O conceito de Business Intelligence, ou simplesmente BI, já vem sendo utilizado em inúmeras empresas dos mais diversos setores. Mais recentemente, e através dos resultados apresentados, o BI tem chamado a atenção de muitas empresas da área da saúde.

Com a capacidade de potencializar os resultados de consultórios, clínicas e hospitais, fornecendo dados para que as decisões sejam cada vez mais assertivas, o Bussines Intelligence tem ganhado destaque na área e atraído cada vez mais os adeptos.

Se planejado e executado da forma correta, o BI consegue ajudar empresas que atuam na área da saúde a melhorar a gestão do seu negócio e oferecer serviços de maior qualidade aos seus pacientes e parceiros.

Pesquisas recentes apontaram que 94% dos hospitais brasileiros têm interesse em investir melhorias tecnológicas, e entre as principais tendências de investimentos está justamente o Business Intelligence.

Os dados apresentados convergem com a pesquisa realizada pela IT Mídia, que revelou que mais de 70% das instituições de saúde pesquisadas e que possuem faturamento anual superior a R$ 2 bilhões, disseram que planejam investir em BI.

Pensando nisso, construímos esse texto, para que você possa saber mais sobre o assunto, conhecer os conceitos, o funcionamento, as aplicabilidades e as vantagens do Business Intelligence. E assim, ajudar o seu negócio a estar conectado com o que há de mais inovador e assertivo do mundo tecnológico.

Vamos lá!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), em tradução para o português Inteligência Empresarial, é o conceito utilizado para nomear um conjunto de metodologias, processos, ferramentas e estruturas capazes de realizar a análise de grande quantidade de informações, visando a tomada de decisões assertivas no ambiente corporativo.

As empresas, independente da área de atuação, sempre concentram grandes volumes de dados e na maior parte das vezes, as informações coletas não são analisadas da forma correta. Limitando o potencial desses recursos e prejudicando a tomada de decisões das instituições.

Dessa forma, o BI surge para auxiliar as empresas, através de seus gestores, a realizar a análise desses dados de forma segura, organizada e otimizada.

Qual a importância do Business Intelligence na saúde?

O conjunto de metodologias que compõe o BI, pode ser essencial para auxiliar e melhorar a gestão de consultórios, clínicas ou hospitais. Pois, apesar de o foco ser a oferta de serviços de saúdes, essas empresas também realizam processos administrativos e burocráticos.

Dessa forma, o BI é uma ótima ferramenta para empresas que buscam por análises seguras e adequadas das informações coletadas, para que a partir delas possam tomar decisões corretas e mais assertivas. Permitindo assim, que empresas da área da saúde possam garantir a estruturação e a manutenção de seus negócios.

A pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade das empresas tomarem decisões de forma mais rápida e precisa, atingindo especialmente as empresas da área da saúde. Assim, ferramentas como o BI foram essenciais para que os dados coletados fossem analisados de forma correta e fossem utilizados como subsídio para uma gestão mais qualificada e eficiente.

O conjunto de processos presentes no Business Intelligence permite que as informações coletadas sejam organizadas, analisadas e cruzadas entre elas. Resultando dados mais confiáveis e permitindo a realização de previsões mais concretas.

A utilização dos conceitos de BI na saúde é realizada por softwares especializados, plataformas automatizadas e rotinas manuais que possibilitando a implantação dessa tecnologia no dia a dia da empresa. A comunidade médica tem se mostrado bastante favorável ao uso de tecnologias avanças na área. Prova disso é que no ano 2020 a Associação Paulista de Medicina divulgou uma pesquisa, onde 9 entre 10 médicos que responderam à pesquisa, afirmaram aprovar o uso da tecnologia digital na medicina.

Principais características do Business Intelligence na Saúde

Diante das constantes mudanças econômicas, do volume crescente de informações e da necessidade de as empresas tomarem decisões mais produtivas e rentáveis para se manterem competitivas no mercado, o Business Intelligence, consegue auxiliar instituições e seus gestores a visualizar e compreender cenários complexos. E a partir disso, contribuir para cada setor e para cada etapa do processo de administração da empresa, com confiança, informações e assertividade nas decisões.

