Os frameworks de governança de TI são um conjunto de diretrizes e melhores práticas que visam estabelecer uma cultura para a gestão empresarial, que está comprometida com os objetivos da organização.

O objetivo é ter uma estratégia de operação eficiente que permita a integração entre TI e outros processos da empresa. Este sistema de controle ajuda as empresas a se tornarem mais competitivas, pois tem sido reconhecido como um importante ativo organizacional.

As estruturas — frameworks — de governança de TI são consideradas como uma parte fundamental do negócio que fornece controle, estabelecimento de metas e poder de decisão. Elas foram criadas para ajudar as empresas a estabelecer algumas diretrizes básicas sobre como devem gerenciar riscos, problemas potenciais com projetos de TI e que incentivos existem para os funcionários, dependendo de seu comportamento.

Ainda que seja um assunto muito falado e a sua importância seja amplamente reconhecida, existem algumas dúvidas gerais e equívocos frequentemente cometidos quando o assunto é Framework de Governança de TI.

Para que você consiga aproveitar todas as vantagens e benefícios que o uso destes frameworks tem a oferecer, é importante entender:

  • o que de fato é a Governança de TI, como ela funciona e os benefícios;
  • o que são frameworks de governança de TI e quais as suas vantagens;
  • quais os principais frameworks.

A seguir, vamos entrar um pouco mais a fundo em cada um destes temas, para te ajudar a entender melhor a estrutura de gerenciamento de projetos de TI, além de conseguir identificar qual framework se adapta melhor a sua empresa e pode te ajudar a atingir os resultados que você busca.

O que é governança de TI?

Podemos definir a governança de TI como sendo a estrutura que permite estabelecer quais regras as empresas devem seguir ao utilizar TI. Essas regras devem estar alinhadas com a estratégia e a forma de trabalho de sua empresa, de modo que elas possam ser eficazes.

A governança de TI é frequentemente confundida com a gestão de TI ou mesmo com a Gestão de Segurança da Informação. Apesar de serem tópicos relacionados, não são a mesma coisa.

A governança de TI, estabelece o quadro onde a administração de TI opera e assegura que as responsabilidades estejam sendo definidas corretamente.

Ela pode ser vista como uma ferramenta para alinhar as políticas, procedimentos e tecnologias da empresa a fim de atingir os objetivos comerciais, levando em conta os riscos que estão envolvidos pelo uso de sistemas de informação.

Quando a estrutura está em vigor, todas as unidades organizacionais sabem quais são suas tarefas e o que podem fazer de acordo com as regras definidas pela governança de TI.

A governança de TI é o processo pelo qual podemos assegurar que as iniciativas relacionadas à tecnologia sejam implementadas e identificar quais melhorias precisam ser feitas para otimizar os resultados.

O que são Frameworks de TI?

Eles são um modelo de melhores práticas que discute como os projetos de TI, procedimentos e outras exigências das ferramentas de TI para a governança de TI devem ser gerenciados.

São geralmente multidimensionais e ajudam as organizações a compreender, gerenciar e controlar os riscos envolvidos com o uso de sistemas de informação.

A estrutura ideal é simples e completa o suficiente para cobrir todos os diferentes tipos de riscos relacionados ao uso de sistemas de informação.

Quais as vantagens de utilizar frameworks?

Existem diversas vantagens em adotar Frameworks para a governança de TI. Algumas das principais são:

  • Ter acesso a indicações sobre como criar estratégias bem direcionadas e eficientes, alinhadas com o objetivo central de negócio;
  • Evitar falhas e mitigar os riscos, assegurando que todas as tarefas estejam sendo cumpridas de forma correta;
  • Facilitar a colaboração entre colaboradores e diferentes setores de forma mais efetiva e simples, uma vez que eles traçam os processos e boas práticas de forma clara;
  • Fornecer diretrizes para ações que garantem eficiência em termos de custo/retorno financeiro e de tempo.

É importante levar em conta que existem diversos frameworks disponíveis e, naturalmente, para que você consiga tirar o máximo destes benefícios para a sua empresa, é necessário escolher o(s) que mais se adapta(m) às suas necessidades.

Para te ajudar nessa escolha, separamos 6 dos Frameworks de governança de TI mais utilizados.

Conheça 6 dos principais frameworks para a governança de TI

COBIT

O COBIT — sigla para Control Objectives for Information and Related Technologies — é um framework de governança de TI conhecido e utilizado mundialmente.

Ele se pauta em 5 princípios centrais:

  • avaliar, dirigir e monitorar;
  • alinhar, planejar e organizar;
  • construir, adquirir e implementar;
  • entregar, serviços e suporte;
  • monitorar, avaliar e analisar.

Ele se concentra na transformação das metas da empresa em objetivos da área de TI, particularmente no gerenciamento dos processos e controles da tecnologia da informação. Podemos dizer que o COBIT indica “o que” deve ser feito.

