Os Canais de Comunicação Interna são utilizados pelas empresas para ampliar e melhorar o relacionamento com seus colaboradores. Atualmente, o Endomarketing consiste em um dos principais responsáveis pela integração entre os colaboradores, os objetivos de negócios da empresa e o desenvolvimento de uma cultura organizacional.

Os objetivos dessem canais são diversos e devem ser elaborados diante das necessidades práticas da empresa. Alguns exemplos de objetivos dos canais de comunicação interna são: informar, alinhar, motivar e engajar.

Uma comunicação interna acessível e efetiva tem o poder gerar engajamento junto os colaboradores. De forma que, através da comunicação interna e do engajamento dos colaboradores, se torna possível contribuir para a ampliação da motivação, da produtividade e da eficiência de toda a empresa.

Desde sua origem, o endomarketing vem sendo utilizado para melhorar o clima organizacional, fortalecer as relações internas, motivar os colaboradores e alinhar suas posturas com a visão, a missão e os valores da empresa.

Além disso, uma estratégia de endomarketing consistente consegue minimizar comportamentos que podem ser prejudiciais ao ambiente e a cultura de trabalho na empresa, através do compartilhamento de informações e de medidas simples de alinhamento. De forma que, juntamente aos líderes da empresa, podem ser considerados os principais aliados para uma comunicação efetiva e um bom clima organizacional.

Outro ponto importante quando se trata de comunicação interna, está relacionado a necessidade de estar atento as inovações disponíveis no mercado, visto que, tecnologias atualizadas tendem a gerar maior engajamento entre os colaboradores.

Uma estratégia de endomarketing pode ser efetivada por diferentes canais digitais de comunicação interna, onde cada um possui objetivos específicos e demandas da empresa para suprir.

Abaixo, iremos apresentar os principais canais de comunicação interna que podem ser utilizados na promoção de uma estratégia de endomarketing digital dentro da sua empresa.

Vamos lá!

Principais Canais de Endomarketing

E-mail

O e-mail é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pelas empresas para transmitir informações, facilitar processos e registrar a comunicação entre os colaboradores de uma empresa. Grande parte dos profissionais possui o hábito de conferir a caixa de entrada diariamente.

Entre as vantagens dessa ferramenta podemos destacar:

  • Facilidade na utilização, visto que a maioria dos profissionais já está acostumado com a ferramenta;
  • Liberdade geográfica e física, pois, pode ser acessado de qualquer lugar, e através de computadores, tablets ou smartphones;
  • Possui um baixo custo de implantação, manutenção, e distribuição de informações e conteúdo;
  • Permite a criação de listas segmentadas por áreas ou departamentos e também, listas amplas que podem incluir todos os contatos internos;
  • Maior praticidade através de trocas, informações rápidas e momentâneas;
  • Permite maior interatividade para/com os colaboradores e fomenta a pluralidade de informações e conteúdo
  • Envio de mensagens de forma rápida e que conseguem atingir todo o seu público de uma só vez.

Além dos benefícios citados acima, as ferramentas de e-mail conseguem promover inúmeros debates muito promissores, pois, permite que todos tenham voz, possam contribuir de forma direta para os processos da empresa, já que dispõe de agilidade de envio e de resposta.

Outro ponto importante se ser levantado, é que muitas empresas tem por hábito utilizar o e-mail como um depósito de arquivos, conversas e documentos, o que não é indicado, visto que, nesse espaço, existem muitas informações diferentes rodando constantemente e acaba dificultando a localização de algo específico quando necessário.

Já uma grande quantidade de e-mails recebidos diariamente pelos colaboradores, pode dificultar o consumo dos conteúdos, além de, se tratar de um canal de comunicação pouco interessante para transmitir informações estratégicas e não muito atrativa, diante das outras opções de endomarketing existentes.

É importante destacar, também, que a falta de um gerenciamento adequado dos envios, pode sobrecarregar os profissionais com informações desnecessárias e atrapalhar e até mesmo diminuir a produtividade dos mesmos.

Newsletter Digital

A newsletter é uma das formas das empresas se comunicarem com seus colaboradores, podendo ser utilizada tanto para repassar informações, quanto para motivar os profissionais. Por possuir menos conteúdo que um jornal tradicional, e por ser digital, pode ser considera como uma estratégia mais dinâmica e mais atrativa de comunicação. Pois, seu formato permite o uso de imagens, vídeos, gifs e até mesmo “memes.

Normalmente, a newsletter é utilizada para destacar comunicados importantes da empresa, reconhecer atividades realizadas pelos colaboradores, informar sobre eventos internos e também, para sugerir algum conteúdo que possa ser interessante para os profissionais.

A newsletter costuma ter uma periodicidade definida, podendo ser publicada toda a semana, quinzenal ou mensalmente. O tempo entre uma publicação e outra, vai depender das necessidades, dos objetivos da empresa e da estratégia eleita.

