A transformação digital vem mudando bastante o papel da TI dentro das empresas. O foco está cada vez mais estratégico e voltado à aplicação da tecnologia para obter resultados práticos de mercado.

Mas sabia que esse mesmo poder acaba sendo útil para impulsionar a produtividade na empresa? No conteúdo a seguir, vamos conversar sobre sua responsabilidade nesse processo, como iniciá-lo e de que forma transformar tecnologia em trabalho. Confira!

Por que a TI é importante para um negócio?

O crescente investimento na capacitação profissional e no outsourcing de TI em empresas de todos os portes vem demonstrando com clareza o novo valor dado aos profissionais tecnológicos para o sucesso de um negócio.

O retorno para essa aposta vem de diversos âmbitos:

  • a capacidade de lidar com volumes de dados cada vez maiores como fonte das decisões do negócio;
  • a elaboração de um sistema robusto para a integração e colaboração dentro do ambiente de trabalho;
  • a proteção de ativos importantes como indicadores de performance e informações da base de clientes;
  • a rápida recuperação de crises de qualquer natureza;
  • o apoio para encontrar soluções inovadoras que resolvam problemas antigos.

Pensando no cenário de transformação digital, em que análise de dados, otimização dos processos e integração empresarial fazem muita diferença competitiva, o papel do gestor da área de TI se tornou mais amplo. Ele já não é apenas um gerente tecnológico, mas um líder de inovação.

É a partir de suas decisões e escolhas que uma empresa se prepara para o futuro. Trata-se de uma posição importante demais no novo mercado digital para ficar relegada ao segundo plano, concorda?

Qual é o papel da TI na produtividade da empresa?

Existem vários caminhos, decisões e atitudes que passam a ser responsabilidade do gestor de TI a partir de agora. Neste artigo, queremos focar em um dos aspectos: sua contribuição para a produtividade do negócio.

A relação entre TI eficiente e empresa otimizada é cada vez mais clara, não importa o contexto. Soluções, ferramentas, plataformas e sistemas já são a base da produção de negócios em qualquer setor, sendo que tal relação só tende a se consolidar totalmente com o tempo.

Nesse sentido, a TI tem um papel essencial em diversos fatores produtivos:

  • fornecendo recursos e ferramentas para o trabalho;
  • coletando dados de produtividade para ajustes finos;
  • gerando insights de produção que podem ser a origem da reformulação e elaboração de novos processos;
  • atacando gargalos produtivos de forma objetiva e permanente;
  • criando um ambiente sadio de colaboração e inovação, que permita a cada departamento enxergar seu lugar e sua responsabilidade na cadeia produtiva.

Olhando por essa perspectiva, hoje a TI é um setor que centraliza a integração, por meio de sistemas e serviços que reúnem todos os colaboradores alinhados a um único objetivo.

Portanto, é interessante notar que profissionais de TI de sucesso a partir de agora se beneficiam muito com as habilidades adjacentes à sua capacitação técnica. Isso vale principalmente para a gestão de pessoas e a comunicação.

Estamos falando de um novo papel importante, que precisa ser entendido por quem atua na área. Só assim você pode oferecer aquilo que o mercado vai exigir do seu negócio daqui para a frente.

Como os serviços de TI podem melhorar a produtividade?

Não existe uma solução definitiva para melhorar a produtividade na empresa. Cada caso tem suas particularidades, seus perfis profissionais, processos específicos e uma configuração de trabalho própria.

Mas isso não significa que seja impossível descobrir e implantar os serviços que mais se encaixam em sua rotina. Abaixo, vamos mostrar como os serviços de TI podem ajudar em determinados aspectos e exemplos de soluções tecnológicas que se encaixam nesses cenários. Veja!

Automação de processos

A automação de processos atualmente é fundamental para agilizar a produção sem perder a qualidade na entrega. A questão principal é que vários pontos diferentes de uma linha produtiva podem ser automatizadas, então é preciso dar muita importância à interação entre eles.

Para uma automação de sucesso, é preciso investir em integração de sistemas e ferramentas mais inteligentes. Os ERPs são serviços de gestão empresarial que se tornam quase obrigatórios. Trata-se de plataformas que conseguem abraçar todas os processos relacionados à produtividade e tirar dos ombros dos colaboradores o peso de várias tarefas manuais e rotineiras.

