O Microsoft SharePoint é uma tecnologia que oferece várias funcionalidades que podem apoiar na gestão da sua empresa indiferente do tamanho e segmento de atuação. Com ele é possível colaborar com facilidade com a toda organização, compartilhar conteúdo e conhecimento, criar fluxos de trabalho automatizados e desenvolver websites.

As vantagens em adotar o SharePoint são várias. Se você ainda tem dúvida confira a lista que montamos com as principais utilidades:

O que você pode fazer e quais as funcionalidades do Sharepoint

Crie uma intranet

Uma grande empresa precisa de um espaço em que todos os funcionários ou membros das equipes tenham acesso a informações, cronogramas de trabalho, datas de reuniões e outros eventos.

O RH e o administrativo podem ter uma melhor comunicação através da intranet. Desse modo, planilhas de horas trabalhadas, demissões e admissões, por exemplo, podem ficar num ambiente online compartilhado.

Integre com outras soluções da Microsoft

Com SharePoint, além das funcionalidades nativas, sua empresa terá ganho de tempo, produtividade e agilidade. Caso já utilize Microsoft, é possível fazer a integração com o Power BI, por exemplo. Integre a ferramenta Power BI ao portal corporativo da sua empresa, compile dados de múltiplas fontes e configure gráficos que podem ser compartilhados com outras partes da organização que você quiser que tenham acesso.

Gerencie documentos

É impossível trabalhar sem precisar montar planilhas, apresentações e documentos como atas de reuniões, projetos e outros formatos. No SharePoint você pode criar esses documentos, editá-los e deixá-los armazenados na nuvem.

O melhor é que uma equipe pode editar o mesmo documento simultaneamente sem nenhum problema. Além do mais, sabe quando você modifica algo no documento, mas ao reler não gosta e prefere a versão antiga? No SharePoint é possível voltar a versões anteriores, recuperá-las e salvá-las.

Tenha mobilidade. Acesse a Intranet de qualquer lugar

Mobilidade é mais que essencial nos dias de hoje. Tenha acesso à plataforma de qualquer lugar apenas utilizando um smartphone ou tablet. A plataforma está disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.

Assim é possível ficar por dentro de algum prazo que precisou ser adiantado ou de algum outro aviso de última hora, mesmo não estando fisicamente dentro da sua empresa.

Crie workflows automatizados

Esqueça os papéis ou as planilhas e documentos que ficam em locais distintos para a criação dos workflows. Desenvolva-os no Microsoft SharePoint. Na plataforma você tem disponível um espaço para a criação desses processos de trabalho, criando novas tarefas, definindo prazos e responsáveis. E você pode acompanhar o andamento de cada tarefa a qualquer momento e de qualquer lugar.

Além desse espaço para a criação de workflows, o próprio site intranet pode ser utilizado para o mesmo fim. Para isso, crie uma página para essa finalidade e restrinja o acesso por meio de permissão de usuário. Assim, ganha-se tempo, pois fica mais fácil de acompanhar os estágios do processo. Sem contar que a comunicação interna da empresa fica melhor, evitando possíveis erros por falta de comunicação.

Marque compromissos pelo calendário

A plataforma disponibiliza um calendário onde podem ser marcados reuniões, eventos, além de prazos de entrega e pagamentos. Através da permissão de usuário, os funcionários podem ter acesso ao calendário e ficar por dentro das datas importantes.

Com o Microsoft SharePoint a sua empresa tem acesso ao MySite, que é um espaço para fazer seu próprio site intranet. Esse espaço pode ser programado da maneira que a empresa precisar. Dessa forma, cria-se um canal em que todos os membros de uma equipe (que tenham permissão) podem ter acesso ao cronograma semanal ou mensal, além de informativos.

Crie listas

Uma empresa precisa ter controle de estoque, do financeiro, de vendas. Enfim, são tantas listas que fica difícil, às vezes, mantê-las organizadas. Com a plataforma você consegue organizá-las e ainda convertê-las, se for necessário, sem perder dados.

Veja também nosso artigo sobre como o SharePoint pode ajudar a reduzir custos em seu negócio.

 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)