A partir do uso do Big Data podem ser identificados padrões, tendências e associações, especialmente relacionadas às interações entre pessoas, lugares e coisas.

Em outras palavras, a análise de Big Data pode ser usada para monitorar o comportamento do consumidor, prever tendências de mercado e identificar novas oportunidades de negócios e parcerias.

Quando o Big Data é bem utilizado, ele é a mina de ouro para que as decisões estratégicas sejam desenhadas de forma muito mais assertiva!

Além de ser uma das formas mais efetivas e seguras para aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Os primeiros passos para que você compreenda e comece a utilizar essa ferramenta de forma realmente eficiente, é entendendo os 5 Vs do Big Data, que são:

  1. Volume
  2. Velocity — Velocidade
  3. Variety — Variedade
  4. Veracity — Veracidade
  5. Value — Valor

No post de hoje vamos falar mais a fundo sobre cada um dos 5Vs,  como eles funcionam e como você pode utilizar Big Data para ter resultados ainda melhores!

Vamos lá!

Os 5 Vs do Big Data

Volume

O Big Data é, sobretudo, caracterizado pelo seu grande volume de dados.

Os dados podem estar em diversos formatos, como texto, números, imagens ou vídeos.

Eles são gerados a cada segundo por meio de nossas interações na internet, nas redes sociais, no trabalho, em casa etc.

Segundo pesquisa da Domo, até julho de 2021, mais de 5.17 bilhões de pessoas já tinham acesso à internet no mundo todo — mais de 65% da população mundial.

Para ter uma ideia um pouco mais clara do que isso representa, veja abaixo alguns outros dados apresentados na mesma pesquisa:

A cada 1 minuto:

65 mil fotos são publicadas no Instagram

5.7 milhões de pesquisas são feitas no Google

+ de US$ 283.000,00 são gastos na Amazon

575 mil posts são feitos no Twitter

Esses são apenas 4 das milhões de plataformas que estão gerando dados na internet, a todo o tempo!

Como consequência, o Big Data cresce a uma velocidade inimaginável, gerando um volume absurdo de informações que, se bem utilizadas, podem levar os seus resultados a patamares incríveis.

Velocity — Velocidade

Não é apenas o volume de dados que é grande… isso tudo acontece e é registrado em uma velocidade absurdamente alta.

Isso significa que os dados estão em constante movimento e mutação, o que pode tornar a análise dos mesmos muito mais complexa — mas também, muito mais valiosa.

Como tudo acontece em tempo real, é como se você tivesse em mãos a possibilidade de ler a mente de seu cliente. 

Você pode estar ciente das suas necessidades, desejos e intenções em tempo real, o que vai te permitir tomar decisões de forma muito mais acertadas.

Variety — Variedade

Os dados são gerados de diversas formas e em diversos lugares, por meio das interações nas mais diversas plataformas.

Isso significa que os dados estão disponíveis em uma grande variedade de formatos, incluindo texto, números, imagens e vídeos.

Além da variedade de formatos, também há uma grande variedade de fontes de dados.

Os dados podem ser gerados por meio das interações nas redes sociais, das compras realizadas em e-commerce, das pesquisas na internet, dos acessos a sites e blogs, dos dados do GPS, entre outras fontes.

Veracity — Veracidade

Uma das maiores preocupações com Big Data é a veracidade dos dados.

Como os dados são gerados de forma automática, há o risco de que existam erros e/ou informações incorretas.

Isso pode levar a consequências muito graves, como a tomada de decisões erradas.

Por isso, é tão importante que os dados sejam bem tratados e analisados, de forma a garantir que as informações sejam o mais precisas possível.

Value — Valor

Por fim, Big Data também é caracterizado pelo seu grande potencial de geração de valor.

Os dados são extremamente valiosos, pois podem ser usados para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência, melhorar a produtividade etc.

Além disso, os dados podem ser usados para criar novos produtos e serviços, o que pode gerar uma grande vantagem competitiva.

Como começar a utilizar o Big Data na sua empresa?

Como você pode ver nesta publicação do google developers, um bom processo de análise do Big Data abrange não apenas aspectos técnicos, mas também deve ter processos bem definidos e ser desenvolvido uma boa mentalidade voltada para a análise.

Apesar do que pode parecer, por ser um conceito um tanto abstrato, a preparação da empresa para que o Big Data comece a ser usado de maneira correta não é uma tarefa tão complexa.

— Mas também é importante que ela não seja subestimada!