Essa automação é importante tanto na gestão de TI, como nos backups e monitoramentos automatizados, quanto em etapas práticas e administrativas do negócio. CRMs e softwares de gestão financeira ou inteligência artificial, como suporte a Big Data, são alguns dos exemplos.

Aumento da colaboração

A tecnologia vem permitindo que departamentos de uma empresa consigam se alinhar como nunca antes foi possível, por mais diferente que sejam suas atuações na rotina do negócio.

Isso se reflete na produtividade direta do trabalho das equipes e também em uma sinergia maior entre diferentes etapas de produção. Sistemas capazes de unir Marketing e Vendas aumentam exponencialmente a capacidade de atração de público em um negócio, por exemplo.

Flexibilidade do trabalho

Jornadas fixas de trabalho são cada vez mais limitantes para empresas que precisam agir de forma rápida em mercados voláteis, abraçar oportunidades de nichos antes dos concorrentes e pensar globalmente.

É por isso que muitos negócios estão flexibilizando horários e locações para a produtividade de seus profissionais. Inclusive, vários vêm permitindo o trabalho remoto como forma de acelerar processos e entregar resultados com uma velocidade maior.

Porém, é preciso contar com suporte tecnológico para que essa flexibilização funcione de fato. A TI deve investir e implantar sistemas de controle de acesso, além de ferramentas robustas de comunicação, para permitir que colaboradores extraiam o máximo dessa nova possibilidade.

Confiabilidade dos dados

O uso de volumes cada vez maiores de informação em processos e etapas produtivas demonstra a importância de que sejam confiáveis, precisas e sempre disponíveis. As plataformas de gestão como serviço, principalmente aquelas que adotam a cloud computing robusta, são grandes aliadas nesse sentido, pois fornecem um ambiente organizado e eficiente de acesso e utilização dos dados.

O impacto mais importante é a garantia de que a utilização das informações seja adequada e objetiva. Um sistema bem implementado diminui o risco de falhas, conflitos de valores e retrabalhos, tornando a produtividade maior e baseada na eficiência.

Segurança da informação

Expandindo o ponto anterior, outra questão vital para uma boa produtividade dentro da empresa é a tranquilidade de trabalhar com dados importantes de forma otimizada, sem ter que se preocupar com o comprometimento das informações. A segurança hoje é uma prioridade estratégica para a TI.

Quanto mais valor esses ativos têm para o negócio, maior é a probabilidade de que se torne alvo de criminosos. A solução é investir em bons antivírus, sistemas integrados com controle de acesso e até outsourcing de TI. Sem essa preocupação, todos os departamentos podem focar no principal: como produzir mais com menos tempo e esforço.

Monitoramento da produção

Além de apostar em serviços que aumentem a produtividade, toda TI precisa de visão e controle para garantir o retorno dos investimentos que foram feitos. O monitoramento produtivo automatizado pode vir de diversas soluções, como softwares de colaboração, gerenciadores de times e projetos ou até um sistema de armazenamento de dados.

Os objetivos são definir e acompanhar indicadores de performance específicos (como a produtividade em vendas) utilizando ativos tecnológicos. Assim, é possível identificar gargalos e ajustar processos visando sempre à otimização da empresa.

Que passos são necessários para melhorar a produtividade na empresa?

Agora que você já tem uma ideia dos pontos a serem atacados e de quais soluções são interessantes a cada caso, podemos pensar também em como iniciar todo o processo dentro de um cenário de transformação digital.

Nesse momento, entra o lado estratégico obrigatório para o gestor de TI do futuro. Trata-se da sua capacidade de enxergar a situação atual, definir objetivos e atingi-los da forma mais eficiente possível. Confira algumas dicas a seguir!

Mapeie problemas e oportunidades

Não há visão de produtividade em uma empresa sem um mapeamento completo. O começo dessa transformação está na definição de processos, tarefas, etapas e responsabilidades.

