Você já deve ter ouvido falar de Business Intelligence e do quanto essa metodologia vem impulsionando o crescimento de empresas de diversas áreas.

Caso você ainda não saiba do que se trata, você poderá acessar o seguinte post:

Mas se você chegou até aqui em busca da melhor ferramenta de BI para o seu negócio, você está no lugar certo!

Neste post você vai aprender sobre:

  • O que são ferramentas de Business Intelligence (BI);
  • Quais são as 15 principais ferramentas de BI disponíveis no mercado e suas características mais marcantes;
  • E como a Business Intelligence pode ajudar a sua empresa a atingir melhores resultados através de negócios orientados por dados.

Preparado? Então vamos lá!

O que são ferramentas de Business Intelligence (BI)?

As ferramentas de Business Intelligence (BI) são tipos de softwares com tecnologias capazes de coletar e processar grandes quantidades de dados, de sistemas internos e externos.

Esses dados podem ser coletados de arquivos como:  de texto, imagem, vídeos, e-mail, tabelas, documentos, registros médicos, livros e até mesmo jornais. E são traduzidos pelas ferramentas em visualizações mais intuitivas e amigáveis, como: painéis inteligentes, dashboards e monitores.

Apesar de não possuírem a mesma flexibilidade das ferramentas de análise de negócios, as ferramentas de BI são uma excelente forma de coletar, organizar e analisar dados visando encontrar informações relevantes, principalmente através de pesquisas e consultas direcionadas.

As ferramentas de BI conseguem entregar para os gestores e líderes insights importantes para o negócio ou operação. Acelerando e tornando mais assertivas as tomadas de decisões, o aumento da eficiência operacional, a localização de potenciais de receita, a identificação de tendências de mercado, e de novas oportunidades de negócios.

O potencial das ferramentas de BI, normalmente é pouco explorado, tendo sua utilização limitada a consultas e relatórios mais simples.

Porém, essas ferramentas conseguem combinar uma variedade de conjuntos de aplicativos de análise de dados, incluindo: consultas e análises ad hoc, relatórios empresariais completos, processamento analítico online (OLAP), móvel, em tempo real, operacional, nuvem, software e inteligência de localização.

Além dessas opções, as ferramentas de BI podem incluir software de visualização de dados para a criação de gráficos, assim como, ferramentas para criação de painéis de e tabelas de desempenho que exibem métricas e KPIs do negócio, entregando dados importantes para a empresa de uma forma simples e rápida.

Conheça as 15 principais ferramentas de Business Intelligence (BI)

Atualmente, existem inúmeras opções de ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado. Por isso, é preciso pesquisar e conhecer cada uma delas para, assim, poder encontrar a que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Boas ferramentas de BI ajudam os profissionais a terem os melhores insights, criar relatórios ricos e a ter acesso a um trabalho de inteligência aprimorado, contínuo, atualizado e seguro.

Para ajudar você nesse processo, nós selecionamos 15 das ferramentas mais completas e reconhecidas pelo mercado, e que podem ser uma boa alternativa para a sua empresa iniciar ou potencializar a sua jornada Data-Driven.

São elas:

  1. Adobe Analytics;
  2. Board;
  3. Domo;
  4. Google Data Studio;
  5. Looker;
  6. Metabase;
  7. Microsoft Power BI;
  8. Mode Analytics;
  9. Oracle BI;
  10. QlikView;
  11. SalesForce Einstein Analytics;
  12. SAP;
  13. SAS Business Intelligence;
  14. Tableau;
  15. Zoho Analytics.

Abaixo, apresentaremos algumas considerações sobre as ferramentas, para você saber mais sobre cada uma delas.

Vamos lá!

Adobe Analytics

O principal objetivo do Adobe Analytics é fazer com que você consiga chegar aos insights que precisa. Para isso, dispõe de mecanismos que permitem a combinação de dados de diferentes categorias, visando promover análises mais completas e profundas. Para, a partir dessas análises, poder estruturar as informações de forma mais adequada possível.

Com a ferramenta Adobe Analytics os profissionais poderão realizar atividades como:

  • Criar relatórios versáteis e dinâmicos;
  • Realizar alta conexão com fontes de todos os tipos e origens;
  • Gerar de insights em tempo real e de forma contínua;
  • Acessar previsões detalhadas sobre os resultados diante de cada decisão possível;
  • Ter acesso a análises preditivas de alta qualidade.

Board

A Board é conhecida por oferecer um conjunto bastante robusto de serviços de inteligência de negócios. Seu principal objetivo é trabalhar na captação de dados e dar suporte à análise. Para assim, apoiar a gestão interna das empresas e gerar novas oportunidades de negócio.

As características mais marcantes dessa ferramenta são:

  • Permite a ampla personalização das tarefas de análise e planejamento;
  • Possibilita a centralização de BI, gestão de performance e a análise de negócios em um único ambiente;
  • Fornece o acesso a diversas e importantes fontes de dados.

