O início no mundo do Agile é incrível… Você começa a entender por que as metodologias ágeis são tão efetivas e entender as vantagens que você pode “facilmente” conquistar quando começar a aplicar o Ágil no seu dia a dia de trabalho…

Mas basta fazer algumas pesquisas mais aprofundadas e o que acontece é um pouco diferente das suas expectativas. São termos e mais termos novos, nomes de metodologias e funções que parecem inventados, de tão diferentes…

Kanban, Scrum, Product Owner, Scrum Master…

De repente você entende que o Agile é muito mais profundo do que você imaginava — por outro lado, os benefícios também tem potencial de serem incrivelmente maiores do que parece a princípio!

Se, ao menos, você tivesse alguém para te guiar nesse caminho… te ajudar a entender esse universo novo e te ajudar a conquistar todas as vantagens que as metodologias ágeis estão te oferecendo…

Bem — fear not, dear friend! Não precisa se preocupar — é pra isso que estamos aqui! 😉

Hoje vamos te ajudar a entender qual o papel e a importância do Scrum Master e o real motivo para que ele seja considerado como um dos membros mais importantes, da mais popular das metodologias ágeis.

Falando em Scrum…

Antes de continuarmos a falar sobre o papel e a importância do Scrum Master, vamos a uma rápida recapitulação sobre o que é o Scrum.

Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos. Mas, o que isso significa na prática?

Ela segue as premissas das Metodologias Ágeis — o Agile — que são:

  • Entregas contínuas;
  • Foco no cliente;
  • Flexibilidade.

O Scrum é uma das mais famosas e utilizadas metodologias ágeis. E é a que geralmente as pessoas têm mais contato, mesmo no início da jornada pelo Agile.

O desenvolvimento do Scrum é estruturado em Sprints , que são ciclos de trabalho com duração média de duas a quatro semanas.

Cada Sprint tem um objetivo e uma lista de tarefas a serem realizadas, chamadas Product Backlog.

As tarefas do Product Backlog são divididas em pequenos grupos.

Cada equipe Scrum trabalha de forma independente, e cada membro tem suas próprias responsabilidades.

O Scrum é dividido em três funções principais: o Product Owner, a equipe Scrum e o Scrum Master (sobre quem vamos falar mais a fundo agora).

Se quiser entender mais a fundo sobre a metodologia Scrum e como ele pode ajudar a sua equipe, toque [1] AQUI para conferir um conteúdo gratuito e mais aprofundado sobre essa metodologia.

Quem é o Scrum Master?

O Scrum Master é, como o nome já diz, o líder do time Scrum. Ele é a pessoa que vai garantir que as regras da metodologia sejam seguidas e que todos  os membros da equipe estejam cumprindo seus papéis.

O Scrum Master é uma das figuras chave em um projeto Scrum. Responsáveis por guiar o time na metodologia ágil e garantir que o projeto esteja se desenvolvendo da forma esperada.

Por isso é essencial que ele tenha familiaridade e proximidade com todas as áreas do time de Scrum.

O que o Scrum Master deve fazer dentro do time, na prática?

Como Scrum Master,  sua principal função é garantir que o time Scrum seja eficiente e esteja sempre seguindo as melhores práticas Scrum.

Além disso, deve garantir que todos os integrantes do time tenham uma visão unificada do projeto e estejam alinhados com os objetivos a serem alcançados.

O Scrum Master também é o responsável por identificar e remover eventuais impedimentos que possam atrapalhar o andamento do projeto.

Na prática, isso significa que o Scrum Master deve:

  • Garantir que as reuniões Scrum sejam realizadas conforme o previsto;
  • Coordenar as atividades da equipe Scrum;
  • Facilitar as discussões entre os membros da equipe Scrum;
  • Garantir que o time Scrum cumpra com as suas responsabilidades Scrum.
  • Educar os membros do time nas melhores práticas Scrum;
  • Ajudar a equipe a se adaptar às mudanças;
  • Identificar e remover impedimentos.

Devemos ressaltar ainda que o Scrum Master não é um líder tradicional e sim um facilitador.

Sua principal função não é tomar decisões, é ajudar a equipe Scrum a tomar as melhores decisões para o projeto.

É extremamente importante que ele tenha um posicionamento motivador e acessível, que inspire confiança nas pessoas e saiba lidar com situações adversas.

Por que o Scrum Master é tão importante para o sucesso do projeto Scrum?