Entre as vantagens dessa forma de comunicação, podemos destacar:

  • A produção dos conteúdos é mais simples e rápida, pois, a empresa pode manter o layout em todas as publicações, atualizando apenas as informações;
  • Uma estratégia fácil de mensurar o consumo das informações, pois, pode ser medido através da quantidade de aberturas e cliques;
  • Possui baixo custo de implantação, produção, manutenção e distribuição dos conteúdos;

Como aspectos negativos da newsletter, podemos citar que, normalmente, ela é vista apenas uma única vez, e dificilmente, o colaborador irá procurar por ela depois.  Além disso, o fato de os funcionários receberem uma grande quantidade de e-mails diariamente, pode gerar dificuldades em consumir os conteúdos do material.

Vídeos

Os vídeos são a grande tendência do momento quando o assunto é comunicação interna. Envolventes, dinâmicos e cheios de recursos, conseguem captar a atenção dos colaboradores como nenhum outro método. Os vídeos conseguem fazer com que os profissionais absorvam mais informações, em menos tempo e com maior qualidade.

Eles podem ser usados para os mais diversos fins, como para treinamentos, comunicados importantes, comemorações, e até mesmo, para aproximar os colaboradores da diretoria da empresa, através de falas dos seus líderes.

Por ser tratar de uma ferramenta bastante versátil, permite que praticamente tudo, possa ser eternizado e compartilhado através de um vídeo.

Dessa forma, considere esse recurso quando estiver pensando em uma estratégia de endomarketing para sua empresa. Os resultados do uso de vídeos têm sido bastante positivos, e tem colaborado muito para a expansão da cultura das empresas.

Blog

O blog como ferramenta de marketing externo já tem seu papel consolidado entre as estratégias, já o blog corporativo visa divulgar conteúdos mais momentâneos, como eventos, informações sobre a dinâmica da empresa, atualizações sobre os produtos e, tutorias e até mesmo, possibilitar uma maior proximidade com a equipe diretiva.

O modelo de blog conhecido como “blog do presidente” já foi amplamente utilizado e funciona até hoje. Através dessa ferramenta, foi possível que os colaboradores pudessem ouvir e compreender as motivações do líder da empresa, provocando uma sensação de maior proximidade e pertencimento.

Porém, nos últimos tempos, seu uso tem sido substituído pelas plataformas de comunicação corporativas, que possuem os mesmos potencias e ainda permitem uma maior interação.

TV Corporativa

A TV Corporativa é um veículo de comunicação interna que permite a divulgação de notícias, vídeos, informes, imagens e outros materiais ligados à cultura organizacional. Também conhecida como mural digital, é um sistema online que surgiu para substituir o velho jornal mural das empresas.

Entre as estratégias de endomarketing, a TV corporativa é um dos principais canais utilizados para divulgar e promover campanhas internas, celebrações, reconhecer o trabalho de funcionários, destacar novidades, apresentar novos colaboradores, compartilhar vídeos motivacionais, ações de gamificação, entre outros conteúdos considerados importantes para a comunicação interna da empresa.

Por permitir diversos formatos de conteúdo, a programação poder ser exibida o dia inteiro, e as telas poderem ser posicionadas em lugares estratégicos da empresa, possibilita que as informações estejam sempre acessíveis, tornando o canal em uma ótima ferramenta para divulgar conteúdos estratégicos.

Por ser um canal de comunicação visual, os comunicados são de fácil compreensão por parte dos colaboradores, porém, não permite a interações e para que os colaboradores possam dar algum retorno sobre o conteúdo, eles precisam buscar outros canais de comunicação.

Apesar de ser uma ferramenta mais sustentável que as tradicionais, possui um maior custo de implantação e manutenção, pois, necessita de atualizações constantes dos conteúdos para que a TV continue sendo um canal atrativo.

Uma das principais vantagens dessa estratégia, é que ela estará disponível a todos na empresa, e consegue impactar os funcionários que eventualmente não possuam acesso a outros canais de comunicação interna. Sendo um ótimo canal para empresas que possuem filiais mais isoladas ou que buscam se comunicar com colaboradores que não utilizam constante outras ferramentas, como e-mails e intranet.

Outro ponto positivo, é que esse canal transmite informações e conteúdos sem ser invasivo, já que a atenção do colaborador é espontânea, além de permitir que diversos setores e unidades recebam o conteúdo simultaneamente. Ou conteúdos diferentes por setores e regiões, caso seja uma necessidade da empresa.

Intranet

Outro canal de comunicação interna é o portal de intranet, utilizado para armazenar informações sobre a empresa, regras, orientações, missão e valores que regem a instituição.

A intranet é uma rede privada de compartilhamento de informações, por isso é importante que ela esteja anexada aos mecanismos de busca aberta e sejam protegidos por um login e senha.

