O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios em português, é uma metodologia de gestão que engloba os processos de coleta, organização, análise, interpretação e monitoramento de um grande volume de dados relacionados a uma empresa ou departamento.

Através de uma série de soluções tecnológicas, o BI consegue monitorar operações, coletando, analisando e apresentando estatísticas para os gestores e líderes técnicos de uma empresa. Que com a ajuda dessa inteligência artificial poderão tomar decisões mais assertivas, desenvolver estratégias mais eficazes e amparar o planejamento da empresa em informações confiáveis.

Atualmente, o Business Intelligence é uma das principais apostas tecnológicas para a tomada de decisões, e está moldando o futuro das transações e aquisições das empresas. Segundo pesquisa realizada pelo Gartner, “75% das organizações e de seus ecossistemas (clientes, fornecedores e concorrentes) serão usuários ativos de ferramentas de análise nos próximos dois anos”.

Com o BI sua empresa poderá desenvolver novas estratégias e atingir ótimos resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

Como o Business Intelligence funciona?

O Business Intelligence funciona coletando o maior número de dados possível de diferentes fontes, armazenando em bancos de dados, organizando de forma adequada e transformando esses dados em informações úteis para o seu negócio.

Após ordenar e arranjar os dados, do sistema poderá apresentar as informações de forma didática e atrativa através de painéis, gráficos e planilhas. Permitindo que os resultados das análises sejam facilmente visualizados e contribuindo diretamente para que a tomada de decisões pelos líderes da empresa ou responsáveis técnicos sejam mais assertivas.

Dessa forma, o BI pode ser aplicado a diversos setores e etapas de um projeto ou empresa. Podendo ser utilizado para:

  • Coletar e organizar informações em tempo real;
  • Controlar volumes de estoque;
  • Agilizar tarefas do gerente de suprimentos e compras;
  • Acompanhar o desenvolvimento das operações logísticas;
  • Analisar padrões de comportamento dos consumidores;
  • Auxiliar na tomada de decisões com base em dados confiáveis e seguros.

No item abaixo, iremos apresentar uma lista com informações super importantes para o setor de compras. Quer saber quais são essas informações? Continue lendo esse post!

Indicadores importantes para o sucesso de um setor compras

O volume de dados e informações relacionados a uma empresa e a cada um de seus setores e times é imenso! Para que esses dados sejam filtrados e consigam atender aos indicadores que mais influenciam nos resultados do setor de compras de uma empresa, é preciso, primeiramente, saber quais são os indicadores mais relevantes que devem ser seguidos.

Por isso, criamos essa lista com alguns indicadores que são super importantes para garantir o sucesso do setor de compras de uma empresa. São eles:

  • Tempo de espera – Lead time: o tempo de espera é um dos principais indicadores em um departamento de compras, pois, ele que irá mostrar o intervalo de tempo entre a solicitação de uma compra e o seu atendimento. O tempo de espera é calculado com base em diversos fatores, entre eles: a criação de um pedido de compra, cotações e escolha por um fornecedor, prazo para a entrega, assim como, recebimento e registro de entrada de cada um dos itens. Quando o tempo de espera não é medido da forma correta, pode gerar problemas na programação das compras e desabastecimento de estoques da empresa. A redução do tempo de espera pode ser atingida através do mapeamento de todo percurso por qual o pedido passa até chegar ao fornecedor.
  • Prazo Médio de Pagamento – Payment terms: o Payment terms é o indicador que mede o prazo médio de pagamento aos fornecedores. Através desse indicador é possível ter um controle de fluxo de caixa mais eficiente e seguro.
  • Custo por pedido: através do indicador de custo por pedido, é possível identificar e negociar melhores preços e prazos de pagamento. Algumas estratégias que ajudam o setor de compras ser mais eficiente nesse aspecto são:  estabelecer um único dia do mês para realizar os pedidos para determinado fornecedor, comprar o máximo de produtos de um mesmo fornecedor e analisar as vantagens oferecidas ao aumentar a quantidade de itens por pedido.
  • Desempenho dos fornecedores: através da análise de desemprenho de cada fornecedor, sua empresa terá acesso a informações sobre o grau de eficiência de cada um deles, podendo identificar a disponibilidade e qualidade dos produtos; seus preços, condições de pagamento, prazos de entrega, além de poder avaliar a qualidade do atendimento pré e pós-venda e grau de comprometimento do fornecedor ao cumprir ou não, o que foi acordado.
  • Monitoramento de evolução de preço: ao medir e monitorar a evolução do preço dos produtos adquiridos é possível acompanhar e comparar a variação dos valores, permitindo que sejam identificadas as compras que poderão trazer maiores vantagens financeiras para o negócio.
  • Economia realizada – Saving em compras: esse indicador consegue mostrar a economia feita na aquisição de um determinado material, sendo utilizado para apurar os ganhos realizados com as negociações de compras. Assim como, possíveis prejuízos, permitindo que os gestores intervenham de forma rápida e nossas estratégias possam ser adotadas.

