No desenvolvimento de softwares vários recursos são utilizados para alcançar um resultado de excelência: pessoas devidamente capacitadas, equipamentos de ponta e sistemas de qualidade! Nesse contexto, as linguagens de programação são essenciais, por isso, é importante saber escolher qual se adequa melhor a cada projeto.

Como cada linguagem difere entre si em suas funcionalidades e características, é interessante também conhecê-las e sempre manter-se atualizado quanto a suas evoluções. Por isso, quer entender e conhecer as mais modernas para aplicar inovação em sua empresa? Confira neste artigo!

Quais as linguagens de programação em alta?

As linguagens de programação estabelecem o protocolo de comunicação entre o computador utilizado para programar e o usuário. Além disso, definem um conjunto de regras para que uma lógica seja desenvolvida. Veja as mais utilizadas do momento!

Java

O Java é a linguagem mais famosa no mundo dos desenvolvedores na atualidade e conquistou sucesso principalmente por causa da sua versatilidade.

Surgiu em 1991 com o objetivo de controlar dispositivos com menos capacidade de processamento, como televisores.

Logo depois, evoluiu para o uso em pequenas aplicações integradas aos navegadores da Web. Hoje, ele é utilizada em propósitos gerais. Ficou bastante conhecido, por exemplo, por ser à base do sistema Android, o sistema mais comum dos smartphones modernos no Brasil.

Sua sintaxe lembra muito o C. É orientada a objetos, escalável, de alto nível e portável. Por isso, pode ser utilizado para projetos em computadores desktop, em mobile e na Web.

C++

Essa tecnologia surgiu na década de 1980 como uma evolução proposta para o antigo C, uma das primeiras criadas para programação. Evidentemente, consiste na mesma sintaxe da de origem, com uma diferença principal: é orientada a objetos.

Ou seja, com isso, ela permite um pouco mais de organização ao programador na criação dos arquivos. Por esse fator, é muito comparada com o Java.

Atualmente, é usada para desenvolvimento de sistemas CRM, jogos e para diversas aplicações de visão computacional, uma subárea da inteligência artificial.

Python

Lançada em 1989, Python se tornou uma das mais requisitadas do mercado atual, principalmente por conta da proposta inicial de trazer uma linguagem simples, limpa e fácil de aprender!

Contudo, o grande destaque em sua utilização é na ciência de dados, inteligência artificial e estatística, áreas com grande potencial para o futuro.

Com as discussões sobre Big Data, ela ganhou proeminência por permitir que o desenvolvedor trabalhe com bancos grandes e obtenha uma performance satisfatória.

Além disso, também é muito versátil! Pode ser estruturada, orientada a objetos e funcional. Já existem, por exemplo, aplicações para sistemas Web que a utilizam. Os exemplos mais comuns de ferramentas programadas em Python são o Dropbox e o serviço de streaming Spotify.

PHP

Uma das mais polêmicas da lista, o PHP foi criado em 1995, com o objetivo de dinamizar a Web, complementando o HTML, com a possibilidade de ser implementado dentro das tags dessa linguagem.

É utilizada, principalmente, para funcionalidades do lado do servidor em sites, como comunicação com bancos de dados.

É amada por vários profissionais e criticada por outros! Mas mesmo assim, ela cresceu e passou a ser usada para outros propósitos também.

É caracterizada pela tipagem dinâmica, por ser interpretada e fortemente modularizada. Pode ser aplicada no padrão estruturado, orientado a objetos e funcional. Atualmente, é utilizada por plataformas robustas, como WordPress, Facebook e Yahoo.

Elixir

Essa tecnologia foi desenvolvida em 2012 por um brasileiro chamado José Valim. A intenção era um padrão para se adequar às arquiteturas modernas de processadores com múltiplos núcleos.

Por isso, é bastante focada em performance: tolerante a falhas, non-stop, entre outras características. É executada na máquina virtual Erlang.

Ademais, é funcional e já está sendo aplicada por diferentes empresas do Vale do Silício. Outra característica marcante é a comunidade, que mesmo pequena, já é bem forte.

JavaScript

Essa foi criada em 1995 como um complemento do navegador Netscape para gerar mais interação com o usuário em páginas Web.

Essa comunicação era feita geralmente do lado do servidor, por isso, tornava as aplicações muito lentas. O JS surgiu para propor que elas fossem pensadas no lado do usuário.

É interpretada, simples e portável! Em pesquisas do Github e do Stack Overflow, famosas plataformas para desenvolvedores, foi classificado como uma das mais utilizada.

Um dos motivos dessa adoção é a sua versatilidade, com uma série de bibliotecas e frameworks para suportar diferentes funcionalidades.

Além da Web, é aplicada em jogos, automações de processos, testes de unidade, inteligência artificial, além de funções do lado do servidor em sistemas Web.

Alguns de seus famosos frameworks são React, Angular e QUnit.

R

É a principal concorrente da Python e preferida dos estatísticos e matemáticos. R surgiu em 1993 na Nova Zelândia, com a finalidade de otimizar a análise de dados, gráficos e relatórios.

O nome é uma referência à inicial dos criadores (Ross e Robert) e a uma antiga linguagem estatística chamada S.

É caracterizada por ser multiparadigma e pelo seu intenso uso de pacotes para que as funcionalidades requeridas sejam implementadas. É também simples e fácil de aprender! Atualmente, foi adotada pelo Google e por companhias do mercado financeiro, como bancos.

GO

Criada em 2009, também faz parte da nova geração de linguagens. Foi desenvolvida pelo Google em código aberto para focar em produtividade e em programação concorrente em situações de alta velocidade de processamento. Por isso, já é usada pela empresa para softwares de larga escala.

Os três pilares que orientaram a companhia na concepção foram: desempenho, escalabilidade e facilidade de manutenção. A GO também faz gestão de memória, é simplista e portável. Além disso, é compilada e estruturada com sintaxe parecida com o C.

Seu uso tem aumentado ultimamente, por essa razão, é uma das tecnologias promissoras para o futuro.

Outro destaque interessante para a GO é em relação a ciência de dado, devido ao bom tratamento de erros e de bug, por essa razão, está sendo proposta como alternativa ao Python e R. Um dos exemplos atuais é o sistema Docker.

Swift

O Swift foi apresentado em 2014 pela Apple como uma opção ao Objective-C na programação para os sistemas da empresa. É caracterizada por também ser multiparadigma, ser focada em uma performance rápida e simples de usar, ler, manter e aprender como o Python.

Uma das principais vantagens com relação ao Objective-C é o fato de que facilita a alocação de memória da mesma forma que apresenta características novas com relação à outra linguagem da Apple.

Possui compatibilidade com muitas funcionalidades antigas dela. Ademais, é fortemente tipada, mas também pode ser dinâmica e flexível.

As tecnologias citadas acima estão em alta por contar principalmente com a adoção por grandes empresas e dos benefícios que isso proporcionaram para elas.

A versatilidade é um ponto-chave, mas algumas são destinadas para objetivos específicos, por isso, procure entender melhor quais são suas necessidades para ter mais assertividade na escolha.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)