A Intranet permite que se abram espaço para comentários, enquetes, fóruns, entre outros recursos de comunicação e interação com os colaboradores. Se implementada da forma correta, pode ser um ótimo canal de comunicação, mas se não fizer parte de uma estratégia e possuir acompanhamento, corre o risco de se tornar uma ferramenta de mão única, servindo apenas como um centralizador de conteúdos, onde a empresa irá divulgar notícias, armazenar formulários e informações.

Essa ferramenta é uma ótima opção para que a empresa possa centralizar informações importantes, podendo ser utilizada como um grande banco de dados compartilhado e interligando unidades e setores através de uma rede de computadores. Permitindo assim, que os colaboradores possam encontrar o que buscam de forma simples e rápida.

Entre as desvantagens dessa ferramenta está a baixa adoção dos colaboradores, pois, se o Portal de Intranet não for pensado e executado para ser atrativo, pode necessitar de incentivos por parte da empresa, para que desenvolvam o hábito de acessar a ferramenta. Além disso, é fundamental que seja bem organizada e que a gestão de conteúdos, seja realizada com uma certa frequência para não se tornar um ambiente desatualizado.

Aplicativos

Os aplicativos são um novo canal de comunicação interna que surgiram para acompanhar as mudanças de hábitos e ganhou força durante os períodos de isolamento social, onde os colaboradores não podiam estar no mesmo espaço. O mercado já possui diversos aplicativos com diferentes funcionalidades para facilitar a comunicação, mas também existem empresas que desenvolvem aplicativos personalizados para cada empresa, com base em suas necessidades e objetivos.

Através dos aplicativos específicos para comunicação interna, é possível mensurar acessos e interações e enviar mensagens “push notifications” para determinadas áreas da empresa incentivando uma entrega específica ou o batimento de metas estabelecidas.

Além de ser uma ótima ferramenta para criar e a divulgar, de forma ágil e fácil, postagens com imagens, áudios e vídeos.

Os aplicativos são ideais para empresas que possuem colaboradores que trabalham remotamente em lugares sem acesso a computadores, ou que viajam com frequência.

Essa ferramenta pode ser utilizada para realizar avaliações, pesquisas de opinião, divulgar informações sobre eventos e datas importantes e até mesmo gerenciar projetos.

Por se tratar de um canal é dinâmico e ágil, tende a gerar ótimos resultados. Mas, é importante que o uso dos aplicativos de mensagens tenha regras claras, e possuam uma frequência e horário de publicação adequada, pois, mensagens fora do horário de expediente e de teor questionável, podem causar problemas trabalhistas.

Rede Social Corporativa

As redes sociais corporativas são perfis privados em plataformas que permite a interação e contribuição de todos os colaboradores, favorecendo uma comunicação mais dinâmica e próxima entre as diferentes áreas da empresa.

Por ser uma ferramenta que possui semelhanças com as famosas redes sociais, com Facebook, por exemplo, ela se encaixa muito bem em empresas que possuem colaboradores que já estão adaptados as inovações tecnológicas.

Esse canal de comunicação é uma ótima opção para promover trocas entre os colaboradores e por permitir diversos formatos de conteúdo, tende a ser bastante atrativa, além de poder, ser acessada em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Mas assim como os aplicativos, as redes sociais corporativas precisam de um código de conduta e de controle contínuo, pois, por se tratar de um canal livre, onde todos podem publicar conteúdos, pode correr o risco de atravessar a linha da informalidade e gerar problemas para a empresa.

Qual é a melhor estratégia de Endomarketing para a minha empresa?

Uma boa estratégia vai utilizar mais de um canal de comunicação interna, para que assim, consiga impactar todos os colaboradores e seus diversos perfis. Atingindo não só os profissionais que trabalham na empresa, mas também, aqueles que realizam suas tarefas de forma externa, por exemplo.

Assim como no marketing externo, para criar uma estratégia, é necessário realizar uma pesquisa das diversas personas dos colaboradores e obter informações claras sobre os objetivos da empresa e recursos disponíveis para a execução da estratégia. Para assim, poder criar um conjunto de canais de comunicação interna efetivo, onde as informações desejadas cheguem aos colaboradores de forma correta.

Um bom canal de Comunicação Interna precisa, além de atender aos objetivos da empresa, estar de alinhada com o perfil dos colaboradores.

Além disso, é essencial conhecer e entender os resultados que cada canal pode oferecer para a comunicação da empresa, suas vantagens e desvantagens.

No próximo tópico iremos apresentar alguns questionamentos importante na hora de escolher os canais de uma estratégia.

Vamos lá!

Como escolher os Canais de Comunicação Interna?

