O mundo tem evoluído cada vez mais rápido e o desafio das empresas é conseguir acompanhar esse ritmo. Projetos com duração de mais de 2 anos se tornaram inviáveis, pois nesse tempo muito coisa já evoluiu. Então, como fazer para encurtar esse tempo mantendo a qualidade das entregas? Utilizando a metodologia agile!

Essa forma de atuar prioriza a otimização do tempo e da execução das tarefas que realmente importam em cada projeto. Além disso, ela divide o resultado final em diversas entregas parciais, que ajudam a acelerar a implementação do que foi solicitado de forma mais precisa e eficiente.

Quer entender melhor como funcionam os métodos ágeis? Confira os detalhes neste artigo!

O que é a metodologia Agile?

Em meados do ano 2000, um grupo de programadores da comunidade do Extreme Programming, em Utah, nos Estados Unidos, se reuniu para discutir um novo método que prometia entregar projetos de forma mais rápida. Notaram que a nova proposta trazia melhorias em relação ao modelo da época, mas sentiram que ainda faltava algo.

Em fevereiro de 2001, criaram um evento no qual participaram 17 pessoas para aprofundar essa discussão. Ao final, saíram com 4 valores básicos que deveriam ser seguidos em todos os projetos de desenvolvimento de softwares:

“Indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas”;
“Software funcional, mais que documentação abrangente”;
“Colaboração do cliente, mais que negociação de contratos”;
“Responder às mudanças mais que seguir um plano”.

Note que todos eles focam na parte qualitativa de uma construção de software, ouvindo mais os envolvidos no processo e priorizando a adaptabilidade à burocracia. Essa ação ficou conhecida como Manifesto Ágil e, pouco tempo depois, foi replicada em outras áreas de negócio.

Por que implementar essa metodologia em sua empresa?

O Manifesto Ágil deu origem a diversas metodologias que seguem seus valores e princípios, cada uma adequada a um cenário diferente. Contudo, todas elas geram importantes benefícios, como os descritos abaixo.

Redução da burocracia

Um dos objetivos da metodologia agile é reduzir a burocracia nos processo, a fim de minimizar as perdas de tempo com o preenchimento de formulários e criação de documentações. Os times ágeis têm mais liberdade para realizarem suas tarefas e as formalizações são feitas com base em etapas já validadas e finalizadas.

Ganho de agilidade

Sem dúvida alguma, o ponto central dos métodos ágeis é proporcionar mais agilidade na entrega de projetos, como o próprio nome sugere. Isso é alcançado pela redução da burocracia, mas também pela divisão do escopo geral em partes menores a serem desenvolvidas, testadas, validadas e entregues.

Fazendo uma analogia simples, nos moldes antigos, se um cliente pedisse algo para ajudá-lo a ir da sua casa para o trabalho de forma mais rápida, sua equipe criaria um projeto enorme de um carro veloz. Isso levaria anos de desenvolvimento e testes, quando na verdade, ela poderia começar entregando uma bicicleta. A partir do retorno do cliente, implementar melhorias até chegar em um carro.

Veja que o cliente tem entregas parciais que resolvem o ponto central do seu problema de forma muito mais rápida.

Melhor priorização das atividades

Por meio de uma metodologia agile, o seu time consegue identificar quais são os pontos verdadeiramente prioritários no projeto e atuar com foco neles. Assim, a primeira entrega será sempre o requisito mais importante a ser atendido.

Isso faz com que os profissionais não desperdicem seu tempo e esforços em detalhes que podem até não serem necessários depois de um certo tempo, gerando, inclusive, redução de custos.

Como adotar a metodologia Agile?

Como mencionamos, o Manifesto Ágil originou diversas metodologias. Para adotar uma delas, é importante se atentar para as questões a seguir.

Escolha o método mais adequado para a sua empresa

Cada negócio tem suas características e elas precisam ser respeitadas para a implementação de uma mudança dessa magnitude. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer as principais metodologias e escolher aquela que faz mais sentido para os tipos de atividades realizadas em sua empresa.

Alguns exemplos de métodos muito eficazes são:

Lean;
Kanban;
Scrum;
FDD — Feature Driven Development;
XP — Extreme Programming.

Identifique onde cada um deles pode ser aplicado

Depois de conhecer os métodos, avalie em quais processos da sua empresa eles podem ser aplicados. Algumas organizações mais tradicionais têm maior dificuldade em reduzir aspectos burocráticos e prezam pelo respeito à hierarquia. Nesses casos, o ideal é aplicar a metodologia escolhida de forma adaptada ou parcial.

O importante é entender que é possível obter ganho de agilidade e qualidade em qualquer tipo de empresa, desde que se conheça bem os procedimentos adotados e utilize os métodos adequados ao perfil do negócio. Atividades que envolvam a construção de algo, seja físico ou não, são excelentes candidatos, mas o setor de atendimento ao cliente também tem muito a ganhar com métodos ágeis.

Por fim, vale ressaltar que a implementação de um método ágil é algo que vai mexer com a rotina de boa parte da equipe, além de interferir diretamente na qualidade e agilidade das entregas realizadas aos clientes. Por isso, não é recomendado tentar fazer isso sozinho, pois os tropeços causados pela falta de conhecimento e experiência podem gerar prejuízos e muita frustração.

Evite esse tipo de transtorno buscando o auxílio de profissionais capacitados e experientes. Você pode contratar uma consultoria especializada para orientar os trabalhos e garantir a aplicação das melhores práticas. Apenas tenha bastante cuidado no momento da escolha. Pesquise sobre a empresa antes de fechar negócio e faça uma boa parceria.

Diante de tantos benefícios, ficou fácil entender por que adotar a metodologia agile em sua organização, não é mesmo? Como diz o ditado: “tempo é dinheiro” e, quanto mais você espera para implementar melhorias de processos em sua empresa, mais dinheiro você está perdendo (e deixando de ganhar). Então, considere a adoção de algumas mudanças e dê o primeiro passo em direção ao seu sucesso.

Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)