A estrutura de indicadores utilizadas no Business Intelligence, geralmente acompanha a pirâmide organizacional, composta por 3 níveis:

  • Operacional: responsável por medir os processos e incluem a quantificação das atividades rotineiras, como o número de agendamentos, tempo médio de espera do paciente e número de exames realizados.
  • Gerencial ou tático: processo responsável por acompanhar os planos de ação e os resultados dos projetos finalizados ou em curso. Etapa onde são organizadas e analisadas as informações sobre pacientes, produtos e margem de lucro.
  • Estratégico:  esse processo é composto pelos indicadores gerenciais e os insights que levam a uma tomada de decisão mais assertiva e onde são realizadas análises sobre o crescimento da empresa e as estratégias que podem ser utilizadas para um determinado objetivo.

10 benefícios do Business Intelligence para empresas da área Saúde

A tecnologia na área da saúde tem avançando constantemente, e para acompanhar essas mudanças, é fundamental que as empresas adotem novos sistemas de serviço.

O Business Intelligence vem se consolidando como uma ótima opção tecnológica para o setor da saúde, pois, é capaz de garantir maior controle, segurança e otimização de processos para a gestão.

Abaixo, selecionamos 10 benefícios que o Business Inteligente pode trazer para a sua empresa. São eles:

1) Coleta de dados e organização de informações mais eficiente:

Através do BI é possível realizar a coleta de dados relacionados à empresa como informações sobre: pacientes, médicos, procedimentos e informações referentes a gestão administrativa e financeira.

Após a coleta de dados, o Business Intelligence permite que essas informações sejam armazenadas e organizadas de maneira otimizada e assertiva. Permitido que os gestores e demais profissionais possam identificar os dados de forma mais rápida e eficiente. Além de permitir também que todos os dados sejam reunidos em um mesmo local e organizados por segmentos ou categorias.

2) Análise segura e eficiente das informações

Através do conjunto de ferramentas de BI é possível reunir, compilar e converter os dados gerados em uma empresa de forma automatizada e em tempo real. E partir disso, realizar uma análise mais completa e assertiva das informações relevantes para as clínicas e hospitais.

Com o BI, as empresas passam a ter uma visão mais organizada, ampla e concreta das informações e a gestão das empresas passam a dispor de informações que possibilitam a melhoria contínua e gradual dos processos.

3) Tomada de decisões mais assertivas

Através do conceito e das ferramentas de BI, é possível, não apenas reunir e organizar as informações coletadas. Mas, principalmente, transformar todo o conhecimento adquirido em ações. O Business Intelligence na saúde permite que essas ações sejam tomadas de forma segura e com base em análises sólidas, trazendo mais confiança para os gestores e melhores resultados para as empresas.

Com a tecnologia de Business Intelligence, sua empresa terá acesso a relatórios baseados nos dados de forma totalmente automatizada. Permitindo que assim, a gestão tenha uma visão mais ampla e concreta de tudo que acontece na sua empresa. Evitando assim, gastos desnecessários, melhor aplicabilidade de recursos e ajudando a identificar possíveis falhas.

Na área da saúde, o BI é uma ótima estratégia de qualificar o trabalho dos profissionais, como médicos e enfermeiros, pois, a partir das análises, os profissionais passam a ter mais informações sobre os pacientes, contribuindo diretamente para a qualidade do serviço ofertado.

4) Processos mais estruturados

Através do mapeamento de processos realizado pelo BI, é possível identificar a sequência lógica que compõem um determinado procedimento. Dessa forma, a gestão de empresas na área da saúde consegue analisar os procedimentos realizados e ter um conhecimento mais profundo e efetivo sobre cada um deles. Possibilitando assim, o planejamento e a execução de projetos mais estruturados e com fluxos interligados e colaborando diretamente para avaliações e decisões mais assertivas.

5) Qualidade da gestão na saúde

Um dos principais benefícios do BI para empresas da área da saúde, é realmente, uma melhora considerável na qualidade da gestão da empresa. Pois, são os processos administrativos mantém os atendimentos e a oferta de serviços organizadas e atendendo as necessidades dos pacientes.  Através de uma gestão mais eficiente, esses procedimentos são otimizados, resultando na melhora dos serviços em sua totalidade.

6) Triagens mais eficientes

O Business Intelligence na saúde, também é um ótimo recurso para a realização de triagens mais seguras e eficientes em clínicas, hospitais e centros de atendimento. Pois, através da coleta e análise, rápida e automatizada das informações, o processo de acesso é otimizado, resultando em triagens mais qualificadas e seguras.

