O mapeamento de fonte de dados é uma abordagem imprescindível para manter a qualidade das informações de uma companhia e, também, garantir uma organização maior do que circula nas bases internas.

Com um bom mapeamento, é possível fortalecer a proteção e assegurar decisões melhores, consistentes e relevantes. Isso influencia a melhoria dos produtos/serviços e gera satisfação dos clientes, com a TI oferecendo o devido suporte.

Se quiser aprender mais sobre a organização de dados de sua companhia e melhorar a qualidade do levantamento, a fim de inovar ainda mais com segurança e uma gestão inteligente, confira os tópicos a seguir.

O que é esse mapeamento de fonte de dados?

O mapeamento dos dados começa com a escolha da origem deles. Com as ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI, os usuários dispõem de uma flexibilidade interessante e de uma variedade de opções de fontes para selecionar as informações e integrar a análise.

É possível ler dados do Excel, de um ERP e de arquivos PDF, assim como se conectar com redes sociais e os bancos de dados mais comuns.

Esses dados são os chamados transacionais, que dizem respeito às operações internas de uma empresa e que tramitam pelos setores da corporação. Portanto, são informações importantes para os processos de contabilidade, de marketing ou vendas, por exemplo. O software reúne esses dados para gerar indicadores e métricas e permitir uma análise aprofundada.

Origem e destino

Logo, o mapeamento propriamente dito é a definição do deslocamento desses dados de um ponto para outro dentro dos sistemas. Assim, a companhia estabelece o fluxo das informações e organiza o seu uso. O passo principal para fazer uma boa estratégia é identificar a origem e o destino de maneira clara e documentada, padronizando a abordagem de tratamento.

Dessa forma, é possível ter mais visibilidade acerca desses valiosos ativos, estabelecer um controle maior do que é gerenciado, bem como organizar o levantamento de informações para as análises necessárias do negócio. Garantindo, assim, o cuidado com a privacidade, uma gestão inteligente dos dados e prevenção de perda do que é importante.

O contrário disso seria não saber exatamente de onde vêm os dados e para onde estão indo com desorganização e insegurança, acessos desautorizados e falta de disponibilidade. A decorrência disso é a falta de visibilidade do negócio, bem como de conhecimento dos processos.

Qual a importância de fontes seguras de dados?

Nesse mapeamento, uma das principais preocupações é manter os dados limpos e obtê-los de fontes seguras. Como a segurança da informação é um assunto importante e sensível, neste tópico vamos detalhar a importância de prezar pela qualidade da origem das informações.

Evitar falhas e erros

Falhas e erros nas análises de dados podem prejudicar a capacidade de gerar conhecimento e afetar a qualidade das decisões. Isso pode desencadear gargalos produtivos, atrapalhar o fluxo de informações e gerar escolhas erradas que não ajudarão a solucionar os problemas. Assim, é uma perda de tempo, de dinheiro e de esforço.

Dados de fontes não confiáveis geram uma visão distorcida do negócio ou até uma visão inconsistente e incompleta dos problemas. Assim, os gestores analisam o que não é relevante para os negócios. Um bom mapeamento das origens deve selecionar fontes seguras e compatíveis com a análise necessária.

Evitar aumento de custos

A análise errada de aspectos do negócio, com indicadores mal definidos e erros nas decisões, pode implicar mais custos para a companhia. Afinal, o processamento e compreensão de dados envolvem o uso dos recursos e tempo, o que está relacionado com o gasto de dinheiro. Caso essa operação tenha que ser repetida para reparar erros, mais recursos serão utilizados em menos tempo.

Além disso, escolhas erradas prejudicam a otimização dos investimentos, o que gera descontrole das despesas da empresa. O risco de erro nesses investimentos é maior.

Evitar prejuízos à segurança

A segurança da informação também é afetada com uso de fontes não confiáveis e dados de má qualidade. A disponibilidade — característica que mantém as informações sempre acessíveis e prontas para o uso rápido — é prejudicada porque eles não cooperam com as operações como deveriam, uma vez que não são encontradas em um bom estado de integridade.

Evitar problemas com os clientes

Os problemas de dados ruins e de fontes não seguras podem prejudicar a relação com os clientes e gerar complicações nos produtos/serviços. As decisões erradas agregam problemas diretos e indiretos que podem afastar os consumidores e prejudicar a reputação e a credibilidade da organização.

Evitar metas imprecisas

Uma análise ruim, com dados de má qualidade, pode gerar uma definição incorreta de metas para o negócio, e isso prejudica todo o ambiente com esforço desnecessário e perda de tempo. Enquanto as outras companhias avançam, a empresa que não realizou o devido mapeamento permanece no mesmo lugar, sem saber exatamente aonde ir e quais são os objetivos a cumprir.

Como a CSP Consultoria pode ajudar?

A CSP oferece o apoio de profissionais especializados que realizam um trabalho atencioso e consultivo, de acordo com as necessidades do cliente. A empresa vai até o cliente localmente, verifica os dados e define o mapeamento, contribuindo para a organização das informações e geração de visibilidade.

A CSP foca bastante na segurança, com o estabelecimento de regras de acesso/hierarquia e manutenção do sigilo desses ativos. Cada usuário tem acesso apenas ao que realmente lhe interessa isoladamente. A empresa foca na qualidade de entrega dos produtos e elaboração do serviço, priorizando sempre os bons resultados.

O mapeamento das informações de uma empresa é fundamental para gerar clareza no gerenciamento dos dados e limpar o fluxo deles, a fim de permitir uma circulação mais consistente e controlável, o que gera maior produtividade.

É fundamental definir bem a origem e o destino de cada informação e cuidar para que as origens sejam confiáveis e estejam em conformidade com o nível de análise. Nesse sentido, uma das dicas relevantes é contratar uma parceira com expertise e cuidado com a segurança para realizar o mapeamento de fonte de dados.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora entre em contato com a CSP e entenda melhor a nossa solução de consultoria nessa área.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)