Você já ouviu falar sobre business intelligence e business analytics? Mesmo que esses dois conceitos estejam sendo amplamente discutidos e divulgados, a verdade é que muitos gestores desconhecem as diferenças entre ambos.

Já existe uma máxima no mercado que diz que os dados são o novo petróleo. Porém, poucas empresas estão investindo na extração desse ouro digital a ponto de gerar valor e crescimento.

Neste post, queremos mostrar para você, gestor, quais são as principais diferenças entre essas duas ferramentas e como aplicá-las da melhor forma para conseguir resultados surpreendentes em sua empresa. Boa leitura!

Quais as diferenças entre business intelligence e business analytics?

Mesmo que os conceitos acabem se confundindo, são duas ferramentas diferentes e ambas têm um papel fundamental para as organizações. Mas, antes de falar da importância, precisamos entender o contexto de utilização de cada uma delas.

O Business Intelligence

O business intelligence, também conhecido como BI, abarca uma série de plataformas e soluções, tendo um foco principal voltado para a inteligência de negócios, ou seja, planejamento estratégico.

Por meio do acompanhamento de vários indicadores e KPIs, os gestores podem verificar se as metas e objetivos traçados para a companhia estão realmente sendo alcançados.

Utilizando o BI, é possível definir como será realizada a coleta de dados para posterior utilização nas estratégias internas e externas da empresa. Isso traz confiabilidade e eficácia das tomadas de decisão.

O Business Analytics

O BA, ou business analytics, é uma ferramenta mais focada em análise preditiva por meio da coleta e processamento de dados, permitindo construir modelos futuros de mercado.

Um software de BA pode utilizar-se de uma série de dados brutos, coletados interna e externamente para auxiliar na construção de predições acerca do mercado ou, até mesmo, das condições da própria empresa.

É por meio dessa ferramenta que surgem as noções quantitativas e qualitativas e os relatórios, que permitem um melhor controle sobre os rumos futuros da empresa, buscando oportunidades de negócios.

Como relacionar BI a BA?

Como você pode perceber, ambas as ferramentas têm a sua utilização dentro do mundo corporativo. O BI permite visualizar a situação atual da empresa e verificar o cumprimento de metas, enquanto o BA garante traçar esses mesmos objetivos.

Dessa forma, podemos afirmar que ambas as ferramentas não são substitutivas, mas sim complementares, permitindo assim uma gestão muito mais estratégica. Ou seja, caso você já tenha uma solução de BI hoje, não é preciso deixar de utilizá-la, podendo deixar as soluções trabalhando em conjunto para obter melhores resultados.

Vale a pena investir em Business Intelligence e Business Analytics?

Toda tecnologia exige investimentos, o que não é diferente quando falamos em BI e BA. Porém, o retorno aqui é garantindo por meio de uma gestão muito mais eficaz e baseada em dados.

O ideal é iniciar a implementação pelo BI, pois se trata de uma ferramenta mais simples e permite uma organização rápida dos dados e coletas. Após algum tempo de adaptação, pode-se passar para o uso de uma solução de BA como complemento.

Ao finalizar a leitura deste post, esperamos que você possa ter compreendido não apenas a diferença entre business intelligence e business analytics, mas também como os dois são importantes no mundo corporativo.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)