A cada dia que passa a tecnologia vem ganhando mais espaço e se tornando um fator essencial e decisivo em empresas dos mais diversos segmentos. E com indústria farmacêutica, não é diferente.

O Business Intelligence está entre essas tecnologias e vem entregando ótimos resultados também área farmacêutica. Através de soluções que englobam a coleta e análise de dados e entregando relatórios e panoramas completos e confiáveis, as soluções em BI tem contribuído muito para o direcionamento de ações, obtenção e organização de conhecimento e tomada de decisões mais assertivas.

Com a tecnologia das soluções em BI, a indústria farmacêutica consegue segmentar melhor seus clientes, analisar tendências, entender as mudanças do mercado e maximizar os resultados de seus negócios.

Além de contribuir para que as empresas possam identificar e executar estratégias e oportunidades de promoção da sua marca com ações de marketing exclusivas e baseadas em dados confiáveis.

Neste artigo, vamos mostrar porque as soluções em BI podem ser uma ótima opção para as empresas da área, como essas soluções funcionam e quais benefícios a sua empresa pode obter com Business Intelligence.

Vem com a gente!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), ou Inteligência Empresarial, em tradução livre para o português, consiste em soluções de tecnologia que captam, organizam e analisam dados visando entregar informações relevantes para que os executivos e gerentes corporativos possam tomar decisões de negócios mais seguras e assertivas.

As soluções em BI contam com uma grande variedade de ferramentas que permitem que os dados sejam coletados de diversas fontes e sistemas. Possibilitando assim, que uma grande quantidade de dados seja analisada e que informações importantes para o negócio sejam identificadas a partir dos relatórios gerados. Ajudando as empresas a mensurar seus resultados e auxiliando na definição de novas estratégias.

Como funciona o Business Intelligence na Indústria Farmacêutica?

Na Indústria Farmacêutica as soluções em Business Intelligence são mais utilizadas para traçar e executar estratégias quem visam o aumento das taxas de sucesso na captação de clientes.

Através dessas estratégias aliadas as soluções em BI, as empresas da área farmacêutica conseguem identificar os interessados em seus produtos e soluções, os remédios receitados com maior frequência e o local onde os consumidores compram esses medicamentos. Todas essas informações são extremamente importantes, com alto valor de impacto e difíceis de obter de forma manual.

Além disso, com as soluções em BI, as empresas conseguem alimentar sistemas que orientam o gerenciamento do catálogo de clientes, a distribuição de recursos para atrair e reter parceiros de negócio e a identificação de estratégias que funcionam melhor para a venda de um determinado produto.

As soluções em BI também podem garantir a visibilidade necessária para que as empresas consigam compreender os resultados de auditorias, como os relatórios de targeting, segmentação e planejamento de organizações como Close-Up International, IMS Health e IQVIA. Trazendo maior nitidez sobre as informações levantas, permitindo a identificação de padrões e embasando as ações dos profissionais da indústria farmacêutica para conseguirem fechar mais negócios.

Quando utilizadas da forma correta, as soluções em BI conseguem oferecer às empresas uma visão completa e panorâmica de como médicos, distribuidoras e farmácias se relacionam com os produtos oferecidos pela empresa e quais são as melhores ações a serem tomadas em relação à comercialização dos medicamentos e suas possibilidades de lucro.

Por que a Indústria Farmacêutica deve investir em BI?

O sucesso de um produto, medicamento ou novo tratamento, depende de vários fatores. Um dos fatores mais importantes está diretamente vinculado a forma como esses produtos são apresentados aos consumidores finais.

As soluções em BI ajudam a Indústria Farmacêutica a identificar quais profissionais estão mais abertos e propensos a adotar determinados produtos e prescrevê-los aos seus pacientes. Dessa forma, as empresas passam a ter acesso a diversas informações importantíssimas para conhecer o seu público, tais como: onde vivem, comportamentos e perfil de consumo dos clientes que a empresa pretende conquistar e os caminhos que a indústria farmacêutica precisa percorrer para acessá-los e transformá-los em clientes fiéis.

A captação de dados em larga escala é um processo cada vez mais frequente na indústria farmacêutica, pois, permite que um grande volume de informações seja levantado, que os regulamentos do setor sejam respeitados e que as empresas tomem decisões cada vez mais eficientes e assertivas.

Na indústria farmacêutica os dados a serem analisados podem ser bastante complexos e oriundos de diversas fontes, como hospitais, profissionais da saúde e consumidor final, mas, com a ajuda das soluções em BI, sua empresa poderá criar um cenário completo para a captação, armazenamento, análise e tradução desses dados e informações em ações qualificadas e eficazes.

Ao ter acesso aos dados captados,de forma segura e organizada, sua empresa poderá traçar estratégias de crescimento mais assertivas, assim como identificar processos e setores que podem passar por ações que visem a redução de custos.

As soluções em BI podem oferecer a indústria farmacêutica analises completas com indicativos de melhorias em todos os setores, desde a área de pesquisa até o desenvolvimento e distribuição de medicamentos e produtos.

Quer saber quais benefícios o BI pode trazer para a Indústria Farmacêutica?

Abaixo listamos as principais vantagens do BI para a área. Siga lendo nosso artigo!

Principais benefícios das soluções em BI para a Indústria Farmacêutica

Entre os muitos benefícios que o Business Intelligence pode trazer para as indústrias farmacêuticas, podemos destacar o fato que com a captura, organização e análise dos dados de forma correta, as empresas conseguem desenvolver abordagens comerciais mais assertivas e eficientes, garantindo assim, que seus produtos serão conhecidos e prescritos.