Domo

A Domo é uma ferramenta de Business Intelligence, em nuvem, que permite conexão com várias fontes de dados.

Entre suas principais características dessa ferramenta está o seu alto potencial de versatilidade, que permite ser usada para diversos fins e áreas de atuação.

Os recursos mais marcantes dessa ferramenta são:

  • Possui configurações de automações simplificadas e ágeis;
  • Fornecimento de métricas em tempo real no dashboard de todos os seus usuários;
  • Possibilidade de insights mais facilitados;
  • Maior facilidade para escalar os níveis de serviço, caso seja uma necessidade da empresa.

Google Data Studio

O Google Data Studio consiste em uma plataforma, bastante completa para a análise de dados e para a criação de relatórios. Usado com frequência por profissionais e empresas que utilizam o G Suite e demais ferramentas do Google.

Tendo integração nativa com as soluções do Google, como, por exemplo: Docs, Ads, Sheets, Analytics, entre outras. Proporcionando mais agilidade e praticidade aos times ao incluírem a ferramenta em seu cotidiano profissional.

Como outras ferramentas, o Google Data Studio permite que o trabalho seja realizado de forma colaborativa, através de painéis de visualizações e painéis de forma instantânea.

Através do uso dessa ferramenta é possível:

  • criar relatórios e gráficos;
  • realizar a integrações de usuários;
  • atualizar dados em tempo real.

Porém, um dos limitadores dessa ferramenta é a sua limitação em baixar e compartilhar visualizações. Pois, ela permite que os arquivos sejam exportados somente em formato PDF.

Outro ponto a ser considerado, é que a ferramenta não possui uma grande variedade de gráficos disponíveis, se comparado a outras ferramentas.

Looker

O Looker é uma plataforma que possui sua própria linguagem de programação: o LookML.

A ferramenta é utilizada para fazer consultas em SQL na plataforma. O que tem gerado bastante divergência entre os usuários, pois, apesar de se tratar de uma linguagem de consulta de dados flexível e com muito potencial, requer que a empresa contratante possua uma equipe especializada em TI ou de dados, para acessar os recursos de forma completa.

Outro ponto importante de ser destacado, é que o Looker atua, principalmente, na nuvem, permitindo assim, que os engenheiros de dados criem modelos e forneçam cálculos para outros aplicativos. Além de também, permitir a construção aplicativos analíticos do zero.

Metabase

O Metabase é considerado uma ferramenta bastante acessível e ideal para usuários iniciantes. Ela dispõe de um ótimo recurso para execução de consultas mais complexas, pois, permite o uso da linguagem de SQL e a utilização do editor de bloco de notas, de forma integrada.

Além disso, trata-se de uma ferramenta de código aberto, o que a torna acessível para negócios de diversos tamanhos.

Com o Metabase é possível:

  • Realizar consultas complexas;
  • Construir dashboards e gráficos;
  • Integrar e colaborar diferentes times e setores.

Microsoft Power BI

O Power BI é hoje, uma das ferramentas de Business Intelligence mais aclamadas do mercado. Ela faz parte de um conjunto de soluções da gigante Microsoft.

A ferramenta aplica o conceito de self-service BI, que consiste no usuário poder criar relatórios, dashboards e gráficos como quiser, fornecendo assim, maior possibilidade de personalização e maior liberdade para o usuário.

Além disso, é uma das ferramentas mais economicamente atraentes dessa lista, quando considerado custo-benefício.

Entre as principais características do Power BI, podemos destacar:

  • Possibilidade de visualização de dados avançada;
  • Insights facilitados e em tempo real;
  • Maior liberdade para criação de campanhas e dashboards;
  • Plataforma em nuvem, com inúmeras opções de integração;
  • Possui excelentes protocolos de proteção e governança, sendo a melhor opção para empresas que utilizam bastante o Excel.

Quer saber mais sobre essa ferramenta?

Separamos alguns artigos do nosso blog, que você pode gostar.

Mode Analytics

O Mode Analytics é uma plataforma de análise de dados colaborativa, onde é hospedado um repositório central de trabalho.

Com essa ferramenta é possível fazer apresentações em tempo real e assim, resolver problemas sem a necessidade de retrabalho.

Entre as principais características da ferramenta, podemos destacar:

  • Atendimento ao cliente bem avaliado pelos usuários;
  • Possibilidade de trabalhar de forma fácil e colaborativa;
  • Projetos compartilhados por links, permitindo que toda a empresa possa explorar e contribuir com o projeto.

Oracle BI

A Oracle BI é uma ferramenta bastante robusta que permite o processamento de grandes quantidades de dados. Sendo indicada para empresas que lidam com grandes volumes da dados.

A ferramenta permite realizar:

  • Criação dashboards dinâmicos e completos;
  • Salvar os resultados das análises em diversos formatos;
  • Programar alertas para alterações no comportamento padrão de dados.

