Descubra as principais aplicações e funcionalidades dessa metodologia que está movimentando os negócios de empresas no mundo todo.

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence (BI), ou em tradução livre para o português, Inteligência de Negócios. Diz respeito a um conjunto de metodologias, processos e ferramentas capazes de analisar grandes quantidades de dados.

O conceito de BI tem como objetivo transformar informações em dados qualificados para servirem como base para a tomada de decisões mais estratégicas e assertivas no ambiente corporativo.

Em tempos em que o mundo gera uma infinidade de dados diariamente, ignorar suas potencialidades é um grande desperdício. Segundo pesquisa realizada pela Gartner, reconhecida empresa de consultoria em pesquisas, só no ano de 2020 foram gerados 40 trilhões de gigabytes em dados.

Para que os dados de uma empresa possam ser convertidos em insights e informações relevantes, os dados passam por algumas etapas, entre elas:

  • Coleta;
  • Processamento;
  • Organização;
  • Análise;
  • Refinamento;
  • Interpretação;
  • Monitoramento.

Os dados extraídos após as etapas acima gerarão informações, painéis, gráficos e estatísticas. Que serão usados como subsídio para que os líderes e gestores. Permitindo que eles possam interpretar e desenvolver ações estratégicas para o negócio.

Ou para repassar essas informações para os setores interessados, como vendas e marketing, por exemplo.

Ao extrair informações confiáveis dos dados analisados, eles poderão servir como base para estratégias eficazes e para a tomada de decisões mais assertivas.

Além disso, as soluções em BI podem fornecer relatórios e análises preditivas, geradas de forma ágil e profunda e entregando insights importantes para o negócio ou operação.

Para que serve Business Intelligence?

BI é uma importante ferramenta para a análise de dados e pode ser aplicada em diversas áreas de uma empresa, interna e externamente.

Empresas de diversos setores, utilizam BI para monitorar o desempenho de equipes, identificar oportunidades de melhoria, desenvolver um planejamento estratégico e tomar decisões mais assertivas.

Além disso, as soluções em BI podem fornecer relatórios e análises preditivas, geradas de forma ágil e profunda e entregando insights importantes para o negócio ou operação.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Conheça as 7 principais aplicações de BI para empresas

As aplicações de BI em empresas podem contribuir para melhorias em todas as áreas do negócio. Conheça agora quais são as 7 principais e descubra como elas podem ajudar a sua empresa a atingir melhores resultados!

1 – Coleta de dados

Através das soluções em BI, é possível realizar a coleta de dados de diversas fontes diferentes e assim reunir informações úteis para o negócio. A partir de softwares especializados, é possível, também, cruzar os dados coletados entre si e extrair informações ainda mais completas e com maior potencial.

2 – Tratamento das informações

O processo de tratamento e filtragem de informações é muito importante para que os dados extraídos possam ser mais bem aproveitados na tomada de decisão. Dados isolados, ou irrelevantes para o negócio, não conseguem trazer bons insights. Eles devem ser devidamente organizados e agrupados, de forma que possam gerar indicadores fidedignos para, assim, serem analisados pelos líderes e estrategistas da empresa.

3 – Análise de dados

Os dados, sem passarem pelos processos de análise e interpretação, são apenas números e não dizem nada. Para que os objetivos em BI de uma empresa sejam alcançados, é fundamental que os dados sejam analisados de forma minuciosa.

Análises de dados bem realizadas permitem que uma empresa esteja sempre a frente em seu mercado. Pois, possibilita que além de saber mais sobre o seu público, consiga antecipar as movimentações do mercado.

4 – Avaliação de necessidades e elementos para o planejamento estratégico

As soluções em BI conseguem fornecer informações sobre as necessidades de uma empresa. Mostrando os gargalos existentes, os melhores caminhos a serem tomados, o que está funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado. Entregando aos líderes, informações preciosas para um planejamento estratégico.

5 – Monitoramento de indicadores de desempenho

Outra aplicação bastante comum das soluções em BI pelas empresas, é o uso para o monitoramento dos indicadores de desempenho.

Podendo ser aplicado em diversas áreas, permite que a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes sejam monitoradas constantemente. Desde o primeiro contato com o cliente até o seu feedback pós-compra. Além de fornecer informações como: estatísticas de vendas, quantidades de cancelamentos e devoluções, números de chamados abertos ou em espera e diversas outras situações.

6 – Maior conhecimento sobre consumidores e público-alvo

Através das soluções em BI é possível ter mais conhecimentos sobre os consumidores de uma empresa. Algo fundamental para estratégias empresariais eficazes.

Ao identificar as dores, necessidades e preferências, as empresas conseguem otimizar seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados.

7 – Identificação de novas oportunidades de negócio

Ao ter uma visão completa sobre sua própria empresa, é possível identificar o potencial da mesma para expansões e novos negócios.

Ao mesmo tempo que, as soluções em BI, também oferecem um ótimo panorama sobre ações da concorrência e o mercado em sua totalidade.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, as soluções em BI podem trazer ótimos resultado para a sua empresa!

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estão à sua disposição para ajudar você a encontrar as melhores soluções em Inteligência de Negócios para a sua empresa!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP>Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)