O que são hardskills, sweetskills e softskills? Qual a importância dessas habilidades no gerenciamento de projetos?

Os processos de gestão de projetos envolvem muitas técnicas e ferramentas, mas também envolvem muitas habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos ou universidades. Habilidades como, inteligência emocional, resiliência e inúmeras outras, fazem parte da nossa constituição como humanos, e que se reconhecidas pelos funcionários e estimuladas pelas empresas, poderão ajudar os profissionais a desempenharem melhor seus papéis, independentemente da posição que eles ocupem nos times. São habilidades esperadas tanto de gerentes de projetos, quanto de Scrum Masters, Product Owners (PO), ou qualquer outro integrante das equipes.

Essas habilidades importantes para a gestão de projetos, são comumente divindades em: hardskills, sweetskills e softskills. Abaixo, iremos explicar o conceito de cada uma dessas categorias e exemplifica-las.


Hardskills

Em tradução livre para o português, Hardskills significa: habilidades difíceis ou em tradução direta: “habilidades duras”. Mas, essa definição, não quer dizer que sejam habilidades impossíveis de se desenvolver, mas sim, que normalmente, são competências que exigem dedicação e estão ligadas a processos de estudo, aprendizagem e qualificações em determinada área. E também, que ao final dos processos de qualificações, podem ser comprovadas.

Apesar de serem traduzidas como habilidades, as hardskills, estão muito mais próximas do conceito de competências, pois, se referem às habilidades técnicas que os sujeitos podem adquirir por meio de cursos e treinamentos.

Em síntese, as hardskills são competências que podem ser aprendidas e certificadas. No contexto de gerenciamento de projetos, podemos listar as seguintes hardskills como importantes para os processos:

  • Certificações em Qualidade;
  • MBA em liderança, ou áreas correlatas;
  • Excel avançado;
  • Graduações, Mestrados e/ou Doutorados;
  • Certificação PMP – Certificação exigida por instituições do mundo todo, e que é responsável por validar a competência profissional dos gestores de projeto ao desempenhar seus papéis, na direção e liderança de projetos e equipes.

Todas as habilidades acima descritas, podem ser adquiridas através de cursos, e qualquer pessoa interessada na área pode realizar, porém, não são se pode garantir que um profissional com essas certificações, desenvolverá as atividades com perfeição, pois as hardskills, se usadas de forma isolada, provavelmente não serão suficientes para que o profissional seja um bom colaborador e dê conta de suas atividades.

Sweetskills

Sweetskills são características intrínsecas aos seres humanos, e é na maneira como lidamos com elas, que nos diferenciamos uns dos outros. São habilidades que estão no campo mais sutil das nossas personalidades e comumente, se expressam através dos detalhes. As sweetskills envolvem a nossa sensibilidade perante as circunstâncias e como a usamos em determinado cenário.

Um exemplo do uso de sweetskills, é a reação de um profissional, que foi convidado a falar para toda empresa sobre o trabalho que vinha desenvolvendo. No meio da apresentação, ele esqueceu o que havia planejado falar, causando desconforto na plateia e tornando pesado o clima do auditório. Porém, ao se deparar com essa situação, o palestrante não permitiu que sua apresentação fosse comprometida. Prontamente, ele faz uma piada consigo mesmo e todos riem, dissipando a tensão que havia no ambiente e tornando o clima agradável novamente. No momento em que o profissional usa do bom humor para lidar com uma adversidade, ele está usando uma de suas sweetskills.

Os assuntos que envolvem sweetskills, estão muito próximos da área da Psicologia, que possui profissionais com profundo conhecimento, e capacitados para auxiliar diante das mais diferentes situações. O desenvolvimento dessas habilidades não se limita aos profissionais de gestão de projetos todos os profissionais, pois, são importantes e esperadas de qualquer profissional. Abaixo, iremos listar algumas das sweetskills mais esperadas pelas empresas:

  • Habilidade na gestão do seu próprio tempo
  • Autoconsciência profissional
  • Autoestima
  • Bom humor
  • Capacidade de se apaixonar por assuntos, causas e projetos

Softskills

Para além dos conhecimentos técnicos, estratégicos e processuais, os ambientes de projetos, também exigem de seus profissionais, habilidades humanas e principalmente comportamentais. Instituições de referência na área, já vinham apontando pra importância das softskills há algum tempo. Como é o caso do dos americanos do PMI (Project Management Institute), que na 6ª edição de seu manual, para profissionais que atuam no gerenciamento de projetos, inseriu um capítulo específico sobre a importância da dimensão humana na área.

Em tradução livre, Softskills pode ser entendida como habilidades “macias”, e que no contexto de mercado, se refere a habilidades mais subjetivas, que estão relacionadas à personalidade e as atitudes dos sujeitos. São habilidades que estão mais ligadas a modos de ver o mundo, aos comportamentos, e aos modos de se relacionar. Mas isso não quer dizer, que são habilidades que não podem ser desenvolvidas. As softskills podem ser aprendidas e estimuladas, por meio de cursos, estudos e vivências.

