O Jira e o Trello são ferramentas que foram criadas para facilitar o nosso dia a dia. Desde tarefas mais simples, como organizar demandas da faculdade, até demandas maiores, como integrar equipes e realizar um projeto de forma organizada e ágil.

Mas entre as duas plataformas, qual eu devo escolher? Qual se encaixa
melhor com as minhas necessidades do dia a dia?

Jira Software

O Jira é um software da Atlassian, que permite o monitoramento de projetos e tarefas, possibilitando o andamento de ambos e gerenciando todas as atividades em um único lugar.

Este software é, basicamente, um site para a sua empresa conseguir visualizar as demandas, os times poderem acompanhar o andamento das tarefas e conseguir uma organização maior.

Entre as funcionalidades do Jira e o que oferece, está incluso o quadro de tarefas com visões de cartões, contador de coluna, e, talvez como seus maiores diferenciais, os relatórios e gráficos de rendimento e resultados, e o Marketplace número 1 para DevOps.

Isso significa que é possível acompanhar o desempenho de uma equipe, ou de um projeto como um todo, além de conseguir uma integração maior entre aplicativos como Gliffy, Desk.com, Team Calendars, e outros mais, no Jira.

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos, desenvolvido pela Fog Creek Software, também para gerenciamento de projetos e acompanhamento de atividades.

Ele oferece o quadro de tarefas interativo, visões de cartões e também se conecta com outros aplicativos, como GitHub e com o Slack.

Além disso, os Power-Ups do Trello permitem a conexão com o calendário, Google Drive e outras soluções, como contador de dias, para mostrar há quanto] tempo determinado card está em determinada coluna.

O Trello é uma ferramenta super fácil de configurar, não exige muito conhecimento de informática, pois é bem autoexplicativa, e fácil de se usar,também.

Diferenças

A diferença entre os quadros de tarefas do Jira e do Trello, são os formatos e
as condições.

No Trello o movimento dos cartões é liberado, a qualquer momento é possível trocar um cartão da aba “em andamento” para “realizado”, por exemplo. No Jira existem algumas condições, criadas, ou não, pelos usuários do software, de movimentação de cartões.

Por exemplo: os cards de “em andamento” só poderão ser movidos para “esperando aprovação” se for sinalizado quem será o revisor. Esta pode ser considerada como uma forma de controle de tarefas, podendo adaptar as dicas para diferentes demandas e tarefas de diferentes times.

E quanto custa?

Trello: Free, Business Class e Enterprise

● Free: é de graça, porém tem maiores limitações. Na versão gratuita só se pode criar até 10 quadros e utilizar 1 Power-Up por quadro. O armazenamento é ilimitado, mas apenas com 10 MB por arquivo.

● Business Class: $10 dólares por mês, por usuário, no plano anual. Além de já oferecer tudo que o plano gratuito oferece, tem como diferencial os quadros ilimitados, Power-Up ilimitados, checklists avançados, armazenamento ilimitado com 250MB por arquivo,templates diferentes, coleções suporte prioritário, entre outros. Além das novidades, as visualizações de painel, cronograma, calendário e tabela do time.

● Enterprise: o preço varia de acordo com a quantidade de usuários,onde a quantidade mínima é de 20 pessoas. Inclui todas as características do plano Business Class, além de permissões e quadros visíveis para toda empresa, Permissões de anexos,administração de Power-Ups, execuções de comandos de automação ilimitadas e mais.

Jira: Free, Standard, Premium e Enterprise

● Free: grátis, porém com limite de usuários por site (10 usuários),apenas um site, automação de um único projeto, quadros do Scrum e Kanban, roteiros básicos, entre outros.

● Standard: tem o valor de $7 dólares por mês, por usuário, oferecendo o todos os benefícios do Free, porém com diferenciais como: número de usuários (10 mil), Logs de auditoria, acesso anônimo, funções do projeto, permissões avançadas, etc.

● Premium: esta versão custa $14 dólares por mês, por usuário, funcionando de maneira parecida com o standard, em características, mas conta com diferenças em número de projetos (vários projetos e de maneira global), roteiros e gerenciamento de dependências de formas avançadas, planejamento de capacidade, arquivamento de projeto,etc. Além de insights de administração, sandbox, controles de lançamento e lista de permissões de IP.

● Enterprise: este plano tem o valor a ser consultado, mas oferece local de dados e licenciamento por usuário centralizado. Comparando os preços das duas plataformas, o Jira acaba sendo mais barato, além de oferecer características com maiores diferenciais, e que agregam à equipe.

Jira Vs Trello: Quando usar cada um?

Jira

O Jira serve para corporações maiores que precisam de integração entre as equipes, ou que exijam um pouco mais de organização no processo de um projeto, pois possibilita maior visualização de andamento e produção.

Trello

O Trello é ótimo para organizações menores, ou equipes que não precisam de muita integração. Perfeito para freelancer, estudantes ou família, pois é uma ferramenta fácil de usar.

As duas plataformas são excelentes, basta que você, ou sua empresa, definam as necessidades, seja para cada time, projeto ou empresa, como um todo. Depois de definidas as utilidades válidas, de acordo com o cenário, será mais fácil analisar as características dos dois softwares e definir a preferência por um, ou por outro.

Jira e Metodologias Ageis
0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)