Em um mundo cada dia mais acelerado e com constates atualizações, o desenvolvimento de software também segue esse ritmo. Ritmo no qual a colaboração e o gerenciamento eficiente de código são essenciais para o bom desempenho das organizações. É nesse contexto que as plataformas de hospedagem de código, buscando facilitar o trabalho dos profissionais e garantir o sucesso dos projetos.

Neste artigo, exploremos o Bitbucket Cloud, a ferramenta Git da Atlassian e nativa na solução Open DevOps. Apresentemos para você com o Bitbucket funciona e destacar suas principais características e vantagens.

Vamos lá!

O que é Git?

Para começarmos a entender o Bitbucket Cloud é importante que saibamos o que é o sistema Git e como ele funciona. Podemos descrever o Git como um sistema de controle gratuito e de código aberto, desenvolvido originalmente no ano de 2005 pelo engenheiro de software Linus Torvalds, o famoso criador do sistema operacional Linux.

Diferente dos sistemas de controle de versão centralizados mais antigos, como SVN e CVS, o Git é totalmente distribuído, permitindo que todo desenvolvedor tenha acesso ao histórico completo de seu repositório de código localmente. Tornando assim, o clone inicial do repositório mais lento, mas permitindo que as operações subsequentes, como confirmação, culpa, comparação, mesclagem e registro, sejam drasticamente mais rápidas.

Por possuir uma arquitetura distribuída, o Git é um exemplo de DVCS (Distributed Version Control System) e pode ser considerado o sistema de controle de versão moderno mais utilizado no mundo. Além disso, diversos profissionais e empresas de diferentes áreas utilizam o Git para desenvolver projetos de software e dependem do Git para controle de versão, incluindo projetos comerciais e projetos de código aberto.

O Git pode ser uma ótima ferramenta, pois, possui também um excelente suporte para ramificar, mesclar e reescrever o histórico do repositório, levando a fluxos de trabalho e ferramentas mais inovadores e poderosos.

O que é o Bitbucket Cloud?

Agora que já sabemos o que é Git, podemos apresentar o Bitbucket Cloud, a ferramenta Git da Atlassian e nativa na solução Open DevOps.

Bitbucket Cloud é uma plataforma de hospedagem de código em nuvem, desenvolvida pela Atlassian para permitir o armazenamento, a colaboração e o gerenciamento de projetos de software. Fornecendo um ambiente seguro e escalável para hospedar repositórios Git ou Mercurial. O Bitbucket Cloud é uma ferramenta amplamente utilizada por equipes de desenvolvimento no mundo todo, desde pequenas startups até grandes empresas, devido à sua flexibilidade e abrangência de recursos.

Tudo isso, com o selo Atlassian de qualidade, que com o slogan “Impossível sozinho. Possíveis juntos.” Possui mais de 250.000 clientes e nomes importantes, como: Nasa, Audi eTwitter.

Como funciona o Bitbucket Cloud?

Abaixo, apresentaremos os principais elementos do Bitbucket e como ele pode oferecer um fluxo de trabalho simplificado para o desenvolvimento de softwares colaborativos.

Os principais elementos do Bitbucket Cloud são:

Repositórios

O Bitbucket Cloud possibilita criar repositórios para armazenar e controlar seu código-fonte. Permitindo a utilização do Git ou o Mercurial, dependendo das necessidades do seu projeto. Os repositórios podem ser públicos ou privados, fornecendo opções de visibilidade para suas equipes.

Controle de versão

O Bitbucket oferece recursos avançados de controle de versão, permitindo que você consiga rastrear e gerenciar todas as alterações realizadas em seu código ao longo do tempo. Facilita assim, a colaboração entre desenvolvedores, auxiliando os profissionais a entender as modificações realizadas e a resolver os possíveis problemas de forma rápida e eficiente.

Ramificação e mesclagem

Com o Bitbucket Cloud, você poderá criar ramificações (branches) do seu código-fonte para trabalhar em recursos específicos ou corrigir bugs, mantendo a versão principal (branch principal) estável e segura. Depois disso, as alterações podem ser mescladas de volta à branch principal após as revisões e testes aplicados.

Integração contínua

O Bitbucket suporta integração contínua (CI) através de integrações com várias ferramentas populares. Permitindo que os profissionais automatizem a construção, os testes e o lançamento de softwares, garantindo uma abordagem confiável e consistente para o desenvolvimento.

Para saber como usar o Bitbucket Cloud, separamos esse artigo que vai ensinar você a usar a ferramenta em 6 passos!

Acesse: Atlassian Git: 6 passos para começar a usá-lo agora mesmo

Principais benefícios do Bitbucket Cloud

Abaixo, vamos destacar os principais benefícios e vantagens que o Bitbucket Cloud oferece para equipes de desenvolvimento. São elas:

Colaboração mais eficiente

O Bitbucket Cloud facilita a colaboração entre desenvolvedores e profissionais de TI, permitindo que eles trabalhem de forma simultânea no mesmo projeto, criando ramificações separadas e mesclando as alterações de forma ordenada. Dessa forma, o processo de desenvolvimento é agilizado e a produtividade da equipe é aumentada, tornando as equipes mais colaborativas e eficientes.

Maior controle de acesso granular e maior segurança

O Bitbucket Cloud disponibiliza um sistema de controle de acesso robusto, permitindo que os profissionais definam as permissões específicas para cada membro da equipe. Garantindo assim, que apenas pessoas autorizadas possam visualizar, modificar ou mesclar o código, protegendo a propriedade intelectual e garantindo a segurança dos dados de uma empresa ou instituição.

Integrações poderosas

O Bitbucket Cloud é altamente extensível e possui integrações com várias ferramentas populares de desenvolvimento, como IDEs, sistemas de rastreamento de problemas e ferramentas de planejamento ágil. Permitindo assim, que os profissionais consigam incorporar facilmente o Bitbucket em seu fluxo de trabalho existente e ainda aproveitar ao máximo suas ferramentas favoritas.

Implantação flexível e em nuvem

Com o Bitbucket Cloud, os profissionais podem implantar seu código-fonte diretamente em serviços de hospedagem em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud Platform. O que simplifica o processo de implantação e possibilita que as aplicações sejam dimensionadas com facilidade, acompanhando o crescimento do negócio da sua empresa.

Conclusão

Como vimos, o Bitbucket Cloud é uma ótima opção para a hospedagem de código, com seus recursos avançados de ramificação, mesclagem, integração contínua e controle de acesso granular, o Bitbucket Cloud é uma escolha excelente para o seu negócio.

Ao adotar o Bitbucket Cloud, as equipes da sua empresa podem trabalhar de forma mais eficiente, garantir a qualidade do código e promover uma cultura de colaboração sólida.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossos especialistas! Eles estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa e o seu negócio alcançarem resultados ainda melhores. Para saber mais sobre as soluções que oferecemos acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)