Descubra como a apresentação de dados de forma visual pode otimizar os seus resultados.

Data Visualization — ou em bom português: Visualização de Dados — em sua essência, está presente em nossa vida há milhares de anos.

Como o próprio nome sugere, ela se trata da representação de dados através de imagens, de forma a acelerar a compreensão e facilitar o surgimento de insights estratégicos.

Ela fundamenta-se em traduzir e simplificar a leitura de dados para facilitar a construção de planejamentos estratégicos data driven.

Ao longo deste artigo, você verá alguns exemplos de tipos e usos de Data Visualization, em diferentes áreas de atuação.

Data Visualization, Internet das coisas e Big Data

O mundo está cada vez mais conectado, através de seus smartphones, smartwatches e outros “smarts things” que usamos diariamente. Através de atitudes simples do dia a dia esse cenário cresce ininterruptamente.

O que era considerado apenas produto de ficção científica, pela maioria das pessoas, há tímidos 30 anos atrás — a Internet Das Coisas — já se tornou realidade no cotidiano de milhões de indivíduos.

Através da internet das coisas, uma imensurável quantidade de informações é coletada a todo tempo, ao redor do mundo. 

Essas informações — dados — alimentam, de forma estruturada ou não, o Big Data! Que, por sua vez, se trata dos grandes conjuntos formados por emaranhados de dados.

Se bem utilizado, o Big Data pode facilmente se tornar a chave para o crescimento de qualquer empresa ou negócio.

De forma que, com base nos dados coletados, as previsões, decisões estratégicas e identificação de problemas da empresa podem ser feitas de forma muito mais rápida e assertiva!

Enquanto a relação entre os dois primeiros segue bastante clara, onde entra o Data Visualization?

Para que os dados coletados do Big Data se transformem em ferramentas realmente úteis para a empresa e possam cumprir com todo potencial que eles possuem, três coisas se fazem necessárias:

  • Saneamento dos dados;
  • Organização dos dados;
  • Tradução/Interpretação dos dados. 

Todas essas etapas podem ser operacionalizadas de forma simples, através de uma boa ferramenta de BI

Quando falamos em Data Visualization, estamos nos referindo ao 3° ponto: Tradução/Interpretação dos dados.

Colocando de uma forma simplista, podemos dizer que a visualização de dados é “o toque final” no processo de uso de dados de forma eficiente.

Por que usar Data Visualization na empresa?

De nada servem os dados se você não souber como interpretá-los.

É justamente esse problema que o Data Visualization resolve!

Ele faz a “tradução dos dados” de forma visual. O que facilita a compreensão por um número muito maior de pessoas, além de proporcionar rapidez na identificação de problemas ou na hora de tomadas de decisão estratégicas.

Entenda melhor com o exemplo abaixo.

Informação superficial contida na imagem:

Verificando os preços de voos Rio – Paris, no período de novembro a dezembro de 2021, em busca da melhor oportunidade para compra de passagens, podemos verificar que o melhor período com preço mais baixo se dá no meio do mês de novembro.

Agora, verifique a visualização gráfica dos mesmos dados abaixo.

A imagem permite que você tenha uma visão do cenário geral de forma muito melhor e mais rápida.

É possível verificar que no período de dezembro também há alguns bons momentos de compra apenas “batendo o olho” na imagem.

Veja alguns benefícios do Data Visualization:

  • Fácil compreensão de informações;

Quando informações são passadas através de histórias ou imagens, elas tendem a ser compreendidas de forma mais rápida e completa.

Felizmente, através de Data Visualization é possível formar narrativas visuais a partir dos dados coletados e, assim, otimizar todo o processo de compreensão das informações.

  • Proporciona rapidez na análise dos dados e, consequentemente, na tomada de decisões;

Com uma compreensão mais rápida dos dados,  devido a facilidade de leitura e interpretação trazida pelas visualizações gráficas, ocorre um ganho enorme no quesito velocidade para tomadas de decisão.

Dessa forma, é possível colocar em prática estratégias de crescimentos, respostas a problemas e mesmo campanhas de vendas no timing ideal.

  • Tem o poder de sintetizar uma grande quantidade de informações, de forma simples;

Como foi possível observar no gráfico acima, uma Data Visualization bem feita tem o poder de sintetizar um grande número de informações em apenas uma imagem.

Esta característica é muito importante, principalmente em dados comparativos, tornando fácil a identificação de discrepâncias.

  • Torna a compreensão dos dados e os insights acessíveis a um número maior de pessoas na organização.

Através de uma apresentação de dados facilitada, naturalmente, um número maior de pessoas será capaz de compreender as informações passadas e ter acesso a insights ricos.

Vale pontuar que através de todos esses pontos, em conjunto, a Data Visualization proporciona também a redução de custos

Uma vez que ela torna o acesso a informações mais democrático, muitas vezes dispensando a necessidade de contratar equipes especializadas exclusivamente em análise de dados.

Além, é claro, de possibilitar que as oportunidades sejam aproveitadas de forma mais rápida e que os problemas sejam resolvidos logo em seu início.

Quais áreas da empresa podem ser beneficiadas pelo uso do Data Visualization

Quando pensamos em visualização de dados, planilhas, gráficos, diagramas… a primeira área da empresa que costuma vir a nossa mente é Finanças ou talvez alguma outra área relativa a disciplinas de exatas.

Claro que o uso de Data Visualization pode e deve ser amplamente usado na área financeira da empresa. Mas, de forma nenhuma, ele deve parar por aí!