As empresas podem atingir seus objetivos desta maneira, alinhando efetivamente os planos de TI com as metas comerciais, permitindo-lhes estabelecer os controles apropriados e identificar seus objetivos em um período de tempo mais curto. Além de demonstrar a eficácia dos métodos que suportam as metas da empresa.

ITIL

Como o próprio nome sugere, o ITIL — Information Technology Infrastructure Library — se trata de uma biblioteca que apresenta o conjunto das melhores práticas para o gerenciamento da TI.

Este framework tem uma ampla abrangência, que inclui desde a infraestrutura a TI, até a manutenção e a operação.

Ele possui 2 objetivos principais:

O primeiro, com foco interno, preza pela gestão de processos de forma eficaz;

O segundo, esse com foco mais externo, preza pela qualidade da experiência dos clientes.

Sem dúvidas, este é um dos frameworks mais populares e utilizados, por empresas de diversos portes em todo o mundo.

Uma curiosidade é que o nome “biblioteca” não é dado à toa, uma vez que ele é composto por um conjunto de cinco livros, que são:

  • Estratégia de Serviço — Service Strategy;
  • Desenho de Serviço — Service Design;
  • Transição de Serviço — Service Transition;
  • Operação de Serviço — Service Operation;
  • Melhoria Contínua de Serviço — Continual Service Improvement.

A flexibilidade da ITIL, que permite manter uma infra-estrutura de TI mais funcional e flexível, no gerenciamento de informações é um de seus maiores benefícios. A empresa pode implementar apenas parte das táticas delineadas na documentação, mas ainda assim alcançará os objetivos esperados a médio e longo prazo.

GSTI

O GSTI — Gerenciamento de Serviços de TI — auxilia na interação e incorporação de valores e benefícios entre as diferentes áreas da empresa. Ao mesmo tempo, ajuda a definir uma estrutura que lhes permite coordenar e colaborar mais efetivamente, trabalhando em equipe para atingir suas metas ou objetivos.

A partir do seus três pilares básicos — Pessoas | Processos | Ferramentas — As operações da indústria de TI são projetadas para atender às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que otimizam a satisfação do usuário, fornecendo uma infraestrutura de alto desempenho que se forma em torno de práticas de gestão que estão ligadas às metas comerciais, e gerando competitividade para a empresa.

SAFe

O SAFe — Scaled Agile Framework — se trata de um framework de desenvolvimento ágil, como seu próprio nome já indica.

Ele ajuda na coordenação, colaboração e entrega através de equipes variadas. É o resultado de três princípios e métodos, são eles:

  • Lean;
  • Agile;
  • DevOps.

SCRUM

Scrum, que é uma das mais populares técnicas ágeis para equipes que precisam colaborar em diversas atividades, é frequentemente utilizada em projetos que requerem coordenação de diferentes tarefas ao mesmo tempo.

É baseada em Sprints, que são reuniões de planejamento realizadas em intervalos bem definidos – geralmente com intervalos de 1 a 4 semanas. Cada Sprint tem seu próprio conjunto de metas e objetivos que devem ser alcançados para que o projeto tenha sucesso. Estes são estabelecidos no início de cada Sprint, que é completado de acordo com o plano de Backlog até o seu término.

Consiste em procedimentos bem definidos como estimativa, previsão e controle que lhe permitem medir seu desempenho e fazer ajustes rápidos, se necessário.

Simplicidade, estabilidade e maior controle sobre cada etapa de execução são alguns de seus maiores benefícios.

PMBOK

O Guia PMBOK — Project Management Body of Knowledge — é uma coleção, organizada pelo PMI, que indica as melhores práticas que cobrem todos os elementos da gestão de projetos.

Ele tem como principal função padronizar e distribuir as abordagens mais bem-sucedidas, testadas e comprovadas, em um único manual.

É, sem dúvidas um dos sistemas de gerenciamento de projetos mais utilizados no mundo, mas, por ter uma abordagem convencional que funciona intensivamente com planejamento e documentação de projetos, acaba por ser muito criticado por profissionais da TI

  • Ainda assim, ele entrega grandes benefícios como:
  • Visualização mais ampla de cada projeto;
  • Maior controle sobre a execução dos projetos;
  • Torna a Comunicação mais eficiente;
  • Padroniza e ajuda a controlar e orientar o ciclo de vida dos projetos.

Esperamos que você tenha adquirido uma melhor compreensão da estrutura de gerenciamento de projetos de TI e, que esse conteúdo, tenha te ajudado e entender qual framework se adapta melhor a sua empresa e pode te ajudar a atingir os resultados que você busca.

Muitas organizações sofreram como resultado de uma má governança de TI. Dada a importância da tecnologia da informação no mundo dos negócios de hoje, integrar métodos de TI com o plano geral da empresa é fundamental para o sucesso. Uma boa estrutura de governança de TI deve abordar a integração e aplicá-la.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)