Em uma frase atribuída à Steve Jobs, resgatamos a importância dessas habilidades para o mercado: “As pessoas são contratadas pelas suas hardskills e demitidas pelas suas softskills”.

Abaixo, iremos listar as softskills mais requisitadas pelo mercado atualmente. São elas:

  • Comunicação eficaz (por escrito e verbalmente);
  • Criatividade;
  • Resiliência e capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças;
  • Liderança e segurança na tomada de decisões;
  • Postura ética;
  • Habilidades de organização e negociação

Gerente de projetos: as 10 habilidades mais importantes para a profissão + a skill decisiva para sua carreira

Espera-se, que um gerente de projetos, seja capaz de conduzir todo projeto de forma eficiente, que tenha conhecimento sobre diferentes ferramentas de gestão, e possua habilidades e certificações técnicas na área. Além dessas habilidades, espera-se, que o profissional também tenha softskills, como, a capacidade de promover comunicação e motivação entre o time que está gerenciando.

O gerente de projetos atuará e será o principal responsável pelas cinco fases do projeto:início, planejamento, execução, controle e finalização. E isso irá demandar do profissional, diversas habilidades.

Abaixo, listamos as 10 habilidades essenciais para o gerente de projetos, e por fim, vamos revelar a skill considerada decisiva para que um gerente de projetos possa apresentar resultados com eficiência, ter um time integrado e atingir o sucesso profissional.

Comunicação

É fundamental que um gerente de projetos saiba se comunicar de forma assertiva, pois boa parte do tempo, esse profissional passará se comunicando com os interessados no projeto, como: patrocinadores, fornecedores, clientes usuários, além da sua própria equipe. Será também, através da habilidade em se comunicar, que o gerente de projetos irá negociar escopos, prazos e recursos importantes para que os objetivos do projeto sejam atingidos.

A eficiência na comunicação entre o gerente e os demais colaboradores é imprescindível para que os processos de trabalho evoluam da forma esperada, pois, serão esses colaboradores que estarão atuando diretamente no planejamento e execução do projeto. Se realizada de forma eficiente, as informações serão compartilhadas de forma rápida e a troca de ideias e opiniões será estimulada entre os membros da equipe. Mas, para isso acontecer, o gerente de projetos precisará estar preparado para saber selecionar e repassar informações relevantes para o projeto, de forma compreensível e objetiva.

Outro ponto importante que também envolve a habilidade em se comunicar, é a capacidade de saber ouvir. Um gerente de projetos que não consegue ouvir sua equipe, seus clientes e usuários, provavelmente enfrentará muitos desafios. Por isso, profissionais que estão abertos a receber feedbacks e dispostos a crescer com as informações recebidas, tendem a serem melhor sucedidos em suas carreiras.

Liderança

Um gestor de projetos é em sua essência um líder, e espera-se que o profissional que ocupar essa posição, seja capaz de cativar, influenciar, guiar e inspirar sua equipe. Porém, para que isso aconteça, é necessário que o gerente de projetos, adote uma postura com base no respeito, na confiança, no conhecimento, e na disposição em conhecer seus colaboradores, entender o que lhes motiva realmente, e assim, traçar estratégias que melhor orientem a equipe.

Um bom líder será capaz tornar o ambiente de trabalho mais agradável, confiante e aberto aos desafios, além de ser responsável por manter a motivação da equipe e contribuir para que os profissionais estejam comprometidos com o sucesso do projeto.

Assim como as demais habilidades, a liderança também pode ser desenvolvida através de estudo e vivências.

Organização

A organização é uma habilidade básica para gestores de projeto. Um projeto dificilmente terá sucesso sem organização. Diversas tarefas ligadas a essa habilidade estão presentes na rotina de trabalho desse profissional, como, por exemplo: definição, elaboração e modificação de escopo, sequenciamento e descrição de cronogramas, estimativa de custos e avaliação de riscos. E ainda, saber lidar com situações imprevistas.

Por isso, é fundamental que o gerente de projetos, saiba organizar demandas e gerenciar atividades.  A habilidade em organização se torna ainda mais importante, quando um mesmo gerente é responsável por mais de uma equipe ou projeto.

Negociação

Habilidade em negociar é essencial para um gestor de projetos, e se torna indispensável em momentos de crise. Nenhum projeto está imune circunstâncias imprevistas ou a situações de crise, por isso, é vital que o gerente de projeto saiba lidar com condições adversas e negociar com os envolvidos, buscando minimizar os danos.

Os processos de negociação também demandam desse profissional, ampla capacidade em avaliar situações, em definir objetivos e estratégias, e muito comprometimento para encarar as adversidades e solucionar os problemas da melhor forma possível.