É daí que surge a identificação dos problemas que precisam ser priorizados para aumentar a produtividade e as oportunidades de corrigi-los. Um mapeamento demonstra processos desnecessários, gargalos na cadeia de produção, desalinhamentos entre departamentos etc. Planejar com essa visão fica muito mais fácil.

Envolva todos os colaboradores no processo

Mesmo que a implantação de tecnologia seja responsabilidade e expertise da TI, a produtividade depende do trabalho de todos os colaboradores, cada um em sua função. A opinião dos outros departamentos é muito importante nesse processo.

Muitas vezes, as reclamações e sugestões sobre suas próprias necessidades podem trazer insights de soluções tecnológicas que você não havia pensado. Isso sem contar que é a oportunidade perfeita para educar a empresa tecnologicamente e estimular uma cultura de inovação em todos os profissionais dentro e fora do escritório.

Invista em soluções mais completas e personalizadas

Hoje, as soluções como serviço são as mais adequadas para uso na produtividade corporativa. Mesmo assim, ainda é possível se enrolar na busca por soluções para cada processo da empresa.

O ideal é ir em busca de serviços, softwares e plataformas que consigam um bom equilíbrio entre especificidades e integração. Quanto mais completa for uma solução, com menos licenças, contratos e SLAs você precisa lidar.

Inclusive, se não houver no mercado uma solução que se encaixe perfeitamente em seus objetivos de produtividade, por que não investir em uma solução personalizada? Fábricas de software podem ser grandes aliadas nesse momento.

Busque ajuda especializada

Falando em alianças, contar com ajuda especializada é sempre uma boa ideia para colocar em prática suas estratégias de aumento de produtividade. Esse auxílio pode vir desde o planejamento, com uma consultoria que ajude a fazer o levantamento das necessidades e oportunidades dentro do negócio.

É possível que esteja presente também na personalização de uma solução para a gestão de indicadores, BI ou até o suporte do sistema para a segurança, como vimos. Quanto mais aspectos da produtividade na empresa estiverem sob os olhares de quem tem experiência no assunto, mais fácil fica seu trabalho de impulsionar a eficiência do negócio.

Qual é a importância da produtividade?

Depois de conversarmos bastante sobre como aumentar a produtividade na empresa sob um ponto de vista da TI, vamos fazer uma reflexão sobre o resultado dessa atitude que você está tomando agora.

Até poucas décadas atrás, a única forma que uma empresa tinha de aumentar os lucros, o público e a presença no mercado era por meio da expansão: mais profissionais significavam uma quantidade maior de recursos e processos.

Mas a transformação digital e a TI mudaram muito esse cenário. As startups de sucesso são exemplos de empresas enxutas, com muito pouco patrimônio, que explodiram e desbancaram gigantes no mercado. Isso está acontecendo porque a tecnologia mudou a dinâmica competitiva.

Hoje, não tem sucesso só quem entrega mais, mas aqueles que conseguem fazer mais com menos. A otimização e a simplificação dos processos permitem o aumento da produtividade e fazem com que negócios de qualquer tamanho se tornem altamente competitivos. Essa é a chave para uma consolidação no futuro.

Como aumentar a eficiência do setor de TI na empresa?

Para terminar, vale lembrar que todo o esforço que você está iniciando para aumentar a eficiência da empresa favorece também seu próprio trabalho e o de sua equipe. Os pontos citados neste conteúdo devem começar na própria TI, de dentro para fora:

  • levantamento de gargalos produtivos na gestão tecnológica;
  • aposta em ferramentas e soluções que automatizem processos;
  • preocupação com a confiabilidade e segurança dos dados;
  • sinergia na equipe;
  • apoio especializado de outsourcing.

Inclusive, este é um bom ponto para começar: transforme o negócio aprimorando sua TI. Converse com a equipe e busque por soluções inovadoras e práticas para problemas antigos. Redesenhe os processos, simplifique a gestão.

Fica muito mais fácil impulsionar a produtividade na empresa quando há eficiência na TI. Agora que você tem um ponto de partida, basta investir em visão e planejamento para colocar o negócio do qual faz parte em outro patamar no mercado.

Gostou da nossa conversa? Então, compartilhe este post e continue a discussão em suas redes sociais!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)