Cada vez mais, a tecnologia e o marketing andam juntos nas empresas, uma vez que os recursos tecnológicos possibilitam a mensuração eficiente das campanhas de publicidade ou de inbound, por exemplo. Entre as ações que podem ser desenvolvidas, nesse sentido, destaca-se o teste A/B.

Trata-se de uma das melhores maneiras de testar variáveis e ver qual delas trouxe mais resultados positivos, ou seja, gerou mais vendas para a empresa. Porém, se você não compreende bem como funciona o teste A/B, não se preocupe!

Neste post, vamos explicar o que é e como ele funciona. Também mostraremos o que é necessário para implementar esse teste e como a tecnologia pode ajudar. Ficou interessado? Então, basta seguir a leitura agora mesmo!

O que é um teste A/B e como ele funciona?

O teste A/B realiza comparações entre variáveis no marketing. A ideia é testar diferentes situações, que também gerem respostas distintas. Assim, pode se verificar qual delas traz mais conversão para a empresa.

Imagine, por exemplo, um e-commerce. Nesse caso, podemos criar um botão de compra na cor verde e outro na cor vermelha. Ora o site mostrará uma cor do botão, ora a outra. Se o estrategista perceber que mais pessoas fazem a compra quando o ícone está em vermelho, essa deverá ser escolhida como cor fixa.

O objetivo dos testes é eliminar a necessidade de fazer suposições em estratégias de marketing, algo que é muito pouco recomendado. Eles servem para que as decisões sejam baseadas em indicadores reais, obtidos por meio de participação voluntária dos usuários, sem que eles nem mesmo percebam isso.

Diferentes testes A/B podem ser feitos, de acordo com o estágio da estratégia de marketing, que poderá sempre ser melhorada para oferecer melhores resultados.

Que tipos de testes A/B podem ser realizados?

Existem diversos tipos de testes A/B que podem ser realizados em uma estratégia de marketing digital. A seguir, apresentaremos alguns exemplos mais comuns e que podem ser desenvolvidos na sua empresa. Acompanhe!

Botões

Como explicamos no tópico anterior, um dos tipos de teste A/B mais comuns são os com botões. No entanto, além da cor, outras variáveis podem ser testadas, como o posicionamento.

De tal modo, você pode testar se um determinado botão do site é mais clicado quando está na parte superior ou inferior da página, à esquerda ou à direita etc.

Ofertas

Se você está desenvolvendo uma estratégia de inbound marketing em que precisa captar leads, é possível variar a oferta de material gratuito oferecido. Em algumas situações, você pode oferecer um e-book completo sobre um assunto de interesse do seu público e, em outras, um curso em vídeo, por exemplo.

Títulos de e-mails

Em ações de e-mail marketing, podem ser feitos testes com títulos. A ideia é que sejam criadas diferentes opções de textos, para verificar qual delas promove uma maior taxa de abertura.

O mesmo pode ser feito no envio de newsletter, que pode ter diferentes chamadas nos títulos, para verificar qual é o tipo de abordagem que mais chama a atenção do público.

Horários

Ainda falando sobre e-mails, o envio pode ser feito em diferentes horários estratégicos, para verificar qual deles gera mais aberturas. Esse tipo de teste A/B também pode ser feito nas redes sociais.

Uma mesma publicação pode ser feita no Facebook ou no Instagram pela manhã e pela noite, por exemplo, para testar qual delas gera mais engajamento com o público.

Esses são alguns exemplos de testes A/B que podem ser realizados. É claro que você pode usar a sua criatividade e adaptar as variáveis de acordo com a sua realidade. O objetivo é sempre testar duas opções e verificar qual delas é mais eficiente para o negócio.

O que é necessário e como implementar esse teste?

É preciso, ainda, que se tenham alguns cuidados para implementar os testes A/B em uma estratégia. Veja, na sequência!

Utilize ferramentas especializadas

Existem ferramentas que são especializadas, bem como softwares que podem contribuir para a realização dos testes A/B. O Google Analytics, por exemplo, é um recurso gratuito e que ajuda no monitoramento dos resultados.

No caso de você fazer testes com e-mails, por exemplo, a sua própria ferramenta de e-mail marketing pode servir para demonstrar os resultados, uma vez que você poderá gerar relatórios de abertura.

Determine uma estatística com significância

Também é relevante que você determine a amostragem de pessoas que serão submetidas ao teste, pois, apenas assim, ele terá significância. Podem ser programados, portanto o envio de uma quantidade X de e-mails ou o estudo de Y pessoas que acessam o seu site ou landing page.

Isso é importante para que você possa calcular porcentagens no resultado final e ter instrumentos numéricos para avaliar as ações. Com base nos números, você terá subsídios para tomar as decisões mais adequadas para a organização.

Crie apenas duas variações

Vale ressaltar que o teste A/B estuda sempre duas variáveis. De tal modo, se você estiver testando o impacto que uma imagem causa em uma landing page, por exemplo, uma das versões deve ter a foto e a outra não.

Todos os demais elementos da página devem ser mantidos para que o teste traga resultados efetivos e que realmente tenham relevância para as suas estratégias de marketing. Caso você mude mais de uma variável, não terá como avaliar o que causou determinado comportamento em um usuário.

Como a tecnologia pode ajudar na implementação do teste A/B?

O papel da tecnologia em um teste A/B está na automação dele. Por meio de sistemas, é possível programar as variáveis e definir indicadores para monitorar os resultados. Apenas assim será possível ter resultados positivos!

A Salesforce, por exemplo, é uma plataforma fácil de personalizar e impulsionada pela inteligência artificial. Por meio dela, você poderá programar testes A/B, mensurar resultados, analisar a captação de leads e ter todos os subsídios para alcançar o sucesso em suas estratégias de marketing.

Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)