7) Emissão de Laudos Médicos digitais

As inovações trazidas pelo BI, também podem ser observadas em micro processos, como, na emissão de laudos médicos digitais. Ao poder contar com um sistema tecnológico de qualidade, as empresas da área da saúde conseguem otimizar o lançamento de diagnósticos e fazer com que o compartilhamento de informações seja mais rápido e seguro.

8) Auditoria de processos integrado ao sistema

Com a tecnologia oferecida pelo Business Intelligence, as empresas conseguem mapear onde estão gargalos dos processos e intervir de forma mais segura e qualificada.  

Através do BI é possível realizar auditorias dentro do próprio sistema e identificar itens que possuem erros de lançamento de faturamento, números incorretos, e diversos outros itens que podem levar a problemas maiores, evitando assim, perdas financeiras e prejuízos a imagem da empresa.

Ao conseguir identificar as falhas em seus processos de auditoria, as empresas têm a oportunidade definir ações, visando a resolução dos problemas e minimização dos seus impactos.

Além disso, o BI é um ótimo aliado para que a empresa consiga manter seus processos de auditoria seguros e garantir que as ações da empresa estejam de acordo com as legislações vigentes. Pois, permite que o armazenamento e a manutenção dos dados sejam realizados de forma segura, e garantindo a integridade e a proteção dos dados de seus pacientes. Nesse quesito, é imprescindível que as empresas estejam em conformidade com as novas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

9) Redução dos custos

Tarefas automatizadas e mais ações digitais contribuem diretamente para a redução de gastos com materiais de escritório, como impressões em papel. Além de minimizar as chances de perdas e extravios de documentos.

Mas, o principal fator para redução de custos surge a partir da análise dos dados passados, que contribuem diretamente para a elaboração de projeções estimativas mais precisas. Auxiliando também, no uso mais racional de produtos, em um gerenciamento de estoque mais enxuto e alinhado à realidade e aos objetivos da empresa.

10) Melhoria na qualidade do atendimento

Além de permitir a padronização de processos internos, o BI possibilita a padronização do atendimento. Possibilitando assim, que as consultas e exames ocorram em intervalos de tempo conveniente para as equipes de profissionais, evitando os conflitos de agenda e melhorando a experiência do paciente junto a clínica ou hospital.

Através do BI, é possível converter cada atendimento em métricas mensuráveis, onde a empresa possui acesso a informações como: dados de exames, medicações utilizadas, hábitos alimentares, admissões e altas de internações e demais dados que forem considerados pertinentes pela gestão.

Esses dados conseguem oferecer uma perspectiva mais concreta e abrangente de todos os processos da instituição, e contribuem diretamente para o planejamento e implementação de estratégias diferenciadas que visam a agilidade e a eficiência dos atendimentos aos pacientes.

Exemplos da utilização do BI na gestão em Saúde

O Business Intelligence é capaz de fornecer informações de qualidade e pode ser utilizado em diversos setores das empresas da área da saúde. Abaixo, listamos alguns exemplos de como o BI pode ajudar a sua empresa de maneira prática. São eles:

