Uma união poderosa que pode trazer ótimos resultados para sua empresa

A análise de dados realizada pelas ferramentas de Business Intelligence (BI) tem o poder de proporcionar uma melhor compreensão dos processos e do mercado como um todo, além, de ajudar as empresas a ter insights acionáveis e tomar decisões de negócios estratégicas.

As soluções em BI aplicadas ao RH vêm modificando a maneira como esses departamentos trabalham e gerado ótimas oportunidades para que as empresas desenvolvam estratégias eficazes, que visem os colaboradores, seus ativos mais importantes.

            As empresas, estão buscando cada vez mais por formas de automatizar seus processos e por meios de automação para a gestão geral e segmentada de suas empresas. Há todo momento, o mercado apresenta novas técnicas e ferramentas que visam tornar o gerenciamento das empresas e setores, mais objetivo e efetivo, além, de poderem contar com a segurança de seus projetos e estratégias, estarem amparadas em dados confiáveis e resultados reais.

            Quer saber mais sobre como o Business Intelligence aliado ao setor de RH pode trazer bons resultados para a sua empresa? Continue lendo este artigo!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios em tradução para o português, é um conceito bastante amplo, mas, de forma resumida, se refere ao processamento,análise e refinamento de grande quantidade de dados, de diversas fontes diferentes, visando extrair informações relevantes desses dados para servirem de base para conclusões confiáveis e tomada de decisões de negócios estratégicas e mais assertivas.

            O BI pode ser definido, também, como uma solução que apresenta aplicações, infraestrutura e ferramentas para a análise de informações, que podem melhorar a performance dos colaboradores de uma empresa. Pois, a partir das soluções em BI, é possível identificar perfis, tendências e ainda antecipar a identificação de gaps ou possíveis problemas.

            A partir da interpretação dos dados realizada pelas ferramentas de BI, os profissionais de RH podem criar diversas estratégias com inúmeras finalidades diferentes, permitindo que os profissionais consigam compreender padrões relevantes, descobrir comportamentos e identificar tendências, por exemplo.

7 benefícios que o Business Intelligence pode trazer para o setor de RH da sua empresa

O setor de RH pode ter um papel estratégico nas empresas ao se beneficiar dos dados coletados e analisados pelas soluções em BI. Pois, muitos dos dados coletados podem trazer informações importantes sobre processos, estratégias e produtividade da gestão e principalmente dos colaboradores.

A partir das informações levantadas pelo BI, o setor de RH pode ter acesso a um arsenal de conhecimento que pode ser a base necessária para insights poderosos a respeito dos colaboradores e das estratégias sobre gestão de pessoas.

Dessa forma, as soluções em BI aliados ao RH consegue gerar mais valor através do capital humano de uma empresa.

            Todos esses conceitos podem ter deixado o assunto um pouco vago, por isso, criamos uma lista com 7 benefícios práticos que o BI pode trazer para o setor de RH da sua empresa. São eles:

1 – Otimização dos processos de seleção e recrutamento

Imagine um cenário onde as lideranças de uma empresa e os profissionais responsáveis pelo recrutamento de novos profissionais, tenham a sua disposição um quadro de colaboradores que estão verdadeiramente alinhados com os objetivos empresariais e de negócio de uma instituição. Esse cenário já é uma realidade em diversas empresas e pode as soluções BI, pode ser uma realidade também na sua empresa.

Através do método e das soluções em BI, as empresas conseguem identificar e compreender as suas necessidades organizacionais através de análises de dados internos e assim, identificar e traçar o perfil do profissional ideal para cada função.

 O mais surpreende das soluções em BI, é que com as análises realizadas é possível analisar os candidatos em relação às suas capacidades técnicas, e também em relação a comportamentos, traços de personalidade e relacionamento interpessoal.  Auxiliando muito nos processos de recrutamento, que normalmente costuma está no centro das atividades desenvolvidas pelos setores de RH.

Com um arsenal vasto de informações e análises, a tarefa de encontrar o colaborador ideal para cada vaga fica mais simples e segura, pois, as análises são totalmente baseadas em dados confiáveis, bastando que os profissionais olhem no lugar correto para encontrar as respostas para as questões do setor.

2 – Maior retenção de talentos

Da mesma forma que o BI auxilia as empresas a definirem o perfil ideal dos colaboradores para cada nova vaga, já está aumentando as chances de retenção de talentos. Além disso, as soluções em BI também podem ajudar o setor de RH a compreender as motivações dos profissionais que, por algum motivo, escolheram sair da empresa. Possibilitando assim, a identificação de lacunas e trabalhando para a manutenção da cultura e do clima organizacionais, mantendo assim, a estrutura cultural da empresa coesa e sem riscos de ruptura ou oscilações pela saída de algum profissional.

Através das soluções em BI o RH pode ter acesso a relatórios que entregam a inteligência e conhecimentos necessários para criar estratégias de retenção efetivas.  Os prejuízos gerados pela saída de profissionais talentosos são inúmeros e atingem diversas áreas das empresas, pois, envolvem gastos com a demissão, a busca por outro profissional capacitado para a função e todo o processo de adaptação do novo colaborador.

