O clima organizacional de uma empresa é definido a partir da percepção coletiva que os membros têm a respeito da instituição. Através de múltiplas experiências, sentimentos e opiniões o colaborador cria uma impressão sobre o local de trabalho.

Com base nessa junção de percepções, os colaboradores e parceiros irão reagir de um determinado modo às tarefas e as demandas do dia a dia, causando um impacto positivo ou negativo ao clima do ambiente compartilhado. E esse efeito irá repercutir diretamente na produtividade da empresa.

Avaliar o clima organizacional de uma empresa é uma forma concreta de verificar a qualidade de um ambiente. O clima organizacional pode ser entendido como é uma fotografia da realidade da empresa naquele momento. 

O clima organizacional de uma instituição pode ser considerado o maior indicador da situação individual e geral das pessoas que compõe a empresa e está diretamente vinculado à relação estabelecida entre ela e seus colaboradores.

Para que o clima de uma empresa seja considerado positivo pelos colaboradores, eles costumam levar em conta diversos fatores, tais como: benefícios oferecidos, conduta dos colegas e superiores, modelo de gestão, carga horária, estrutura e ferramentas de trabalho, além das características do trabalho em si.

Atualmente, as empresas que não aderiram ao conceito de clima organizacional, já vem sofrendo severas desvantagens competitivas, como por exemplo a perda de colaboradores qualificados para outras instituições, que resulta na alta rotatividade de funcionários, adoecimento físico e mental dos colaboradores, gerando assim sofrimentos e custos desnecessários. Além de poder comprometer a sustentabilidade da empresa como um todo.

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Embora os nomes e conceitos sejam parecidos, é importante que destaquemos as diferenças entre cultura e clima organizacional. É a partir compreensão dos pontos constituintes de cada conceito que as ações empresariais poderão ser tomadas, visando garantir um bom ambiente de trabalho 

A cultura organizacional sintetiza um conjunto de práticas, ações, políticas e comportamentos que regem a rotina da empresa e que se concretizam no dia a dia do trabalho, estando presente em todas as ações que envolvem o negócio, desde os procedimentos rotineiros de uma equipe até grandes decisões de posicionamento de marca. Ela congrega valores, comportamentos, hábitos e pontos de vista em comum no ambiente de trabalho. 

Já o clima organizacional é a percepção da cultura de uma determinada empresa por seus colaboradores e parceiros, e que pode ser mensurada através de técnicas e métodos. Muitos aspectos levantados por essa avaliação resultam em dados riquíssimos para instituição. Estar atento a esses dois conceitos é crucial para qualquer negócio, independente do porte ou área de atuação.

Em síntese, a cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, às crenças, a missão e aos valores da empresa.  Já o clima organizacional, se constitui pela percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

Qual a importância de ter um bom clima organizacional na empresa? 

Uma empresa se constitui, basilarmente, das pessoas que nela trabalham. Como seres humanos e por isso seres sociais, os colaboradores estão sujeitos às mais diversas influências no ambiente de trabalho e irão reagir de diferentes formas a estas influências.

O conjunto de experiências, sentimentos e percepções vivenciados pelos colaboradores e as atitudes decorrentes dessa visão. no que se refere ao ambiente de trabalho, compõe o que chamamos de clima organizacional.

Um ambiente de trabalho positivo, estimula os funcionários a entregarem o seu melhor, executando suas funções de forma mais ativa e dedicada. Pessoas satisfeitas com seus trabalhos se comunicam melhor, e a comunicação interna é essencial para melhorar o clima organizacional de uma instituição.

Um clima organizacional positivo não traz benefícios apenas para os empresa que tem mais facilidade de gerir seus funcionários e maiores chances de aumentar sua produtividade, ele também impacta na saúde física e mental dos colaboradores, que quando se sentem valorizados pela instituição e por seus pares, ficam motivadas e se relacionam de forma mais harmoniosa.

De forma resumida, o clima organizacional é fundamental pois é através dele que a empresa poderá aumentar seus ganhos através de maior produção, engajamento, criatividade, motivação e retenção de talentos, diminuindo os custos oriundos da rotatividade de colaboradores, retrabalhos, falta de comprometimento e conflitos internos.

Como identificar o clima organizacional da minha empresa?

Quando falamos em identificar e analisar o clima organizacional de uma empresa, estamos buscando compreender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, e o clima não está, necessariamente, relacionado as instalações físicas onde os funcionários dividem o mesmo espaço, podendo ser usado também para compreender percepções de funcionários que trabalham no formato home office. Sendo assim, se buscamos mudar o clima, precisamos identificar e entender o que é considerado negativo, e somente após isso, será possível promover ações para alterar a situação em que a instituição se encontra.