  • Visualização dos dados por diferentes óticas: as ferramentas de BI permitem a visualização dos mesmos dados por óticas diferentes, possibilitando novas perspectivas de atuação e resolução de problemas. É possível, por exemplo, ter uma visão pela ótica do setor de atendimento, dos médicos, dos enfermeiros e demais profissionais da área, dos pacientes, de empresas, de convênios de saúde e diversos outros atores que compõe o cotidiano das clínicas e hospitais
  • Dashboards completos: através de painéis que reúnem todas as informações da instituição e são altamente visuais, permitindo uma maior compreensão do contexto e contando com informações automáticas e ideias de ação. Sabemos que os números e estatísticas só fazem sentido quando aliados a um tratamento adequado dos dados, e justamente nessa etapa que o Business Intelligence pode revolucionar a sua empresa.  Com os dados sumarizados e sintetizados é possível gerar informações relevantes para todas as áreas do negócio e identificar as principais tendências a serem seguidas.
  • Maior poder competitivo através de um verdadeiro Raio-X dos processos: para que sua empresa possa se manter competitiva diante da concorrência, é necessário que ela seja capaz de visualizar novas oportunidades, identificar problemas e possibilidades de melhorias. E isso é possível através do uso de tecnologias como o BI.
  • Potencialização dos processos de controle: através das métricas e indicadores, a gestão passa a ter mais controle e segurança sobre suas ações.
  • Benefício para a área de Radiologia: através das ferramentas de BI, é possível identificar a quantidade de exames em radiologia, além dos intervalos entre um exame e outro, da produtividade dos profissionais e o tempo gasto em cada procedimento. Com essas informações, a sua empresa poderá prever, em curto ou médio prazo, a média de atendimentos, o perfil do público usuário, identificar horários de maior movimento, ter acesso à previsão de receita no mês e até mesmo, identificar quais exames são os rentáveis para o negócio.
  • Benefícios para setores administrativos: com o BI é possível ter uma visualização completa e individualizada de tudo o que acontece em sua empresa, como: contas a pagar e a receber, informações de estoque, faturamento, valor investido em cada departamento e muito mais. É possível, também, ter acesso a dados comparativos sobre agendamentos e o que foi realmente efetivado, perfil do público usuário, previsão de receita, custo de cada agenda de profissionais. Além de fornecer aos gestores informações analisadas de forma mais profunda, analítica e estratégica.
  • Benefícios para os gestores: os gestores poderão ter acesso a informações sobre valores de cada procedimento, sabendo quantas ressonâncias foram realizadas no mês, por exemplo, e também quantas estão previstas para um determinado dia ou semana. Com acesso aos dados e análises realizadas pelas ferramentas de BI, é possível construir um plano de ação mais estratégico e com base nas agendas, exames, horários, entre outras informações.
  • Benefícios para Hospitais: Com o Business Intelligence é possível acompanhar todos os setores do hospital, como, por exemplo: contas a pagar e a receber, estoque de produtos, faturamento de cada setor, custo de centros cirúrgicos e de centros de imagens. Dessa forma, os hospitais terão acesso a informações qualificadas que ajudarão muito para a tomada de decisões mais assertivas. Tudo isso, em tempo real! Podendo intervir em situações de forma rápida e objetiva. Além de ter acesso a relatórios capazes de apontar os impactos no faturamento e suas principais causas, para que assim, seja possível adotar ações que possam reverter o cenário e trazer retornos positivos mais rapidamente.
  • Benefícios para os profissionais da área da saúde: com as ferramentas de BI, é possível realizar melhorias em relação à gestão da jornada de trabalho dos profissionais. Possibilitando a adequação das escalas conforme a disponibilidade dos profissionais e o volume de atendimentos previstos. E sendo possível também, verificar se as escalas criadas estão dando conta das necessidades de atendimento ou, se há profissionais cumprindo jornadas maiores sem uma real necessidade, por exemplo.  Dessa forma, o gerenciamento dos dias e horários de trabalho dos profissionais pode ser pensada de forma que reduza a carga de trabalho excessiva, preservando os profissionais, reduzindo custos desnecessários e otimizando o tempo dos pacientes.

Outras informações que podem ser fornecidas pelo Business Intelligence

Além da organização e análise dos dados, as ferramentas de BI podem ser um grande aliado para que as empresas da área da saúde possam planejar e implementar ações com base em seu público-alvo. Como, por exemplo, desenvolver ações baseadas em:

  • Dados populacionais: são dados que podem incluir a faixa etária e o sexo dos pacientes, horários de maior circulação dos pacientes na clínica ou hospital, e servir de subsídio para que os setores da empresa possam atender os pacientes conforme as suas especificidades, podendo, por exemplo, fornecer um atendimento diferenciado para o público feminino.
  • Atendimento adequado às necessidades dos pacientes: através dos dados analisados pelas ferramentas de BI, as empresas conseguem identificar informações sobre os pacientes e atendê-los conforme suas necessidades, podendo desenvolver ações voltadas e adequadas crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais.

Concluindo…

Como vimos nesse post, o Business Intelligence tem o poder de agregar inúmeras soluções de gestão e de fazer com que as decisões sejam mais assertivas e amparadas em análises qualificadas.

Esperamos que você tenha gostado desse post e para mais conteúdos como esse, siga acompanhando o nosso blog! Para saber mais sobre as soluções que a CSP > Tech pode trazer para sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)