Já se passaram mais de 20 anos desde o lançamento do manifesto ágil. Seus valores e princípios já fazem parte do dia-a-dia de muitas equipes. Porém, times utilizando metodologias ágeis, são só uma parte da história.

O outro lado é mais amplo, pois, engloba a parte organizacional de uma empresa e apresenta novos desafios. Já é comprovada a eficácia da aplicação do ágil ao nível de equipe, mas, ao interagirem com outras equipes, se deparam com limitadores de desempenho.

Assim, escalar ágil tem se mostrado como um caminho cheio de possibilidades, para que todo o potencial de uma empresa seja realmente aproveitado.

Nesse texto você vai encontrar mais sobre:

  • Ágil em escala e seus princípios;
  • A necessidade de escalar ágil;
  • Ágil escalado e opções de frameworks;
  • A diferença entre ágil em escala e ágil escalado, de forma didática e clara.

Vem com a gente!

O que é Ágil em Escala?

A palavra escala vem do latim, com origem na palavra escada. Dessa forma, ágil em escala, pode ser entendido como algo que foi aumentado, como um conjunto de times que utilizando a metodologia ágil para realizar a entrega de tarefas ou produtos.

Escalar ágil pode ser entendido, também, como levar a mentalidade ágil com seus princípios e práticas para além do nível da equipe ou do time. Aplicando a mentalidade e a metodologia ágil em toda a empresa.

Para que isso aconteça, é fundamental que uma mudança cultural e uma transformação em toda a empresa aconteça. Seguindo em direção a um ambiente mais entrosado e eficaz. Respondendo às demandas e mudanças do mercado de forma sólida, eficiente e rápida.

Alcançar agilidade em escala pode ser um grande desafio para as empresas. Mas, deve ser vista, também, como um caminho necessário para alcançar a eficiência dos negócios.

Abaixo, iremos apresentar os princípios fundamentais para aplicar a mentalidade ágil em escala.

Os 7 princípios do Ágil em Escala

Para que sua empresa possa escalar ágil da forma correta, alguns princípios essenciais e já estabelecidos, precisam ser seguidos.

São eles:

Mudanças na estrutura organizacional e nos papéis desempenhados pelos profissionais

Para que a cultura ágil seja implementada, é fundamental que a empresa passe a ter uma mentalidade ágil. Onde os papéis e as funções especializadas sejam realizados de forma eficaz e eficiente, contribuindo diretamente para o empoderamento da equipe, resolução rápida de problemas e agilidade diante da necessidade de mudanças.

Cadência nas entregas

É fundamental que os resultados e entregas, em todos os níveis, sejam cadenciados. Pois, é através da cadência nas entregas que a entrega final terá êxito. Potencializando assim, a percepção de valor da entrega final pelo cliente.

O foco da empresa e das entregas, deve ser sempre o cliente

As equipes e times precisam ser pensadas e formadas para atender as necessidades do cliente da melhor forma o possível.

Dependências e barreiras organizacionais devem ser resolvidas o mais rápido possível

É bastante comum no Ágil em Escala que existam processos de dependência no desenvolvimento. Por isso, é fundamental, que ao surgir problemas e barreiras, elas recebam todo o foco para poderem ser resolvidas quanto antes. Impedindo, assim, que a entrega final seja prejudicada.

Sincronização entre bottom up e top down

Independente do framework utilizado, é essencial que exista cooperação entre os profissionais do time, visto que, possuem um objetivo em comum, o sucesso do projeto ou produto. Por isso, é preciso sincronizar as iniciativas e atividades entre os tops down, os executivos e bottom up e os times de entrega.

Fluidez e Maturidade

A maturidade, assim como agilidade, leva tempo para serem conquistadas. Já a fluidez, pode ser encontrada de forma mais rápida se as mudanças forem expostas, passo a passo, de forma didática e individual, para cada uma das equipes.

Pensamento Lean e profissionais capacitados

O pensamento Lean e a presença de profissionais qualificados são essenciais para que a cultura ágil seja incorporada à empresa. Para isso, o ideal é buscar por formar de incrementar essa nova cultura, com profissionais, práticas, tecnologias, ferramentas e conhecimentos que sejam condizentes com a cultura que se busca construir.