Gerenciamento de conflitos

Os conflitos normalmente acontecem por falhas de comunicação, por isso, a habilidade de se comunicar de forma compreensível e objetiva, está no todo dessa lista. Mas, também sabemos que conflitos são inevitáveis e que podem até ser benéficos para o desenvolvimento do projeto e da equipe.

Espera-se que um gerente de projetos possua inteligência emocional e atitudes equilibradas diante das situações de conflito, e que saiba considerar diferentes abordagens para lidar de forma positiva com os demais profissionais envolvidos, com a gestão do tempo, com o clima da equipe e com as demais especificidades do projeto.

Um exemplo de como essa habilidade é importante para a profissão e de como está presente na rotina dos gerentes de projetos, é referente a impasses sobre “escopo do projeto” que foram sinalizados ao gestor. Um profissional com skills em gestão de conflitos, irá ouvir as demandas e ao invés de confrontar as solicitações de mudança de forma negativa, demonstrando inflexibilidade, o profissional irá responder ao questionamento, informando que precisa de uma avaliação de impacto sobre os prazos, despesas, riscos e critérios de qualidade, para então, poder tomar uma decisão de forma embasada e consciente.

Objetividade

A objetividade permite que o profissional tenha consciência sobre suas intenções e sobre o ponto que deseja atingir. Normalmente, a objetividade de um gerente de projetos é verificada através da maneira como ele se comunica com dos demais.

A habilidade de ser objetivo está ancorada em conhecimento e autoconfiança, pois, é a partir desses dois elementos, que o profissional terá a segurança e a percepção necessária para agir no tempo certo e de maneira assertiva.

Disciplina

Para que um gerente de projetos possa estar organizado e atuante no direcionamento do trabalho, ele precisará também, ser um profissional disciplinado. Pois, esse profissional, precisará lidar diariamente com um grande volume de informações, assim como atividades de gerenciamento de tarefas, tempo, prazos e principalmente pessoas. As atividades de gerenciamento demandam muita disciplina, por isso, essa skill está entre as mais esperadas de um profissional dessa área.

Iniciativa

Profissionais com iniciativa e postura proativa são fundamentais para que um projeto evolua de maneira dinâmica, e não se perca diante dos desafios do processo. Espera-se que o gerente de projeto seja capaz se antecipar diante dos problemas, de identificar previamente possíveis gargalos e de guiar sua equipe na direção das melhores soluções. Além disso, o profissional irá atuar diretamente no gerenciamento dos prazos e na definição de estratégias para que o cronograma seja cumprido de forma eficiente.

Visão global do projeto

A capacidade de ver projeto de forma global é altamente importante e necessário para um gerente de projetos, pois é através dela, que esse profissional poderá realizar a leitura das variáveis, dos determinantes e dos contextos que envolvem o projeto. Além disso, é fundamental que ele esteja totalmente inteirado sobre tudo que está acontecendo, para que assim, possa avaliar o cenário e tomar as melhores decisões.

Resiliência

A habilidade de ser resiliente está diretamente ligada à capacidade do profissional em lidar com problemas e de superar dificuldades. Um gerente de projetos precisa ser persistente, dedicado e conseguir manter o foco em seu trabalho, sem permitir que situações inesperadas ou negativas comprometam a sua atuação.  Um exemplo de postura resiliente é a habilidade em trabalhar sob pressão, tomar decisões importantes e saber lidar com o peso das responsabilidades.

Skillmaster: empatia

Essa habilidade é considerada FUNDAMENTAL a qualquer gestor de projetos, pois, mais do que lidar com técnicas e conhecimentos específicos, esse profissional irá lidar essencialmente com pessoas e relações. Uma postura empática, tem o poder de estimular a reciprocidade e a interconectividade entre as pessoas, além de potencializar a habilidade de se comunicar.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, permite que um gerente de projetos conheça mais profundamente sua equipe, seus clientes e seus usuários e colabore para que a todos atinjam os objetivos desejados.

Quando um gerente de projetos, se põe no lugar de outro, de maneira respeitosa, e visando compreender seus medos e anseios, ele está tendo uma postura empática, e essa atitude poderá ser decisiva para o bom andamento de um projeto.

A empatia permite que profissionais da área realizem conexões importantes, transformem relações e contribuam para o clima da equipe seja positivo.

Conclusão sobre Skills na Gestão de Projetos

Sabemos que os gerentes de projetos possuem inúmeras responsabilidades e para obter sucesso em suas ações, precisa dispor de várias skills diferentes.  As demandas são complexas e volumosas, exigindo que o profissional atue no gerenciamento de informações, técnicas, materiais e pessoas. Mas esse trabalho poderá ficar muito mais fácil, se os profissionais da área investirem no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e competências descritas no decorrer deste artigo.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)