Em tempos de transformação digital, em que o setor de TI deixou de ser apenas uma engrenagem dentro de uma empresa e passou a ter um papel de protagonista para o sucesso dos negócios, a segurança da informação se tornou um tema central e estratégico para a saúde financeira de uma corporação.

Com a produção ininterrupta de dados nos sistemas tanto pelos profissionais como pela internet das coisas, por meio de sensores, câmeras inteligentes, e outros dispositivos, aumentaram também as possibilidades para invasões — com o aumento no número de dispositivos e softwares conectados ao servidor.

O vazamento de um dado sigiloso pode significar a perda de milhares de reais. Além disso, existem pessoas mal-intencionadas que são especializadas em sequestrar dados de empresas, exigindo dinheiro para liberá-los, ataque conhecido como ransomware.

Para te ajudar a proteger os dados de sua empresa, fizemos este post com as melhores práticas para a segurança da informação. Confira!

Afinal, o que é segurança da informação?

Podemos definir segurança da informação como o conjunto de práticas, recursos e técnicas utilizados para a proteção de sistemas e dados. Todo esse trabalho é feito para impedir ataques cibernéticos, o uso impróprio de informações sigilosas e também para coibir os sequestros de dados.

Infelizmente, não há como bloquear 100% das ameaças digitais, porque há uma dinâmica entre as atualizações constantes dos softwares e hardwares, e os hackers trabalham intensamente para quebrar as barreiras.

Por isso é tão importante manter os sistemas atualizados.

Essa “guerra” sem fim entre invasores e profissionais de segurança da informação requer cada vez mais habilidades de ambos os lados, por isso, para que a segurança seja de ponta, é necessário que a gestão de TI priorize o que é mais importante para o núcleo do negócio, visto que é impossível controlar tudo igualmente em infraestruturas cada vez maiores.

Assim, o investimento em segurança da informação deverá ser distribuído equitativamente entre prevenção, detecção e resposta, afinal, mesmo não sendo possível combater todas as ameaças, é necessário pelo menos saber como superá-las.

Quais são as melhores práticas de segurança da informação?

Agora que você já sabe a base do que é a segurança da informação, vamos às melhores práticas para garantir a devida proteção do sistema. Confira!

Mantenha os softwares atualizados

Mais acima, neste post, falamos da “guerra” entre desenvolvedores e hackers — um tentando construir um sistema seguro; o outro, quebrar a proteção desse mesmo sistema.

Por isso é tão importante que haja uma atualização constante dos softwares utilizados na empresa, pois os desenvolvedores responsáveis estão sempre fazendo melhorias não apenas funcionais, mas também de segurança.

Os hackers atuam em cima dessa atualização, ou seja, eles identificam que um determinado software sofreu uma atualização recente e passam a trabalhar arduamente para atingir os usuários que ainda estão utilizando a versão desatualizada, agora cientes das vulnerabilidades desse sistema.

Garanta a segurança física do ambiente

Geralmente, quando o assunto é segurança da informação, as pessoas ficam focadas apenas na parte digital do tema — backups, firewalls, antivírus, atualizações etc. —, mas esquecem que o acesso ao sistema é feito por meio de dispositivos físicos, que podem ser extraviados ou utilizados de forma indevida por um eventual invasor.

Em empresas grandes, o investimento em proteção de patrimônio também deve ter como um dos focos principais a proteção dos dados.

Isso porque, hoje em dia, as empresas liberam a utilização de dispositivos móveis por parte dos funcionários, e esses dispositivos são facilmente furtáveis.

Além disso, o ingresso não autorizado de uma pessoa pode terminar em um ataque interno, em que um terceiro, munido de informações estratégicas, consegue acessar os servidores e roubar dados.

Por isso, é muito importante incluir esse tipo de estrutura no planejamento de segurança da informação de grandes empresas — trancas eletrônicas, câmeras de segurança, alarmes e vigilantes oferecem proteção ao patrimônio e mais uma camada de segurança aos dados.

Tenha uma política de controle de acesso às informações

Se todos os profissionais de uma empresa tiverem acesso ao sistema inteiro, serão maiores as chances de acontecer algum tipo de vazamento ou invasão, já que os invasores terão múltiplas portas para tentar concluir seu objetivo.

Por isso, é importante que a empresa tenha uma boa política de controle de acesso, que defina um grau de hierarquia para o uso do sistema de acordo com o cargo e a demanda de cada profissional.

Afinal, nem todo mundo necessita da acesso completo ao servidor para executar suas funções, não é mesmo?

Com esse planejamento e controle de nível de acesso, será mais fácil para o gestor proteger os dados sensíveis e, em caso de algum problema interno, identificar o responsável de acordo com a permissão de acesso ao local atingido.

Faça backups regulares

Como sabemos, não é possível garantir 100% da segurança da informação, por isso, devemos estar preparados para os eventuais problemas, garantindo que os dados estejam protegidos quando acontecer alguma avaria mais grave.

O backup é a ferramenta que garante a integridade das informações e permite que a empresa volte a operar o mais rápido possível quando ocorrer algum problema no servidor — desde problemas relacionados a segurança até panes internas ou catástrofes naturais, como enchentes, que podem inutilizar os equipamentos.

Os backups poderão ser feitos em nuvem ou em dispositivos físicos, como HDs ou cartões de memória. Em alguns casos é indicado realizá-lo das duas formas.

O importante é que seja criada uma periodicidade dos backups, de preferência utilizando um sistema que automatize o processo e que permita a rápida recuperação de desastres, para que a empresa perca a menor quantidade de informações possível e recupere rapidamente a produtividade.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da segurança da informação para uma corporação e tenha aprendido, por meio de nossas dicas, a dar os primeiros passos para proteger melhor o sistema de sua empresa.

Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)