Existem 5 passos que podem te ajudar a iniciar a sua preparação de forma prática e mais simples! Veja abaixo:

  1. Faça um planejamento sólido
  2. Entenda como fazer a aplicação
  3. Faça um balanço dos dados
  4. Reavalie a sua infraestrutura
  5. Prepare bem a sua equipe

Essas etapas funcionam como um direcionamento, não uma regra!

Você pode — e deve — adaptar cada uma dessas sugestões para a sua realidade.

Sem dúvidas, é muito mais simples seguir um caminho já validado — pelo menos no início. Então, quando já souber os passos iniciais bem, é possível fazer adaptações e ajustes com muito mais clareza.

Você pode ver o detalhamento de cada um destes 5 passos Clicando Aqui, para acessar o post completo sobre como preparar a sua empresa para o uso do Big Data.

Tenha a Data Quality sempre em foco!

Ter uma enorme quantidade de dados não é o mais importante. Como você já pode ver nos Vs de Valor e Veracidade dos dados, a qualidade importa — e muito!

De forma bem prática, o campo de atenção a este ponto se chama justamente Data Quality — qualidade de dados.

A importância dessa questão é óbvia e muito simples de ser compreendida, mas saber Como avaliar a qualidade dos dados que você tem ou Como Aplicar o Data Quality pode não ser uma tarefa assim tão lógica…

Existem 6 pontos que servem de parâmetro básico para a avaliação dos dados.

São eles:

  • Precisão;
  • Completude;
  • Consistência;
  • Validade;
  • Exclusividade;
  • Oportunidade.

Já para a aplicação do Data Quality, existem vários métodos diferentes — e válidos —, por isso, é importante que você utilize e teste qual mais se encaixa na sua realidade.

Mas, aqui vai um bom norte em apenas 4 etapas para te ajudar nos primeiros passos dessa aplicação:

  1. Determine quais dados são realmente essenciais para atingir as metas que você busca.
  2. Faça uma limpeza detalhada dos dados coletados.
  3. Com os dados essenciais identificados e limpos, faça o refinamento destes dados, identificando exatamente como eles se encaixam em cada uma das estratégias e metas que você tem.
  4. Sempre mantenha  um registro detalhado da eficácia e da qualidade dos dados já selecionados para, a partir destes, desenhar novas metas e objetivos com maior clareza e segurança.

Quer entender melhor o que é data Quality e quais os seus benefícios diretos? Então é só clicar Aqui para acessar o conteúdo completo!

Como o Big Data pode alavancar os resultados?

Existem diversas vantagens que ele pode oferecer, mas aqui vamos destacar as 5 principais áreas que têm se beneficiado diretamente com as otimizações proporcionadas por  um Big Data Analytics eficiente.

Com a análise de diversos dados, é possível ter uma base sólida para tomar decisões que reduzam ou até mesmo eliminem riscos.

Isso pode ser muito útil em setores que lidam com questões financeiras, mas também é aplicável a outras áreas.

A análise de Big Data também é uma grande aliada da inovação. Isso porque, com ela, é possível identificar padrões e, assim, criar soluções mais eficientes para problemas que ainda não foram solucionados.

Além disso, a inovação também pode surgir a partir da criação de novos produtos e serviços, com base nas demandas identificadas pelas análises. Com a análise de Big Data, é possível identificar lacunas de mercado que podem ser exploradas pelas suas empresas.

Isso significa que você pode oferecer produtos e serviços para um nicho que ainda não está sendo atendido pelo mercado.

  • Otimização de processos

A análise de Big Data também pode ser muito útil para otimizar processos. Com ela, é possível identificar gargalos nos processos e, assim, tomar as medidas necessárias para melhorar a eficiência.

Além disso, a otimização de processos pode gerar economia de custos, já que é  possível eliminar etapas desnecessárias e otimizar  o uso de recursos.

A análise de Big Data também pode ser muito útil para melhorar a experiência do cliente.

Isso porque, com ela, é possível identificar o que os clientes querem e, assim, oferecer produtos e serviços mais personalizados.

Além disso, também é possível analisar o que os clientes não estão gostando e trabalhar para melhorar a experiência com a sua marca.

Por fim, mas não menos importante, a análise Big Data também pode auxiliar e trazer um nível de segurança muito maior na tomada de decisões.

Isso por que, antes de tomar qualquer decisão, você pode analisar os resultados esperados e, assim, diminuir o risco de erros.

Além disso, esse tipo de análise também permite que você compare diferentes cenários e escolha aquele que oferece os melhores resultados para a sua empresa — o que pode ser decisivo para o sucesso dos seus negócios. Quer descobrir mais detalhes sobre como a análise do Big Data pode alavancar a sua empresa? Basta clicar aqui para acessar o conteúdo completo sobre Big Data Analytics.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)