Para o sucesso do projeto, é essencial que todos os integrantes do time tenham uma visão clara do projeto, estejam alinhados com os mesmos objetivos e comprometidos com o bom desenvolvimento e utilização das práticas ágeis.

Mas, muitas vezes, manter uma boa visão do todo e seguir com um foco alinhado, não  é fácil.

Imagine uma competição de remo. Quanto maior for o barco, fica cada vez mais difícil que todos mantenham o ritmo e foco necessário para chegar no lugar certo da forma mais rápida.

Por isso — no caso do remo —, em barcos maiores, com oito remadores, existe um componente a mais: o timoneiro.

Ele é a pessoa que consegue ter uma visão mais clara do objetivo e do caminho que está sendo feito, deixando cada um dos remadores livre para concentrar todos os seu foco e energia no que realmente importa.

Em um time Scrum, o Scrum Master atua como o timoneiro da equipe.

Ele consegue ter uma visão mais clara dos objetivos do projeto, ajuda a manter todos os integrantes focados e alinhados com as melhores práticas Scrum.

Por isso, o Scrum Master é uma das figuras chave em um projeto Scrum é um dos principais responsáveis pelo seu sucesso.

As qualidades de um Scrum Master

Agora que você já sabe quem é o Scrum Master e qual o papel dele no Scrum, vamos a uma questão muito importante:

Quais qualidades uma Scrum Master precisa desenvolver para conquistar para se tornar um líder de alta performance?

Abaixo, listamos algumas das principais qualidades de um Scrum Master.

Comunicação eficaz

Scrum Masters precisam ser excelentes comunicadores.

É importante que sejam capazes de se comunicar de forma clara, concisa e objetiva, para que todos os membros da equipe estejam sempre alinhados com as metas do Scrum.

Além disso, Scrum Masters precisam ter boa escuta ativa e saber ouvir as pessoas, para que possam identificar e solucionar eventuais problemas ou impedimentos.

Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Scrum Masters precisam ser empáticos, para que possam compreender as dificuldades e necessidades de cada membro da equipe.

Desta forma, Scrum Masters podem ajudar as pessoas a serem mais produtivas e motivadas, além de facilitar o trabalho em equipe.

Conhecimento técnico

Não é necessário ter conhecimento técnico aprofundado sobre todas as áreas do projeto, mas é importante desenvolver o nível de conhecimento suficiente para poderem compreender e solucionar as demandas da equipe.

Afinal, não é possível ajudar ou dar direcionamentos sobre um problema que você não possui o mínimo domínio.

Isso significa que Scrum Masters precisam ter um bom conhecimento sobre Scrum e as melhores práticas ágeis, além de estar sempre atualizados com as novidades do mercado.

Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são importantes para Scrum Masters, pois elas ajudam a compreender e lidar com as diferentes personalidades dos membros da equipe.

Além disso, Scrum Masters precisam ser capazes de lidar com conflitos, para que possam ajudar o time a trabalhar de forma mais eficiente e produtiva.

Resiliência e alto poder de adaptação

Ser resiliente é importante para Scrum Masters, pois a vida ágil nem sempre é fácil. Precisam também ser capazes de lidar com mudanças constantes e imprevistos, para que possam ajudar o time a se adaptar às situações adversas.

Liderança

Scrum Masters precisam ser líderes conscientes e atentos.

Mais do que saber dar ordens e direcionamentos, ter uma liderança inteligente significa saber motivar as pessoas, inspirar e guiar o time Scrum rumo aos objetivos do projeto.

Scrum Masters devem ser capazes de despertar o potencial de cada um dos membros da equipe e tirar o melhor de cada um.

Podemos concluir que…

O Scrum Master é uma figura fundamental em um projeto Scrum. Ele atua como o líder do time Scrum, motivando as pessoas e garantindo que todos estejam sempre alinhados com as metas do projeto.

Para isso, ele precisa ter boas qualidades de comunicação, empatia, resiliência e liderança. Além disso, é importante que Scrum Masters tenham um bom conhecimento técnico sobre Scrum e as melhores práticas ágeis.

Desta forma,  Scrum Masters podem ajudar o time Scrum a trabalhar de forma mais eficiente e produtiva, contribuindo para o sucesso do projeto.

Quer conhecer mais sobre o Scrum, outras metodologias ágeis e quais as principais ferramentas para acelerar a transformação ágil no seu time?

Então toque aqui para conferir os conteúdos gratuitos que separamos para te ajudar nesta missão!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)