QlikView

A QlikView é uma plataforma de alto desempenho, capaz de descobrir dados através de um recuso de mecanismos de associação chamado “exploração associativa”. Com esse recurso é possível diminuir os riscos de perda de dados e a utilização de resultados imprecisos. Além disso, a ferramenta possui um grande foco na segurança de dados e na precisão nos resultados.

Entre principais funcionalidades estão:

  • Realização a integração de diversas fontes de dados;
  • Possibilidade de carregar vários tipos de arquivos;
  • Garantia de segurança, independentemente do ponto onde a ferramenta será acessada;
  • Possibilidade de criação de interfaces flexíveis de forma simples.

SalesForce Einstein Analytics

Desenvolvida pela Salesforce, a Einstein Analytics é a opção de ferramenta de BI, que foi desenvolvida para concorrer com outras ferramentas de destaque no mercado.

A proposta da ferramenta é ser bastante dinâmica e ágil, possibilitando a integração direta com os dados da Salesforce.

As funcionalidades dessa plataforma que mais se destacam são:

  • integração de dashboards;
  • rapidez nas análises;
  • Precisão nos insights e com alto teor de detalhamento;
  • As previsões podem ser visualizadas na interface de análise.

SAP

Uma das ferramentas mais avançadas, a SAP é uma ferramenta que permite que a análise preditiva dos dados seja realizada em tempo real, utilizando Machine Learning para gerar insights e programar alertas sobre padrões e alterações em dados.

Por se tratar de uma ferramenta mais robusta, é indicada para empresas de grande porte, que trabalham com um grande volume de dados.

Entre as principais funções oferecidas estão:

  • Alta flexibilidade no gerenciamento dos dados;
  • Resultados acessíveis e de forma transparente;
  • A arquitetura de banco de dados é simplificada, tornando a ferramenta mais acessível;
  • Possibilidade de integração com outras plataformas.

SAS Business Intelligence

A SAS é uma ferramenta que possui foco em análise preditiva e permite a criação de gráficos de visualização avançados e com um alto desempenho.

A ferramenta possui uma navegação simples, e permite que relatórios interativos e dashboards sejam criados de acordo com as necessidades de cada time ou setor.

As funcionalidades da SAS que mais se destacam são:

  • Capacidade captar insights;
  • Permite acesso por mobile ou desktop;
  • Dashboard responsivo;
  • Integração com outras ferramentas.

Tableau

O Tableau é uma ferramenta mais simples e de fácil operação, que possui foco em captação de dados de forma simples. Ele permite que esse fluxo de captação, visualização, e análise dos dados seja dinâmico e possa ser compartilhado.

Além disso, a ferramenta integrações para captar dados como fontes, como Excel, MySQL, Analytics, Oracle e Salesforce.

As características do Tableu que mais se destacam são:

  • Acesso gratuito para uso pessoal;
  • Dashboards amigáveis;
  • Experiência de uso intuitiva;
  • As análises podem ser realizadas de forma simples e rápida.

Apesar de se tratar de uma ferramenta bastante intuitiva para novos usuários, e os benefícios citados acima, trata-se de uma ferramenta de custo bastante elevado.

Zoho Analytics

A Zoho é uma plataforma que permite analisar dados com profundidade, permitindo a captação dos dados de forma rápida e automatizada. A ferramenta também permite integração com outras fontes, permitindo que o banco de dados esteja sempre atualizado.

As principais características da Zoho são:

  • Criação de relatórios detalhados, com dados de diversas categorias;
  • Criação de dashboards personalizados;
  • Possibilidade de destacar em sua interface de trabalho as informações mais relevantes para o projeto.

Qual é a melhor opção de ferramenta para a minha empresa?

Quando falamos de Business Intelligence, é praticamente impossível definir qual é a melhor ferramenta do mercado. Pois, as perguntas que fazemos são: melhor para que? E para quem?

As respostas para essas perguntas irão mostrar o caminho para a melhor escolha de ferramenta. Pois, é considerando as necessidades e objetivos de cada empresa ou negócio, que poderemos definir a melhor opção. Escolhendo uma ferramenta consiga dar conta das demandas de uma empresa.

Esperamos que com esse post, e a apresentação dessas 15 opções de ferramentas, seu processo de escolha tenha sido facilitado.

Investindo em Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence possuem grande potencial de sucesso para negócios, permitindo que o gerenciamento de dados seja realizado de forma estável, ágil e previsível.

Além de ajudar a sua empresa a estabelecer metas reais, analisar processos, obter novas informações e insights, medir os resultados de cada estratégia adotada e processo realizado, o BI pode ajudar a sua empresa a redefinir tudo aquilo que não obteve os resultados esperados, visando alcançar os objetivos definidos.

Agora que você já conhece algumas das melhores ferramentas de BI do mercado, você pode explorá-las para, assim, encontrar e optar por aquela que melhor atende as necessidades e objetivos da sua empresa ou departamento.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para que os processos de compras da sua empresa, aliados as soluções em Inteligência de Negócios, possam alcançar grandes resultados!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)