A era das grandes bases de dados está forçando as empresas a reorientarem suas estratégias, em busca de mais organização e clareza para amparar suas decisões. Atualmente, a procura pela extração de informações valiosas do Big Data se tornou um fator diferencial, que pode impulsionar a competitividade e a produtividade. Portanto, deve ser considerada uma prioridade.

Mesmo que essa não seja uma tarefa fácil para o TI, existem diversas ferramentas de BI (Business Intelligence) que podem contribuir com esse processo, com automatização, organização e inovação. Assim, é possível entregar mais valor a outras áreas. Para saber mais, acompanhe até o final.

O que é Business Intelligence?

Estamos vivendo uma época de produção massiva de dados, estruturados ou não, que devem ser filtrados e devidamente analisados para se tornarem valiosos. As ferramentas de BI são responsáveis por encontrar insights de negócios importantes nessa base imensa de dados, gerados em tempo real, e fornecer aos outros setores.

Por isso, a tecnologia da informação é uma área cada vez mais estratégica, ou seja, a administração e gestão das companhias depende do que a TI entrega. Nesse sentido, é preciso conhecer o conceito de BI, que diz respeito ao conjunto de técnicas e processos que visam coletar, organizar, filtrar e analisar dados brutos a fim de transformá-los em informações relevantes que gerem conhecimento.

A BI está focada em encontrar valor para amparar as decisões dos gestores. Essas escolhas, antigamente, eram feitas com base em intuição, devido ao fato de que faltavam informações de qualidade e uma tecnologia para auxiliar.

Hoje, na era do Big Data, o desafio é que existem muitos dados para serem processados ao mesmo tempo. Isso requer um bom trabalho estratégico com a finalidade de organizar e focar somente no que é relevante.

Para resolver esse problema, os sistemas de BI utilizam processos automatizados para levantar dados sobre as operações comuns da companhia, integrar essas informações e transformá-las em formas claras de visualização, ou seja, em relatórios e gráficos fáceis de compreender.

Por que é importante investir em ferramentas de BI?

Neste tópico, vamos descobrir por que é importante utilizar uma ferramenta de BI para otimizar os processos e organizar as bases.

Previsibilidade

Uma das principais possibilidades de um sistema de Business Intelligence é a previsão de resultados, com a análise preditiva. Ela se baseia em dados históricos para identificar padrões e definir a probabilidade de algo acontecer no futuro, o que ajuda a antecipar oportunidades de lucro e chances de crescimento.

Essa habilidade é fundamental para as empresas, pois permite que elas ajustem as ações e abordagens e se preparem para a dinâmica do mercado. Isso também pode ajudar no planejamento estratégico, com metas mais realistas e fundamentadas em conceitos estatísticos.

Redução de riscos

Outra das principais implicações da análise preditiva é a capacidade de antecipar riscos e possíveis problemas de segurança. O monitoramento e acompanhamento dos dados permite que a gestão conheça os riscos do negócio e se prepare para eles, com planos e estratégias de contingência. Assim, é possível reduzir esses desafios e gerar mais consistência para a companhia. Esse fator favorece a continuidade do negócio.

Dados contextualizados

Um dos grandes problemas da análise de dados nas organizações é a tentativa de compreensão de relatórios e gráficos sem o devido contexto. Isso é quase como se nenhum dado fosse coletado e invalida todo o trabalho, gerando confusão.

Por isso, a importância do BI reside no fato de que as ferramentas agregam contexto às informações e viabilizam uma visão mais ampla de cada indicador monitorado.

Aprendizagem organizacional

Essa contextualização também gera maior aprendizagem organizacional, uma vez que a BI possibilita uma análise holística, completa e organizada de tudo o que realmente é relevante, fornecendo inteligência e dados seguros para a gestão. Assim, os administradores vão conhecer melhor o negócio, o mercado, os pontos positivos e os desafios para que tomem decisões mais acertadas.

Competitividade

Essa visão completa permite que a gestão saiba exatamente o que é preciso fazer para alcançar os diferenciais competitivos necessários a fim de se destacar no mercado. Além disso, Business Intelligence ajuda a organizar o fluxo interno de atividades e isso gera mais agilidade e ajuda a eliminar os gargalos operacionais. Assim, é possível otimizar os produtos/serviços e conquistar os clientes de uma forma única, se destacando em meio à concorrência.

Maior conhecimento sobre o ambiente de negócio

O ambiente interno também é otimizado, já que a gestão acompanha e monitora os indicadores relacionados à produção diária. Assim, é possível trabalhar melhor a produtividade e engajar os funcionários com metas claras e fáceis de compreender. Esse fator influencia na qualidade do que é entregue para os consumidores.

Inovação

Outro ponto fundamental acerca da importância da BI é a inovação que seus sistemas proporcionam. Com ela, as empresas dispõem de uma tecnologia moderna, que lida com dados de uma forma inteligente e estratégica, perfeitamente adequada à velocidade e complexidade com que eles são gerados. Isso é traduzido em agilidade operacional, em melhorias significativas nos produtos/serviços e em cumprimento de metas.

Quais os benefícios?

Agora, vamos conhecer os principais benefícios associados à implantação de um sistema de BI.

Compartilhamento

Os softwares de BI são interessantes porque permitem análises conjuntas e compartilhadas por todos os membros da equipe e até por outros funcionários, de outros setores. Tudo fica disponível para visualização e compreensão. Por conta desse fator, as análises podem ser feitas com maior velocidade, bem como as decisões.

Segurança

Quando falamos em BI, a segurança também é um ponto importante. A integração facilita a manutenção da consistência e qualidade dos dados, ou seja, evita que eles sejam corrompidos. Além disso, favorecem a disponibilidade e permitir o controle de quem tem acesso a eles.

Ademais, as tarefas automatizadas são realizadas com precisão, sem erros que seriam comuns se humanos realizassem as atividades.

Agilidade

Outra grande vantagem é a agilidade nos processos operacionais, nas decisões, nas análises e em todo o ambiente da corporação. As informações circulam com mais facilidade, sem encontrar barreiras, o que beneficia a comunicação entre diferentes departamentos e implica eficiência em toda a cadeia operacional.

As ferramentas de BI são imprescindíveis para organizar dados e analisar bases imensas a fim de encontrar valor e insights realmente relevantes para a gestão. Assim, a TI é capaz de oferecer um serviço estratégico central, que possibilita o cumprimento de metas e o crescimento seguro.

Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)