Veja abaixo algumas possibilidades de uso de Data Visualization em diferentes áreas da empresa:

Marketing

Data Visualization Marketing

Vamos começar com um exemplo prático?

Imagine uma página da web — como esse blog que você está lendo agora — cheio de conteúdos, blocos de texto e imagens.

É possível captar dados sobre quais áreas desta página tiveram mais interações e prenderam a atenção do usuário. 

Através disso, podemos observar quais trechos da página mais mantiveram o foco do leitor e utilizar desses insights para construir uma comunicação cada vez melhor.

Mesmo no marketing tradicional — Offline — existia a necessidade de entender se as ações de divulgação tinham dado certo ou não, porém os resultados trazidos antigamente eram muito imprecisos!

Com a digitalização do marketing se tornou ainda mais fácil captar dados detalhados e fiéis à realidade, sobre a reação do público às campanhas feitas pelas empresas e marcas.

Dessa forma, se tornou possível diferenciar não apenas o que deu certo ou não, mas viável e relativamente simples que o profissional de marketing efetue uma varredura ainda mais detalhada para entender o porquê a campanha deu certo e desenvolver estratégias para otimizar as próximas campanhas baseadas nisso.

Estamos falando de números enormes de visualizações, cliques, compras, abandonos de carrinho, abertura de e-mail, tempo de leitura…

Sem a criação de uma boa Data Visualization para apresentar esses dados, provavelmente teríamos 2 opções: contratar profissionais específicos para fazer essas “traduções de dados” ou aceitar a existência de uma margem de erros gigantesca.

Vendas

data-visualization-vendas

Nada como uma boa representação gráfica temporal para entender os períodos de força e fraqueza das vendas.

Aqui, novamente, o Data Visualization toma uma roupagem muito estratégica!

Por que, mais do que entender quais foram os melhores momentos de vendas, esses dados podem ser cruzados com dados sobre tipos de produto, coleção e sazonalidade, para definir novas ações baseadas em forças comprovadas do setor, para impulsionar as vendas de forma assertiva.

RH

Data Visualization Recursos Humanos

Contraintuitivo para a maioria das pessoas, o setor de RH é um prato cheio para o uso da Data Visualization como ferramenta de otimização dos processos da empresa.

Através dele é possível entender, por exemplo, qual tipo de pessoa tem melhor desempenho em determinada função  — comprovado por dados, sem achismos . O que facilita na hora da contratação, além de economizar em encargos de demissão e recontratação, já que as contratações tendem a ser mais certeiras.

É possível também verificar qual o percentual de rotatividade de pessoal, produtividade, o que motiva os funcionários, o que os desestimula entre outras coisas e, a partir dessas informações, fazer os ajustes necessários para potencializar a desenvoltura de cada setor.

Finanças

Data Visualization Financeiro

Um dos setores mais tradicionais no uso de Data Visualization.

Conhecido por muitos como “o sistema nervoso central da empresa”, o setor financeiro precisa ter toda a sua operação baseada em dados claros, seguros e precisos sobre todos os gastos e entradas de capital de cada parte da empresa.

Entre muitas coisas, nesse cenário, a Data Visualization traz velocidade para toda a operação.

Através de Dashboards organizados e completos, conectados a uma boa ferramenta de BI, é possível ter acesso a todos os dados vitais para a empresa de forma visual simplificada e em tempo real.

Assim, discrepâncias podem ser identificadas de forma rápida e simples, problemas financeiros podem ser resolvidos quando sua raiz começa a se formar e insights sobre a saúde do negócio podem ser obtidos de forma precisa.

Importante ressaltar que a Data Visualization ajuda a evitar erros humanos muito comuns, no caso de interpretação de grupos massivos de dados financeiros — Se você já imagina que um zero no lugar errado pode causar um dano devastador… você está certo!

Quer um exemplo fora do ambiente empresarial? Data Visualization na Cozinha

Sim, você não leu errado!

É possível usar a Data Visualization para fazer ajustes e melhorias até mesmo no setor de culinária!

Imagine que você possui um restaurante e está planejando um cardápio para a próxima estação!

Você pode fazer isso basicamente de duas maneiras. Tentar lembrar qual prato mais foi pedido, qual acha que seus clientes gostariam, um pouco de criatividade e voilà! Depois descobrir se foram as escolhas certas, se o novo cardápio foi bem recebido pelos clientes…

Ou, você pode usar data visualization e fazer escolhas mais assertivas, antes mesmo de colocar o cardápio a prova.

Através dos dados sobre os seus clientes e os pratos que foram mais pedidos no período que você definir, você pode verificar recorrências sobre sabores e ingredientes, tendo a certeza de que está fazendo a escolha mais acertada.

Pode ir ainda além e criar uma Data Visualization comparativa, cruzando os dados dos ingredientes dos pratos mais vendidos com os valores médios de cada produto no período. Assim, criando um cardápio novo, com itens que seus clientes realmente gostam e financeiramente vantajoso para o seu restaurante.

A Data Visualization pode ser usada por qualquer empresa, em qualquer área, para otimizar os seus resultados e agregar velocidade a todos os processos, de forma assertiva.

É importante lembrar que os dados apresentados pela Data Visualization serão tão eficientes quanto a ferramenta de Business Inteligence que você utilizar.

Se você quer entender melhor quais as ferramentas de BI disponíveis no mercado e como escolher a melhor ferramenta de BI para você, clique AQUI e acesse o nosso guia completo.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)