O Business Intelligence consegue instrumentalizar a identificação de comportamentos de colaboradores com potencial de abandonar a empresa e dos que estão satisfeitos e serão fiéis à empresa.  Fornecendo ao RH os subsídios necessários para o desenvolvimento de estratégias que visem a retenção de talentos e para a construção de indicadores que auxiliem a identificação de pontos que necessitam de mais atenção e melhorias.

3 – Acompanhamento efetivo da performance dos colaboradores

Um dos principais potenciais das soluções em BI é conseguir metrificar tudo o que é relevante para a empresa. No cenário empresarial o desempenho dos colaboradores é um dos fatores mais importantes. Pois, um colaborador que não gera valor em sua atuação e não entrega o esperado, certamente será um grande problema para o RH e para a empresa em sua totalidade.

Através dos relatórios de BI o RH da sua empresa poderá identificar os colaboradores que não estão tendo um bom desempenho e criar uma estratégia de feedbacks visando superar essa questão. Além disso, os relatórios podem ser um ótimo instrumento de avaliação para definir promoções e outros sistemas de incentivo aos colaboradores.

4 – Monitoramento do desempenho dos times

Toda empresa sonha com times de alta performance, que apresentam um desempenho além do esperado. Mas para isso aconteça, é necessário que os times possam contar com orientações e treinamentos adequados, comprometimento de todos os envolvidos e uma direção nítida sobre as ações necessárias para o desenvolvimento da empresa.

Com o Business Intelligence aliado a equipe de RH, os gestores conseguem identificar os gaps que estão prejudicando a equipe e apresentar a direção a ser seguida, através de treinamentos alinhados as necessidades do time e da empresa.

Além de poder analisar os dados coletados visando entender quais estratégias são mais eficientes para fomentar o envolvimento e a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Dessa forma a área de RH tem muito a crescer através da utilização das soluções em BI, pois, diferentes processos do setor podem ser pensados e executados de forma que haja um maior desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, um avanço da empresa em sua totalidade.

5 – Redução de turnover

Turnover é o nome dado a taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa, essa taxa é calculada a partir do número de funcionários que deixaram uma instituição durante um determinado período. Normalmente essa taxa é calculada por trimestres, semestres ou anualmente.

É consenso entre os gestores e estudiosos da área que quanto mais alinhados e motivados a estarem na empresa, menores serão as possibilidades desses colaboradores abandonarem a empresa por outras oportunidades.

Com as soluções em BI, o RH pode ter uma visão mais nítida dos problemas que envolvem as demandas do setor e os processos de gestão de pessoas na sua totalidade. Podendo intervir de forma efetiva nesses problemas e impedindo que clima organizacional seja afetado e se tornem uma bola de neve incontrolável.

6 – Aumento da efetividade das ações do setor de RH

 Com as soluções em BI o RH da sua empresa poderá tomar decisões e agir de forma mais efetiva e totalmente baseada em dados. Além disso, as ferramentas possibilitam que sejam criadas estratégias de monitoramento das ações, permitindo que elas sejam avaliadas e os resultados sejam verificados.

Através de estratégias adequadas e passíveis de avaliações criteriosas, o RH pode mensurar os resultados, buscando formas de otimizar o que vem dando certo e redefinir estratégias que não entregaram os resultados esperados. Mantendo a empresa em sintonia com os conceitos e processos de melhoria contínua.

7 – Maior e melhor controle sobre os processos

Ao poder medir a eficácia dos processos internos, o RH consegue identificar de forma mais simples e segura os possíveis problemas, erros e lacunas que possam estar acontecendo, ou que possam vir a acontecer. Antecipando soluções para possíveis crises e até mesmo atuando de forma que as crises possam ser evitadas

Com as informações apresentadas pelos indicadores coletados, o RH e o gestores da empresa conseguem ter uma visão mais nítida e objetiva do que precisa ser modificado nos processos de modo que possam ser corrigidos ou otimizados.

Concluindo…

Com as soluções e ferramentas de Business Intelligence aplicadas ao setor de RH sua empresa poderá atingir ótimos resultados.

            Além de ajudar a sua empresa a estabelecer metas reais, analisar processos de contratação e retenção de talentos, o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, obter novas informações e insights, medir os resultados de cada estratégia adotada e processo realizado, o BI pode ajudar a sua empresa a redefinir tudo aquilo que não alcançou os resultados esperados, visando atingir os objetivos definidos.

            Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui!  Nossos especialistas estarão à sua disposição e totalmente empenhados em ajudar a sua empresa a conquistar ótimos resultados.

            Esperamos que você tenha gostado desse post e para mais conteúdos como esse e ficar ligado nas novidades, siga acompanhando o nosso blog!

            Para saber mais sobre as soluções que a CSP > Tech oferece, acesse: https://www.csptech.com.br/

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)