A gestão de pessoas é um dos principais desafios das empresas, afinal, empresas são feitas de pessoas e são elas as grandes responsáveis pelo seu crescimento. Por isso, é importante conhecer ferramentas e técnicas que permitam uma gestão mais eficiente dos recursos humanos em uma organização.

Uma dessas ferramentas é o People Analytics, que utiliza dados de diferentes fontes, desde softwares até redes sociais, para produzir análises e insights que ajudam o RH a tomar decisões mais precisas em relação às pessoas da empresa, com base em informações concretas.

Neste post, explicaremos o que é o People Analytics, quais são os seus principais benefícios e de que maneira ele pode ajudar o RH da sua empresa.

Continue a leitura para saber mais.

O que é People Analytics?

People Analytics, que pode ser entendido em português como “análise de pessoas”, é o nome dado ao conjunto de ações que utiliza a coleta, análise e entendimento de dados para melhorar o gerenciamento de pessoas nas empresas, permitindo a elas otimizar processos voltados à área de Recursos Humanos (RH) através de tecnologias e práticas como o Big Data e oBusiness Intelligence (BI).

A grande vantagem do People Analytics está na possibilidade de gerar diferentes tipos de análise, tanto para informações sobre o passado quanto para projeções futuras. Alguns dos principais tipos de análise são:

  • Análise Descritiva: quando queremos saber o que aconteceu no passado, esse é o tipo de análise é o mais indicado. Traz uma visão baseada em dados históricos.
  • Análise Diagnóstica: se o que precisamos é saber o porquê de algo ter acontecido no passado, essa é a análise a ser feita. Aponta as causas que levaram um determinado evento a ocorrer.
  • Análise Preditiva: em situações que precisamos entender o que pode acontecer no futuro, essa análise é a mais adequada. Mostra a projeção de um cenário futuro com base no histórico dos dados somada à inteligência de algoritmos e recursos de machine learning.
  • Análise Prescritiva: se é necessário saber o que pode acontecer no futuro se uma decisão for tomada, esse é o formato de análise mais indicado. Seu resultado é um conjunto de recomendações sobre um cenário futuro já previsto na análise preditiva.

O People Analytics pode ser aplicado em diferentes etapas da gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho e remuneração. Por meio de uma análise estruturada de dados, é possível identificar tendências, padrões e gaps em cada uma dessas áreas. Por exemplo, a empresa pode descobrir quais são os funcionários mais produtivos e engajados, quais habilidades são mais valorizadas pela organização, quais benefícios são mais importantes para os colaboradores e como as práticas de liderança afetam o desempenho da equipe.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Separamos esses 3 artigos que você pode gostar:

Quais os benefícios do People Analytics?

Usar o People Analytics para auxiliar a gestão de pessoas da sua empresa permite a identificação de várias oportunidades de desenvolvimento.

Alguns dos principais benefícios são:

Tomada de decisão baseada em dados

Como já mencionado, um dos principais benefícios do People Analytics é que ele permite que as empresas tomem decisões baseadas em dados objetivos, abandonando de vez as suposições não embasadas e os “achismos”. Dessa maneira a organização pode utilizar dados para entender como seus funcionários estão se comportando e como isso impacta os seus resultados.

Identificação de problemas e aumento na performance

O People Analytics também pode ajudar a sua empresa a identificar problemas que podem estar afetando o desempenho dos colaboradores. Por exemplo, se uma equipe está tendo uma performance abaixo do esperado, os dados auxiliam a encontrar as possíveis causas do problema, como falta de treinamento ou ruídos na comunicação. Com base nessas informações é possível obter insights valiosos para traçar planos de ação efetivos em tempo real. Isso pode incluir desde capacitações até mudanças no ambiente de trabalho.

Redução do turnover

A alta rotatividade de funcionários é um problema comum em muitas organizações, mas usando o People Analytics sua empresa pode encontrar maneiras de solucioná-lo. Por exemplo, ao coletar e analisar os dados de desligamento de colaboradores extraídos de seu software de gerenciamento, as equipes podem identificar quais são as principais causas do turnover e trabalhar para manter percentual do indicador dentro de uma faixa aceitável.

Aumento da produtividade e do bem-estar dos funcionários

Aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores da empresa se torna uma tarefa mais fácil com a ajuda do People Analytics. Ao entender com o máximo de detalhes o que motiva os funcionários e o que os torna mais engajados, é possível atuar de maneira a promover um ambiente de trabalho cada vez mais favorável e motivador.

Como o People Analytics pode ajudar o RH da sua empresa?

Como vimos, o People Analytics promove uma grande quantidade de oportunidades e benefícios. Agora chegou o momento de entender melhor como ele pode ajudar o RH da sua empresa, de forma prática.

Vem com a gente!

Recrutamento e seleção

Identifique de maneira mais clara e ágil quais são as características dos candidatos que estão mais alinhadas com as necessidades da sua empresa. Fazendo a análise dos dados relacionados a funcionários que atingem ou já atingiram grandes resultados, o RH pode perceber quais são as habilidades e competências mais valorizadas pela empresa e utilizá-las como critério de seleção.

Desenvolvimento de carreira

Descubra quais são as competências que os funcionários precisam desenvolver para conseguir avançar em suas carreiras dentro da empresa. Por meio da análise dos dados ligados à performance dos funcionários, o RH consegue identificar pontos de melhoria em habilidades e competências, e a partir disso criar programas de treinamento e desenvolvimento que atendam tanto às necessidades individuais de cada colaborador quanto as da empresa. Esse movimento contribui para uma maior retenção de talentos.

Gestão do desempenho

Gerencie o desempenho dos funcionários de forma mais justa e objetiva. Ao utilizar dados para avaliar o desempenho dos colaboradores, o RH pode garantir que as avaliações sejam baseadas em critérios objetivos e que os funcionários sejam avaliados de forma justa e consistente.

Gestão do clima organizacional

Monitore e melhore o clima organizacional da sua empresa. Com o foco em análises de dados ligadas à satisfação e o engajamento dos funcionários, o RH consegue identificar quais são os fatores considerados ofensores para o clima organizacional e tomar medidas importantes para sua manutenção e evolução.

Conclusão

O People Analytics é uma ferramenta poderosa para o RH das empresas, pois permite que as decisões relacionadas à gestão de pessoas sejam baseadas em dados objetivos e precisos.

Ao utilizar dados para entender como trabalham os funcionários e de que forma isso impacta os resultados da empresa, o RH consegue insumos importantes para tomar decisões mais claras e objetivas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo, uma maior satisfação e engajamento dos funcionários, além de um aumento na performance e nos resultados da empresa.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados! Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)