Os 10 principais benefícios do Business Intelligence para a área de compras

Processos orientados por Business Intelligence já são uma realidade em muitas empresas, e a tendência é as empresas busquem cada vez mais. Pois, a atualidade exige que as decisões sejam tomadas cada vez mais rápido, de forma as empresas consigam reagir ao dinamismo do mercado.

Com as ferramentas e soluções em BI a tomada de decisões se torna cada vez mais assertivas, pois, suas análises são baseadas em dados atualizados em tempo real por meio de um painel de controle atualizado a todo momento!

Abaixo vamos listar os 10 principais benefícios que as soluções em BI podem trazer para sua empresa através de melhorias no setor de compras. Vamos lá!

1 – Tomada de decisões mais assertivas: o principal objetivo das soluções em BI é fornecer aos gestores e líderes técnicos o embasamento necessário para que as decisões sejam pautadas em informações confiáveis. Proporcionando a empresa maior consciência e nitidez sobre o empreendimento e possibilitando que objetivos claros sejam estabelecidos.

2 – Ampliação de vantagem competitiva: com as soluções em BI sua empresa poderá ampliar a vantagem competitiva de muitas maneiras, entre elas: garantindo que as informações certas vão chegar às pessoas responsáveis, de forma segura e rápida e através de equipes mais engajadas por terem acesso a informações relevantes para o seu trabalho e de fácil compreensão.

3 – Maior eficiência dos processos: através da análise dos dados coletados é possível identificar lacunas nos processos, permitindo que a empresa desenvolva práticas mais eficientes e de melhoramento contínuo. Ao identificar possíveis erros, as soluções em BI também estão facilitando o desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras.

4 – Maior conhecimento sobre o negócio: as soluções em BI auxiliam os gestores e líderes a terem uma maior compreensão a respeito de seus negócios, pois, consegue identificar, processar e analisar um leque enorme de dados relevantes.

5 – Redução de falhas: a automação de processos é hoje, uma das principais estratégias para a redução de falhas. Com as soluções em BI, o monitoramento dos processos passa a contar com a exatidão das soluções tecnológicas. Eliminando assim, os riscos do fator humano e a necessidade de checagens repetitivas. Permitindo que os colaboradores se dediquem a funções realmente necessárias.

6 – Análises de relevância: através dessas análises é possível ter acesso a informações sobre os produtos e serviços mais populares para cada segmento, auxiliando nos processos de reposição e monitorando todo o fluxo de compras.

7 – Processos de logística mais eficazes: com as ferramentas de BI, sua empresa poderá ter acesso a informações e sugestões referentes a distribuição de produtos entre diferentes filiais ou pavilhões em um mesmo espaço, evitando assim, os custos referentes a deslocamentos desnecessários de colaboradores, equipamentos e produtos.

8 – Negociações estratégicas e orientadas por dados: com os dados fornecidos pelas soluções em BI, as compras podem ser pensadas e realizadas de forma mais estratégica, possibilitando a identificação e aquisições de produtos por preços melhores e mais relevantes para o caixa da operação.

9 – Maior precisão no controle e gestão de estoque: através de um sistema informatizado e atualizado em tempo real, como o oferecido pelo BI, as empresas têm mais segurança e precisão em relação aos itens do estoque, impedindo que sua empresa perca produtividade por falta de insumos ou produtos.

10 – Ponto de ressuprimento: analisando o fluxo de produtos na empresa, o BI é capaz de cruzar informações e sugerir com exatidão os melhores momentos para o gerente de compras realizar novos pedidos, sem o perigo de ficar sem produto ou precisar trabalhar com grandes estoques.

Concluindo…

Com as soluções e ferramentas de Business Intelligence sua empresa poderá ter maior eficiência nos processos de compras.  Além de ajudar a sua empresa a estabelecer metas reais, analisar processos, desempenho, progressos, obter novas informações e insights, medir os resultados de cada estratégia adotada e processo realizado.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para que os processos de compras da sua empresa aliados as soluções em Inteligência de Negócios possam alcançar ótimos resultados!

Esperamos que você tenha gostado desse post e para mais conteúdos como esse, siga acompanhando o nosso blog!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP > Tech pode oferecer à sua empresa, acesse: https://www.csptech.com.br/

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)