Durante o planejamento de uma estratégia de endomarketing, através dos recursos de comunicação interna, o momento de escolha dos canais que serão utilizados é essencial para o sucesso da proposta.

Para definir quais canais de comunicação serão utilizados é necessário considerar diversos fatores. Entre eles, é fundamental que se entenda o perfil dos colaboradores e a forma como eles interagem e se comunicam.

Por isso é importante:

  • Conhecer os colaboradores da empresa: para conhecer melhor os colaboradores, e pensar em estratégias de endomarketing precisamos saber se todos possuem acesso à internet, além de conhecer a forma como os colaboradores costumam se comunicar, quais formatos de divulgação de conteúdo já vem tendo sucesso dentro da empresa, e qual recurso mostra ser mais atrativo aos profissionais. Por isso, conviver com os colaboradores e realizar pesquisas de persona é fundamental nesse momento.
  • Análise das mensagens que a empresa deseja compartilhar: da mesma forma que cada colaborador possui um perfil, os canais de comunicação também possuem especificações, vantagens e desvantagens, de acordo com os objetivos da empresa.  Assim, analisar a finalidade dos canais é essencial. Essa análise deve ser realizada a partir dos objetivos da estratégia, e das necessidades da empresa.  

A escolha do canal vai depender muito do que a empresa pretende comunicar, ou seja, qual é o objetivo ao implementar um novo canal de comunicação, por isso, perguntas como: os canais serão utilizados para lembretes? Ou para divulgação de campanhas? Ou visam fortalecer a cultura organizacional? Ou o objetivo é aplicar os princípios da gestão á vista? São importantes de serem realizadas durante o processo de escolha.

  • Estudar os canais disponíveis e seus recursos: também é muito importante para o sucesso de uma estratégia, que os recursos e especificações de cada canal de comunicação disponível sejam estudados e avaliados diante das necessidades e disponibilidades da empresa. Além de conhecer as vantagens e desvantagens de cada canal, é importante saber quais são as finalidades do canal. Para isso vamos destacar alguns elementos importantes de serem considerados. São eles:
  • Campanhas x Evergreen: a empresa busca que os colaboradores absorvam informações ou apenas tenham conhecimento de um determinado evento?
  • Global x Local: a empresa tem necessidade de segmentar as mensagens por unidades ou setores? Ou ela deve ser divulgada a todos os colaboradores da organização? Se a sua empresa possui diversos departamentos, recomenda-se optar por um canal que possibilite a segmentação das mensagens.
  • Micro x Macro: as mensagens que serão divulgadas podem ser curtas, ou necessitam de conteúdos mais elaborados para passar a mensagem desejada? Conhecer o perfil dos colaboradores é fundamental para saber qual o formato de mensagens são de melhor compreensão e chamam mais a atenção dos profissionais.
  • Conteúdo criado pela empresa x criado pelo colaborador: o objetivo do canal é compartilhar conteúdos criados pela organização? Ou fomentar a cultura de participação dos colaboradores? Se a resposta para a última perguntas for positiva, é fundamental que o canal eleito possibilite a colaboração de todos.
  • Chamada para ação x compartilhar informações: o objetivo após a divulgação do conteúdo é que os colaboradores interajam ou apenas tenham conhecimento sobre o que foi divulgado? Essa é uma pergunta importante de ser realizada, pois, se a empresa busca que os colaboradores realizem ações após a divulgação da mensagem, ela vai precisar de uma ferramenta que possibilite e facilite essa ação.

Conclusão

Além dos canais apresentados nesse texto, existem diversas outras formas e ferramentas para melhorar a comunicação nas empresas e fomentar a integração entre os colaboradores e os diversos setores. E a melhor escolha vai sempre ser aquela que está alinhada com as necessidades, objetivos e recursos disponíveis para a implementação da estratégia.

Além disso, é importante ressaltar que os resultados das estratégias de endomarketing e da utilização dos canais de comunicação interna, estão diretamente conectados com a adesão dos colaboradores e principalmente com a cultura organizacional vigente na empresa. Outros pontos determinantes para o sucesso de uma estratégia são: o engajamento, o respeito, o reconhecimento, o trabalho em equipe, e a diversidade de conteúdos e metodologias de aplicação.

Como cada canal possui objetivos e funcionamento específicos, é interessante que a estratégia eleita possa combinar alguns deles, desenvolvendo o trabalho em conjunto e de forma alinhada. Para que assim, as informações estejam integradas e em sintonia dentro dos canais.

Dessa forma, o mais importante é que a empresa consiga realizar uma comunicação interna, que tenha pensando em todos os colaboradores, e elegendo canais que melhor se encaixam com a realidade dos profissionais.

Esperamos que tenha gostado desse post. 🙂

Para mais conteúdo como esse, siga acompanhando o nosso blog.

E para saber mais sobre nossos produtos e soluções acesse: https://www.csptech.com.br/

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)