Além disso, as empresas que utilizam as soluções em BI, tem a sua disposição análises e relatórios que podem mostrar o monitoramento de produtividade, análise dos investimentos realizados e até mesmo, áreas ou setores que podem passar por processos de redução de custos, métricas a serem atingidas e os caminhos para a prospecção de clientes ideias. Sem falar nos benefícios de poder contar com soluções que tornam os processos de auditoria nas empresas mais fáceis, práticos e seguros.

Abaixo, listamos os principais benefícios que as soluções em BI podem trazer para a Indústria Farmacêutica. São eles:

Conhecimento antecipado sobre tendências

Para empresas que buscam aumentar suas, é fundamental estar conectadas com as novidades do seu mercado. Ao investir em Business Intelligence para o negócio farmacêutico, as empresas têm acesso a análises de tendências de mercado e assim, conseguem facilmente detectar grandes oportunidades, e ainda se tornam mais preparadas para possíveis mudanças do mercado.

A Indústria Farmacêutica possui grande importância social com seus produtos e necessita de processos de informações seguros e eficazes, através de análises criteriosas e controle rigoroso sobre os dados. Com as soluções em BI, as empresas da área terão acesso a isso e muito mais.

Compreensão sobre o mercado e maior poder competitivo

Com as soluções oferecidas pelo BI, as empresas da Indústria Farmacêutica podem ter acesso a informações que as tornam mais preparadas para disputarem o mercado. Pois, conseguem comparar a atuação da sua empresa e a de seus concorrentes, verificando quais ações são mais efetivas e quais estratégias são tendência para expandir suas vendas, atuar de forma mais efetiva no mercado e aumentar seu poder competitivo.

Outro ponto importante, é que com as soluções em BI, os processos de auditoria se tornam mais simples e seguros, criando um diferencial competitivo para que o negócio sobreviva as auditorias farmacêuticas.

Adesão à conformidade

O BI vem conquistando posição de destaque em empresas da Indústria Farmacêutica. Facilitando os processos de gerenciamento de recursos de projetos e setores, rastreamento da força de vendas e tendo acesso a relatórios de conformidade regulatória.

Mas, nem sempre rastrear, comparar e armazenar dados é uma tarefa fácil. Com as soluções em BI, as empresas podem contar com ferramentas que permitem que todos os processos de captura, manuseio e processamento de dados sejam realizados de maneira correta e segura.  Mesmo que esses dados sejam oriundos de diversas fontes, como clínicas, hospitais e consultórios. Garantindo que todo o processo esteja em conformidade com as legislações e orientações regulatórias.

Possibilitando assim, que os usuários de negócios não precisam depender de colegas ou outros setores para acessar dados e criar painéis, permitindo que as empresas cumpram com eficiência as conformidades exigidas e notifiquem, em tempo real, os departamentos ou processos que não estão atendendo aos padrões definidos.

Garantia da Qualidade

Com as soluções em BI, a indústria farmacêutica pode ter acesso às verificações de qualidade necessárias para garantir a qualidade de seus produtos. As empresas farmacêuticas constantemente estão sob a pressão de expandir seus produtos para o mercado e, ao mesmo tempo, manter os custos reduzidos. Com as ferramentas de BI é possível monitorar e gerenciar dados clínicos para manter tanto as estratégias de expansão de produtos, quanto os custos baixos.

Com os recursos oferecidos pelo Business Intelligence, a indústria farmacêutica pode otimizar seus processos e ter excelentes resultados na verificação da qualidade de seus produtos, garantindo sempre, que produtos tenham a maior qualidade possível.

Além de poder contar com a precisão fornecida pelos processos de automação, melhores previsões de tendências e riscos para novos produtos e garantindo que os gerentes tenham acesso a informações que forneçam o conhecimento necessário para poderem tomar decisões mais seguras e assertivas.

Melhora das estratégias de marketing e as vendas

O Business Intelligence é um ótimo recurso para instrumentalizar os profissionais de marketing e vendas, pois, através de relatórios interativos apresenta informações que permitem prever qual produto ser vendido com maior frequência, qual categoria terá melhor desempenho e quando serão realizadas as vendas. Permitindo que as empresas tenham melhorias downstream significativas, pedidos aperfeiçoados, níveis de estoque ideais e margens de lucro mais altas.

A utilização das soluções em BI por empresas da Indústria Farmacêutica pode levar as equipes de vendas e marketing a melhores taxas de retenção de clientes, maiores receitas de campanhas de upsell/vendas cruzadas e níveis mais altos de satisfação do cliente.

Ao poder contar com os insights fornecidos pelas soluções de BI, as equipes de marketing e vendas tem acesso ao conhecimento necessário para melhorar a precisão de suas previsões e identificar demandas sazonais, por exemplo.

Concluindo…

Com as soluções e ferramentas de Business Intelligence aplicadas à Indústria Farmacêutica, as empresas poderão atingir ótimos resultados.  Pois, poderão ter acesso a informações úteis e acionáveis decorrentes de uma grande quantidade de dados, e assim ter mais segurança e mais conhecimento para a tomada de decisões mais assertivas.

            Além de ajudar a sua empresa a estabelecer metas reais, analisar processos, obter novas informações e insights, medir os resultados de cada estratégia adotada e processo realizado, o BI pode ajudar a sua empresa a redefinir tudo aquilo que não obteve os resultados esperados, visando alcançar os objetivos definidos.

            Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para que os processos de compras da sua empresa aliados as soluções em Inteligência de Negócios possam alcançar grandes resultados!

            Esperamos que você tenha gostado desse post e para mais conteúdos como esse, siga acompanhando o nosso blog!

            Para saber mais sobre as soluções que a CSP>Tech pode oferecer à sua empresa, acesse: www.csptech.com.br/

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)