A política de segurança da informação fornece um roteiro para proteção dos dados e infraestrutura de informações com metas e objetivos que garantem que os recursos fornecidos estejam alinhados aos objetivos de negócios e ao perfil de risco da organização. Tradicionalmente, ela tem sido tratada como uma função de TI.

Nos últimos anos, porém, evoluiu para um elemento mais crítico das atividades de suporte aos negócios. Assim, exige uma estratégia independente para garantir sua capacidade de suportar apropriadamente as metas de negócios, amadurecer e enfrentar novos desafios.

Neste artigo, vamos refletir sobre isso. Continue lendo para ver como criar uma política de segurança da informação para a sua empresa!

Qual a importância de uma política de segurança da informação nas empresas?

No mundo corporativo, o planejamento estratégico tem a ver com a definição de metas de longo prazo. É nele que são estabelecidas as direções e restrições que guiarão a realização tática desses objetivos e a identificação dos recursos e capacidades que a organização precisa para executar o plano.

O mesmo vale para uma política de segurança da informação. Ela deve ser fruto de um plano estratégico de TI claro e conciso, que permita que todos vejam onde devem ir e concentrem seus esforços na direção certa.

Infelizmente, muitas organizações não têm uma política de segurança da informação ou, pelo menos, uma que esteja atualizada. Algumas até afirmam ter uma estratégia, mas na verdade isso não ocorre, o que pode resultar em vulnerabilidades que colocam todo o negócio em xeque.

Se as organizações continuarem a considerar a segurança da informação desnecessária, é menos provável que gerenciem com eficácia os riscos relacionados aos dados. As vulnerabilidades tendem a se ampliar, sobretudo porque todo o ecossistema de negócios agora depende cada vez mais da tecnologia.

Por onde começar para criar uma política de segurança da informação no seu negócio?

Confira, a seguir, nossas dicas para a criação de uma política de segurança da informação que reduza os riscos e potencialize os resultados da sua empresa.

Conheça a infraestrutura de TI e os riscos

O primeiro passo é fazer um levantamento de tudo o que compõe a infraestrutura de TI da empresa. Quais equipamentos, ferramentas, redes e outros recursos estão sendo utilizados? De que forma os dados são produzidos, coletados, armazenados e processados?

A partir disso, também é fundamental entender quais são os riscos de segurança dos dados que a empresa está correndo.

Elabore normas e diretrizes

Feito esse diagnóstico, já é possível desenhar normas e diretrizes. Ou seja, estabelecer o que pode e o que não pode ser feito com os dados do negócio e como devem ser utilizados os recursos de TI.

Todos os usuários de tecnologia precisam conhecer essas regras e ter direcionamentos claros de como agir. Aqui, também entra um apuro maior no controle de acesso às informações do negócio.

Treine as equipes

Agora, não basta baixar uma política de segurança da informação e acreditar que ela vai extinguir os riscos. É fundamental capacitar os funcionários para que eles se engajem com a estratégia.

Tanto os usuários técnicos quanto os não técnicos devem ser treinados dentro das novas normas. Assim, além de entender a importância da iniciativa, eles vão agir de maneira mais consciente. Isso, com certeza, vai potencializar os resultados.

Em suma, colocar uma política de segurança da informação em prática requer estratégia. Um ponto importante: como os riscos não param de evoluir, é importante que ela seja reavaliada periodicamente. Assim, garante-se que a empresa estará protegida e, ao mesmo tempo, é possível acompanhar as tendências e facilitar os resultados.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora entre em contato com a CSP e entenda melhor a nossa solução de consultoria nessa área.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)