Algumas das etapas básicas para começar a usar o Power BI é você se familiarizar com a ferramenta e ir otimizando seus dados para poder construir um resultado completo. À medida que você se acostuma com a ferramenta, pode explorar recursos mais avançados, como análise preditiva, modelagem de dados avançada, integração com outras ferramentas Microsoft (como Excel, SharePoint, Teams) e muito mais. 

A vantagem dessa ferramenta é a facilidade de explorar recursos e integrar outras ferramentas, como o Jira. Se você quiser saber mais sobre essa integração acesse o link abaixo:  

Então, vamos continuar com o nosso conteúdo. E não pare de ler, pois cada informação contida nessa página é de extrema importância para você, empresa, que deseja utilizar essa ferramenta. Fique firme até o fim! Vamos lá!  

7 formas de utilizar os recursos do Power BI  

O Power BI oferece uma variedade de recursos avançados para análise exploratória e descoberta de insights em dados. Aqui estão algumas maneiras de usar esses recursos para análise de dados avançada. Algumas delas são:  

Visualizações Avançadas: O Power BI oferece uma ampla gama de visualizações avançadas além dos gráficos básicos, como mapas, diagramas de árvore, gráficos de dispersão, linhas de tendência, entre outros. Experimente diferentes tipos de visualizações para explorar seus dados de maneiras diferentes e identificar padrões e tendências. 

Análise Temporal: Use recursos de análise temporal para identificar tendências ao longo do tempo. Por exemplo, você pode usar gráficos de linhas ou mapas animados para visualizar como os dados evoluem ao longo do tempo e identificar padrões sazonais ou ciclos de tendências. 

Segmentação e Filtragem Avançada: Utilize recursos avançados de segmentação e filtragem para explorar seus dados em diferentes níveis de detalhe. Por exemplo, você pode usar segmentações de dados ou slicers para permitir que os usuários filtrem os dados por diferentes categorias ou variáveis e explorem os dados de maneira interativa. 

Análise de Dados Geoespaciais: Se seus dados incluem informações geográficas, use recursos de análise geoespacial para visualizar dados em mapas e identificar padrões geográficos. Por exemplo, você pode usar mapas de calor para visualizar a distribuição geográfica de seus dados e identificar áreas de concentração ou padrões espaciais. 

Análise de Dados Não Estruturados: O Power BI permite integrar e analisar dados não estruturados, como texto e imagens, usando recursos avançados de inteligência artificial. Por exemplo, você pode usar a análise de texto para extrair insights de feedbacks de clientes ou usar a análise de imagem para identificar padrões em imagens médicas. 

Modelagem de Dados Avançada: Use recursos avançados de modelagem de dados, como tabelas de datas, hierarquias e medidas calculadas, para criar modelos de dados mais complexos e precisos. Isso permite que você crie análises mais avançadas e personalizadas com base em suas necessidades específicas. 

Análise Preditiva: Se você tiver dados históricos suficientes, poderá usar recursos de análise preditiva, como o algoritmo de previsão do Power BI, para prever tendências futuras com base em padrões passados. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e antecipar eventos futuros. 

Ao usar esses recursos avançados do Power BI para análise de dados, você pode explorar seus dados de maneiras mais detalhadas e descobrir insights valiosos que podem impulsionar a tomada de decisões e melhorar o desempenho do seu negócio. 

Power BI para o segmento Health 

Hoje em dia as empresas querem cada vez mais utilizar a tecnologia para acelerar seus processos. E na área da saúde não é diferente. Iremos utilizar o seguimento Health como exemplo para a implementação do Power BI, mas essa ferramenta é dinâmica, e se adequa a qualquer área.  

Com a otimização de processos a área da saúde precisou seguir o fluxo do mercado. A tecnologia chegou para mudar a forma que sempre vimos o mundo. Todos os anos temos uma criação, uma atualização diferente, e isso acontece para que possamos evoluir. E com isso o segmento Health conseguiu atingir inúmeros resultados positivos quando começou a implementar o Power BI.  

Alguns desses resultados foram:  

Análise de Desempenho Operacional: O Power BI pode ajudar as organizações de saúde a acompanhar e otimizar uma variedade de processos operacionais, incluindo agendamento de consultas, gestão de leitos, fluxo de pacientes, tempo de espera em emergências e eficiência do pessoal. A visualização dos dados em dashboards interativos permite identificar gargalos e áreas de melhoria. 

Gestão de Custos e Receitas: Com o Power BI, as organizações de saúde podem analisar dados financeiros para entender melhor os custos associados aos serviços médicos, a rentabilidade de diferentes procedimentos e fontes de receita. Isso ajuda na identificação de oportunidades para reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a rentabilidade. 

Análise de População e Saúde Pública: O Power BI pode ser usado para analisar grandes conjuntos de dados populacionais para identificar tendências de saúde, padrões epidemiológicos e áreas de risco. Isso permite que os profissionais de saúde pública tomem medidas proativas para prevenir doenças, alocar recursos de forma mais eficaz e melhorar a saúde da comunidade. 

Gestão de Pacientes e Cuidados de Saúde: O Power BI pode ajudar na gestão de pacientes, permitindo que os provedores de saúde monitorem o estado de saúde de pacientes individuais, acompanhem o progresso do tratamento e identifiquem oportunidades para intervenções preventivas. Além disso, análises preditivas podem ser usadas para prever quais pacientes têm maior risco de readmissão ou complicações. 

Qualidade e Segurança do Paciente: O Power BI pode ser utilizado para monitorar indicadores de qualidade e segurança do paciente, como taxas de infecção hospitalar, eventos adversos, erros médicos e conformidade com protocolos de segurança. Isso permite que as organizações identifiquem áreas de melhoria e implementem medidas para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados. 

Gestão de Recursos Humanos: O Power BI pode ser empregado na gestão de recursos humanos, ajudando as organizações a acompanhar métricas de pessoal, como rotatividade de funcionários, satisfação dos colaboradores e eficácia do treinamento. Isso permite uma melhor gestão da força de trabalho e ajuda na retenção de talentos. 

Conformidade Regulatória: O Power BI pode auxiliar na conformidade com regulamentações do setor de saúde, fornecendo relatórios e análises para garantir que as organizações estejam em conformidade com leis e regulamentos, como HIPAA (nos Estados Unidos) e GDPR (na União Europeia). 

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o Power BI pode alavancar processos no segmento de saúde. Ao fornecer insights acionáveis a partir de dados, o Power BI capacita as organizações de saúde a melhorar a eficiência, a qualidade dos cuidados e os resultados dos pacientes. 

Com esse exemplo podemos concluir que essa ferramenta é versátil e útil para empresas que querem economizar tempo e recursos. E com poucos cliques você pode conseguir e implementar o Power BI na sua empresa. Entre na nossa página de serviço e conheça mais sobre essa ferramenta que poder mudar a forma que você utiliza os seus dados.  

Sendo assim eu fico por aqui e até o nosso próximo post!  

Nos vemos em breve!  

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!    

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.   

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)