Você já ouviu falar em Business Intelligence? Esse é um conceito cada vez mais disseminado no meio empresarial e que deve ser de conhecimento dos gestores de todas as áreas das organizações, devido à grande relevância que tem assumido. É por conta disso que os coordenadores de Tecnologia da Informação (TI) também devem conhecer sobre as aplicações do BI nas empresas. Afinal, é essa a área da organização que mais lida com novos recursos tecnológicos e implementação de softwares e programas que garantem o sucesso da companhia em diversas áreas de trabalho. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Confira neste artigo!

Entenda o que é Business Intelligence

Podemos definir Business Intelligence como um conjunto de aplicações e ferramentas de infraestrutura que têm como base a análise de dados. A ideia é que sejam obtidas informações relevantes, que sirvam como base para que as empresas possam aprimorar a sua performance no mercado. A área de TI é a responsável pela coleta, análise e mineração desses dados. Assim, o setor fornece subsídio para que outros setores da empresa possam desenvolver ações estratégicas. Os departamentos de vendas, recursos humanos, marketing, entre outros, podem utilizar dos dados do Business Intelligence para conquistar mais resultados positivos nas suas ações.

Veja os motivos que você tem para adotar o BI em sua empresa

Para que você entenda o porquê de adotar o BI na sua empresa, listamos uma série de razões que justificam a sua implementação. Veja, na sequência!

Segurança da informação

As empresas lidam com informações sigilosas e que não podem vazar para os concorrentes, como o protótipo de novos projetos, por exemplo. Ao investir em BI, os sistemas de dados serão mais seguros e se evitará que algo que não pode se tornar público saia do domínio da organização.

Aumento da produtividade

Com as informações tomadas com base em dados, a produtividade melhora. Isso porque todas as atividades serão norteadas e indicadores poderão sem acompanhados nas organizações.

Melhor conhecimento do público-alvo

Ao coletar e analisar dados gerados quando um cliente preenche um formulário, por exemplo, se tem um melhor conhecimento do público-alvo da organização. Assim sendo, a área de TI pode desenvolver mais ações com foco em suprir as necessidades dos clientes da empresa.

Confira 3 aplicações mais comuns do BI nas empresas

As aplicações do BI nas empresas contribuem para melhorias em todas as áreas do negócio. Conheça agora quais são as principais delas e veja como elas podem ser úteis para a sua equipe!

Monitoramento de indicadores de desempenho

As ferramentas de BI permitem que seja feito o monitoramento dos indicadores de desempenho da organização. Na área da logística, por exemplo, a qualidade das entregas é algo que precisa ser acompanhado para garantir a satisfação dos clientes. Logo, ter um sistema que monitora todo o percurso de um produto é importante. Em outras áreas, a coleta de dados, como feedbacks de clientes, estatísticas de vendas, quantidades de devoluções de produtos, números de chamados abertos em sistemas de reclamações etc., pode ser útil para monitorar o desempenho de cada situação.

Conhecimento dos consumidores

Conforme explicamos no tópico anterior, com o BI é possível ter mais conhecimentos sobre os consumidores das organizações. Para as estratégias empresariais isso é muito importante, uma vez que pode determinar a forma como as abordagens são realizadas. Por exemplo: se a organização perceber que boa parte dos clientes prefere ter um atendimento com chatbots por meio das redes sociais, em vez de por telefone, o setor de TI pode priorizar esse tipo de canal para contato.

Identificação de oportunidades de vendas

A empresa poderá ter uma visão holística de todas as suas áreas. Nesse sentido, podem ser identificadas novas oportunidades de vendas. Imagine um e-commerce que atende apenas a região Sul do país. Se os seus administradores perceberem que recebem muitos acessos de São Paulo, por exemplo, pode ser uma boa alternativa também vender para esse estado.

Avaliação das necessidades da empresa

Avaliar as necessidades da empresa, compreendendo o seu planejamento estratégico, bem como as suas diretrizes organizacionais, é o primeiro passo para aplicar o BI em uma organização. Assim, os dados poderão ser utilizados da melhor maneira possível.

Coleta de dados

A parte mais importante do processo de BI é a coleta de dados propriamente dita. Existem diversas tecnologias que podem servir para reunir informações que são úteis para empresa e o setor de TI pode trabalhar ativamente nesse sentido. Os dados podem ser captados a partir de pesquisas com o consumidor, em cadastros preenchidos, em trabalhos de benchmarking para analisar a concorrência etc. O uso de softwares pode ser bastante eficiente para o cruzamento dessas informações.

Tratamento das informações

As informações precisam ser tratadas e filtradas para que as ações possam ser mais bem aproveitadas nas tomadas de decisão. De nada adianta ter dados isolados, por exemplo. Eles devem ser devidamente agrupados de forma que possam gerar indicadores a ser analisados pelos estrategistas da companhia.

Análise de dados

Os dados, sozinhos, não dizem nada, ou seja, eles precisam ser interpretados. Isso quer dizer que, para alcançar os objetivos propostos, se faz necessário coletar as informações e analisá-las de forma minuciosa. Apenas assim será possível utilizá-los como base para a execução de estratégias. As aplicações do BI nas empresas são muito relevantes no cenário contemporâneo e podem servir para que o seu negócio esteja sempre um passo à frente da concorrência, de forma estratégica. Esperamos que nosso conteúdo tenha sido esclarecedor e que você tenha mais compreensão sobre o tema ao fazer a leitura. Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar alguma experiência conosco, sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo! Assim, começamos um interessante debate sobre o Business Intelligence. Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)