essa iniciativa beneficia a exploração dos dados e facilita backups ou recuperações de desastres.

Não dá mais para fugir do modelo de gestão orientada a dados. Por isso, uma ferramenta que integre todos os equipamentos e sistemas de uma empresa potencializa as estratégias de mineração de dados — que, se bem implementada, melhora consideravelmente o processo de tomada de decisão.

Com a centralização, o sistema de gestão permite ao gestor manter um controle do acesso a diretórios de acordo com a necessidade de cada cargo, o que diminui a possibilidade de vazamentos e invasões. Assim, haverá uma camada a mais de segurança e menos portas de entrada para atividades suspeitas.

Ferramenta de gestão e monitoramento remoto de TI

A Transformação Digital e a mudança de paradigma do setor de TI, aliadas à explosão na produção de dados e ao aumento do uso de dispositivos móveis como ferramentas de trabalho, provocaram um aumento da preocupação com a segurança da infraestrutura de TI.

O setor deixou de ser uma engrenagem para se tornar protagonista dentro da estratégia de companhias dos mais diversos segmentos e portes. Sendo assim, um suporte reativo, em que os profissionais agem após algum problema, reduz bastante a disponibilidade da infraestrutura, causando perda de produtividade e até de prazos.

Cabe à gestão de TI mudar o modelo de prestação de suporte para uma solução proativa e preventiva, que evite problemas em vez de apenas resolvê-los, como um “apagador de incêndios”. Isso requer um sistema de gestão e monitoramento remoto de TI (ou service desk).

Firewalls e scanners

Se antes os firewalls e scanners de vulnerabilidade eram suficientes para uma boa varredura, hoje em dia o setor de TI fica responsável por ecossistemas inteiros de dispositivos e sistemas conectados.

Como sabemos, não há uma solução infalível para a segurança, que seja impenetrável, pois a tecnologia está em constante inovação. Por isso, a proteção e a prevenção devem ser o mote para as novas equipes que têm compromisso com a Transformação Digital.

Com a ferramenta de gestão e monitoramento remoto, o gestor consegue potencializar a atuação da equipe de TI. Ele vai desfrutar da gestão de chamados e de atualizações automatizadas, além das ferramentas de backup e recuperação automáticas.

Há, ainda, um banco de dados com o histórico de cada ticket. Assim, é possível identificar os problemas mais recorrentes e agir pontualmente.

Cloud Computing (como apoio à mineração de dados)

A migração para a nuvem tem sido uma grande solução para as empresas reduzirem custos com manutenção, espaço e energia, pois oferece a oportunidade de otimizar suas infraestruturas. As companhias podem, portanto, atualizar suas plataformas e seus sistemas, o que facilita a mobilidade para os profissionais.

Em relação à TI, a nuvem representa um grande auxílio para a mineração de dados, pois permite uma escalabilidade de armazenamento e processamento fácil, rápida e com custos pré-definidos. Isso significa que, aderindo à computação em nuvem, a empresa trabalha com sistemas atualizados e modernos, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura interna.

Não podemos nos esquecer de que a mineração de dados não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para as companhias que queiram se manter competitivas. Sem essa ferramenta, muitos insights que levariam a ações mais precisas são desperdiçados.

Power BI, da Microsoft

Agora, vamos falar um pouco sobre a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que fará a diferença na mineração de dados em sua empresa. O Power BI é um serviço de análise que fornece insights capazes de auxiliarem na tomada de decisão de gestores em várias áreas, permitindo a otimização dos resultados.

Com a ferramenta, é possível transformar dados em relatórios precisos e compartilhá-los com a equipe por qualquer dispositivo. Em uma única interface, serão reunidas as análises conjuntas de dados em nuvem e locais.

Diferencial

O grande diferencial do Power BI é justamente a oportunidade de analisar informações de múltiplas fontes e criar os mais diversos cenários. São fornecidos insights precisos, para que as questões internas saiam do campo do planejamento e partam para a ação.

Assim, dados de múltiplas fontes são conectados, o que permite a obtenção de métricas, indicadores, múltiplos gráficos e relatórios. O setor de TI se beneficia com um gerenciamento simplificado e a segurança dos conteúdos, controlando o acesso das pessoas de acordo com os insights de que precisam.

Como vimos, a Transformação Digital é uma realidade. Para conseguir acompanhar o crescimento tecnológico exponencial, será necessário preparar sua infraestrutura e retirar o máximo dela sem onerar a empresa, com a otimização de resultados do setor de TI ao mesmo tempo.

Para tanto, é importante investir em sistemas de gestão centralizadores, prestar um suporte proativo e aproveitar as ferramentas da nuvem para escalar ou utilizar os dados como fonte de informações úteis à gestão.

Gostou deste artigo sobre a otimização de resultados em TI? Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)