A área de Tecnologia da Informação (TI) tem acompanhado mudanças consideráveis em relação à maneira como pessoas e empresas armazenam, gerenciam e consomem os seus dados.

A necessidade cada vez maior de analisar grandes quantidades de informações em tempo real para tomadas de decisão mais precisas fez com que as empresas ampliassem seus investimentos em ferramentas de Business Intelligence (BI). Ao mesmo tempo, a migração dos recursos de capacidade e armazenamento de sistemas e serviços para nuvem se tornou uma opção viável para organizações que buscam reduzir os custos, melhorar a produtividade e aumentar a segurança dos seus dados.

O BI é uma área estratégica e sua a migração para nuvem pode trazer benefícios significativos, incluindo maior eficiência, flexibilidade e escalabilidade. Neste post vamos falar sobre as razões pelas quais as empresas deveriam considerar migrar seus recursos e ferramentas de BI para nuvem.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

Business Intelligence (BI)

Antes de entrar em detalhes sobre a migração do BI para a nuvem, vamos entender o melhor que quer dizer esse termo. Business Intelligence se refere às ferramentas e processos usados pelas empresas para analisar dados e tomar decisões baseadas em fatos. As soluções de BI fornecem informações de negócio valiosas que ajudam as organizações a entender melhor seus clientes, identificar oportunidades de crescimento, otimizar suas operações e se posicionar de forma mais estratégica.

O BI envolve a coleta, a organização e a análise de dados, além de apresentar e compartilhar informações de maneira fácil. As soluções de BI podem incluir tabelas, gráficos, relatórios, dashboards, aplicativos, análises de tendências e outros recursos avançados envolvendo machine learning, inteligência artificial (IA), entre outras tecnologias.

Nuvem (Cloud Computing)

A computação em nuvem, também conhecida pelo termo Cloud Computing, é o modelo de tecnologia que permite acessar e utilizar recursos de computação, como armazenamento, processamento e aplicativos de maneira remota através da internet, sem a necessidade de mantê-los fisicamente em seu computador ou servidor.

Em vez de comprar e manter servidores e infraestrutura de TI em suas instalações, uma organização pode contratar provedores de serviços de nuvem, que são empresas especializadas em oferecer recursos de Cloud Computing com capacidade sob demanda, permitindo uma adaptação mais rápida e precisa aos mais distintos cenários de negócio.

Existem três principais tipos de serviços de computação em nuvem:

  • Infrastructure-as-a-Service (IaaS): fornece acesso a recursos de infraestrutura, como servidores virtuais e armazenamento de dados.
  • Platform-as-a-Service (PaaS): disponibiliza uma plataforma para desenvolvimento e execução de aplicativos.
  • Software-as-a-Service (SaaS): fornece acesso a aplicativos e software hospedados na nuvem.

Por que migrar para nuvem?

Empresas que atualmente possuem uma estrutura de BI baseada em servidores locais que atendem suas necessidades podem se perguntar por que devem começar a operar na nuvem. De acordo com um estudo feito pela consultoria Gartner, mais de 85% das empresas em todo o mundo, irão migrar para nuvem até 2025. A pesquisa aponta que a prática é uma tendência tecnológica para os próximos anos e por isso é importante avaliar essa alternativa quanto antes.

Além disso, existem outras razões pelas quais as empresas devem considerar a migração do BI para nuvem. A seguir, vamos falar sobre elas.

Vem com a gente!

Diminuição dos custos

Uma das principais razões pelas quais empresas migram o BI para nuvem é a diminuição dos custos em infraestrutura. O processo permite reduzir os gastos com gestão e equipamentos, pois não haverá mais a necessidade de investir em hardwares e softwares caros ou equipes dedicadas para gerenciar todos esses sistemas. Além disso, os provedores de serviço de nuvem geralmente cobram aos usuários somente pelo que eles usam, o que significa que as empresas podem economizar dinheiro em licenças de software e outros custos de manutenção necessários em um sistema de BI tradicional.

Melhor desempenho e escalabilidade

A nuvem oferece uma infraestrutura de TI altamente escalável e flexível, permitindo que as empresas aumentem ou diminuam recursos como o poder de processamento e o armazenamento de dados, conforme as demandas do negócio. Isso significa que elas podem garantir um desempenho consistente, mesmo durante picos de tráfego de dados.

Quanto ao desempenho, os provedores de serviço de nuvem geralmente possuem diversos data centers espalhados em várias partes do mundo, o que significa que as empresas podem ter acesso a uma infraestrutura de TI distribuída geograficamente, melhorando a performance e reduzindo a latência.

Maior segurança de dados

A segurança e a privacidade dos dados são temas que geram grandes preocupações para empresas de todos os portes. Soluções de BI na nuvem são geralmente mais seguras do que as soluções baseadas em servidores locais, pois os provedores de serviço de nuvem investem pesado em cloud security e têm equipes dedicadas à proteção de dados dos clientes. Além disso, esses fornecedores podem oferecer recursos de segurança avançados, como autenticação multifatorial, criptografia de dados e detecção de ameaças em tempo real.

Acesso remoto e colaboração facilitada

Com a migração do BI para nuvem, os usuários podem acessar os dados e relatórios de qualquer lugar com uma conexão à Internet. Isso significa que as equipes de negócios podem acessar as informações de BI de forma remota, sem a necessidade de estar fisicamente presentes no escritório. As soluções na nuvem também facilitam a colaboração entre equipes e departamentos. Os usuários podem compartilhar relatórios e dashboards com facilidade, permitindo que todos tenham acesso às mesmas informações e tomem decisões com base nos mesmos dados.

Atualizações automáticas

Manter um sistema de BI atualizado pode ser um desafio para as empresas, especialmente para aquelas que não têm uma equipe de TI dedicada. Com a migração para nuvem, as atualizações do software são feitas automaticamente pelo provedor de serviço de nuvem, sem interrupções ou necessidade de intervenção por parte da equipe de TI da empresa. Isso significa que elas sempre terão acesso às versões mais recentes das ferramentas de BI, sem precisar se preocupar com problemas de compatibilidade.

Integração com outras soluções de nuvem

Muitas empresas estão migrando para nuvem para aproveitar as vantagens da integração entre diferentes soluções na nuvem. A migração do BI para nuvem pode facilitar a integração com outras soluções de nuvem, como soluções de gerenciamento de dados, CRM e ERP.

Com a integração facilitada, as empresas podem obter insights mais profundos sobre seus negócios, aproveitando ao máximo as informações armazenadas em diferentes sistemas e plataformas.

Conclusão

Migrar para nuvem é uma excelente opção para empresas que desejam aumentar o potencial de suas soluções de BI. Além de permitir maior escalabilidade, flexibilidade e acessibilidade aos dados, a migração para nuvem oferece também maior segurança e redução de custos operacionais.

Com as ferramentas de BI na nuvem, as empresas têm a possibilidade de coletar, analisar e interpretar dados de forma mais ágil e eficiente, o que pode resultar em insights valiosos e planos de ação mais bem fundamentados.

Atuar em ambiente cloud é uma tendência global que vem ganhando cada vez mais força no mundo da tecnologia e pode fazer toda a diferença no sucesso e na competitividade das organizações.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)