Ágil escalado

Ágil escalado é uma expressão que indica o momento em uma empresa, onde práticas ágeis que já eram utilizadas por um determinado time, passam a ser escaladas para mais equipes ou times. Sendo, assim, a metodologia ágil passa a ser utilizada por mais profissionais, expandindo o pensamento ágil na empresa.

Opções de frameworks para ágil escalado

A melhor opção para a sua empresa, vai depender das necessidades e objetivos da mesma. O melhor caminho para realizar uma boa escolha, é conhecer as metodologias e ferramentas a fundo, para verificar qual delas melhor se adapta as necessidades, características e objetivos da empresa.

Atualmente, existem diversas opções de frameworks para ágil escalado no mercado, entre os principais podemos destacar:

  • LeSS;
  • Nexus;
  • SAFe;
  • Scrum@Scale.

Nexus

É um framework destinado para empresas pequenas que possuem entre 3 e 9 equipes Scrum. O Nexus possui uma curva de aprendizado baixa, facilitando a aprendizagem por parte dos profissionais e opções de integração com diversas ferramentas.

Less

O LeSS é um framework baseado no Scrum, mas tem sua aplicação focada no desenvolvimento em larga escala.

O princípio-chave desse framework, é a ideia de que para escalar práticas ágeis e criar uma cultura ágil em uma empresa, é fundamental que os princípios de agilidade sejam respeitados e seguidos. O LeSS está dividido em 2 níveis: LeSS Comum, para entre 2 e 8 equipes e LeSS-Huge para mais de 8 equipes.

SAFe

Atualmente o SAFe é uma das metodologias mais utilizadas no mercado para escalar o modelo ágil e tem como principal objetivo auxiliar grandes empresas a realizar transformações ágeis.

O SAFe é divido quatro diferentes níveis, são eles: Essential SAFe, Large Solution SAFe, Portifólio SAFe e Full SAFe. Atendendo, assim, as mais diversas necessidades de grandes empresas das mais variadas áreas.

Scrum@Scale

O Scrum@Scale é uma extensão da estrutura de Scrum, desenvolvida por Jeff Sutherland. Um dos seus principais objetivos, é possibilitar que empresas em crescimento consigam encontrar e alinhar um conjunto de objetivos em comum com suas equipes e times. Geralmente, ele é utilizado por empresas que já tiveram boas experiências com a metodologia Scrum e buscam implementar essa estrutura em toda a empresa.

Para saber mais sobre frameworks ágeis, separamos esses conteúdos que você pode gostar:

A necessidade de Escalar Ágil

Há alguns anos a adoção e aplicação de práticas ágeis era vista como algo revolucionário. Hoje, diante das mudanças constantes no mercado, essa prática se tornou essencial para empresas que buscam crescer. Escalar ágil é uma forma eficiente de criar uma cultura organizacional focada em eficiência e resultados otimizados.

Escalando ágil, sua empresa poderá suprir as lacunas existentes entre estratégia e execução, melhorando a colaboração entre os profissionais, e podendo mudar a direção, quando necessário, de forma rápida e eficaz.

Empresas resistentes a necessidade de escalar ágil, arriscam se tornarem incapazes de responder prontamente às mudanças do mercado, colocando em risco sua sobrevivência a longo prazo. Por isso, na atual conjuntura, trazer o ágil em escala para sua empresa deve ser visto como uma prioridade.

Mas, afinal…

Qual a diferença entre ágil em escala e ágil escalado?

De forma sucinta, a expressão “ágil escalado” é utilizada para se referir a práticas ágeis, que já eram utilizados por um determinado time, e que estão sendo escaladas para serem utilizadas por mais times ou equipes.

Já, a expressão “ágil em escala”, se refere a um conjunto de times ou equipes que utilizam práticas ágeis dentro de uma empresa ou organização, para entregar projetos ou produtos de valor em um ambiente complexo.

Está com dificuldade em escalar ágil em sua empresa?

Você pode contar com a ajuda dos nossos especialistas, clicando aqui!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)