Para definir o clima organizacional, se faz necessário analisar e compreender os sentimentos, opiniões e pensamentos dos colaboradores e parceiros sobre a empresa. A maneira mais recomendada e eficaz de realizar isso é através da Pesquisa de Clima Organizacional.

A pesquisa é um instrumento muito importante no que se refere ao gerenciamento de clima organizacional. Através dela é possível analisar o ambiente da empresa e mensurar a satisfação dos funcionários. Assim, a empresa pode identificar áreas que necessitam de melhorias e as potencialidades que podem ser exploradas.

Um dos caminhos mais efetivos para atingir e manter um bom clima organizacional, é mostrando a todos uma vontade genuína em ouvir e levar em consideração as respostas dadas na pesquisa, além de se comprometer com a realização das mudanças necessárias. Quando uma equipe percebe que pode confiar em seus líderes e gestores, e que esses atuam de forma eficiente e ética, o sentimento de bem estar em relação a instituição aumenta e por consequência o clima organizacional se torna mais positivo.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de Clima Organizacional consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos que quando aplicados e analisados de forma correta, possibilitam reunir informações sobre satisfação, motivação, relacionamento hierárquico, relacionamento entre colaboradores, modelos de gestão, e outros inúmeros aspectos que são fundamentais para um negócio seja saudável e próspero.

Por meio da utilização de questionários e entrevistas que serão respondidos pelos colaboradores, é possível identificar o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado no cotidiano da empresa. Avaliar o clima organizacional de uma empresa, nada mais é do que buscar saber quais são os sentimentos, desejos e pensamentos dos colaboradores em relação a empresa em que trabalham.

O objetivo principal da Pesquisa é ampliar suas relações com os colaboradores e assim oferecer condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ambiente de trabalho saudável e positivo. Abaixo iremos listar algumas perguntar que podem ser respondidas através da aplicação de uma pesquisa.

  • A empresa é considerada um bom lugar para trabalhar?
  • Quais são os aspectos que contribuem pra que os colaboradores se sintam motivados ou desmotivados?
  • Os funcionários se sentem pertencentes ao ambiente da empresa? 
  • O funcionário possui objetivos em comum com a empresa?
  • Qual é a opinião dos funcionários sobre as práticas de recursos humanos ou outros departamentos da instituição?
  • Os funcionários estão satisfeitos com a maneira como o gerente atribui tarefas?
  • Todos os colaboradores conhecem e compartilham a missão, a visão e os valores da empresa?
  • As pessoas em cargos de gestão estão aptas para exercer esta posição?
  • Existe equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional dos colaboradores?
  • Como é o relacionamento interpessoal dentro da empresa?
  • A comunicação interna é clara e acessível? Todos recebem as informações mais importantes?

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa?

Saber quais são os pontos que contribuem para um Clima Organizacional positivo é fundamental para garantir benefícios como o aumento da produtividade. Abaixo iremos destacar aspectos que são considerados importantes para que o clima da sua empresa seja considerado assertivo.

Boa infraestrutura: para que os colaboradores possam realizar seus trabalhos de forma tranquila e confortável;

Boa política de benefícios: que irá manter os colaboradores estimulados;

Preocupação com a saúde e o bem-estar do colaborador: demostrando preocupação com questões que são caras ao trabalhador, ele se sentirá acolhido e importante para empresa. 

Treinamento de equipes: tanto de forma técnica como no âmbito do desenvolvimento pessoal, é uma ótima forma de garantir que seu time se sinta valorizado. 

Melhoramento da gestão de pessoas: a opção por uma modelo de gestão que valoriza seus funcionários torna o clima da empresa mais seguro e conectado.

Fortalecimento da comunicação interna: ambientes onde as pessoas não se comunicam de forma objetiva e respeitosa estão fadadas ao fracasso;

Feedbacks: são essenciais para que o colaborador entenda o que está de acordo com as expectativas da empresa e o que pode ser melhorado;

Jornada de trabalho flexível: permite com que os funcionários desfrutem de maior autonomia, assim eles poderão se organizar para cumprir as tarefas solicitadas e ainda ter tempo para descansar e desfrutar da sua vida pessoal.

Uma empresa que possui uma equipe feliz é sinônimo de resultados otimizados. Investir no capital humano é o segredo para potencializar os lucros e garantir a competitividade da empresa no mercado.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)