A cultura ágil é uma metodologia que vem crescendo em popularidade nos últimos anos.

Ela se baseia na ideia de ser capaz de se adaptar rápida e facilmente às mudanças, o que a torna ideal para empresas modernas.

Neste post vamos falar sobre a cultura ágil, explicando quais são suas principais características e benefícios.

E te ajudar a entender como é possível dar os primeiros passos na implantação desta cultura na sua empresa, para aproveitar ao máximo tudo o que esta metodologia pode oferecer.

Cultura Organizacional

Antes de falarmos de Cultura Ágil, de uma forma mais específica, é importante que você entenda o que é a Cultura Organizacional.

De forma geral, a cultura de uma organização se refere às normas e valores comuns que existem em uma empresa, bem como os comportamentos que se espera que sejam adotados por todos os membros que trabalham nela.

Ter uma cultura organizacional forte, além de ajudar a alcançar melhores resultados, pode ajudar os funcionários a se sentirem mais comprometidos com sua organização e sua missão, resultando em maior produtividade e melhores resultados.

Uma nova cultura organizacional pode ser adotada ou desenvolvida de uma forma mais simples do que você imagina — mas, definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis!

A chave é começar pequeno e dar um passo de cada vez.

Cultura Ágil

A Cultura Ágil é muito mais do que apenas um conjunto de regras ou metodologias. Ela se refere a uma mentalidade que é baseada em três pilares:

●      Colaboração

●      Adaptabilidade

●      Flexibilidade

As Pessoas são o centro de todas as ações da empresa — tanto clientes, como membros da equipe e funcionários em geral.

O objetivo central deve estar voltado para os resultados e entregas constantes. Tomando cuidado para que haja sempre flexibilidade, de forma que possibilite responder rapidamente à mudanças.

Se sua empresa valoriza estes três elementos da Cultura Ágil, esse já é um excelente começo.

Desta forma, a cultura ágil, também conhecida simplesmente como Agile ou “ágil”, consiste em um conjunto de valores e princípios que incentivam uma maneira mais simples e eficiente de fazer as coisas nas empresas.

Ela estimula a capacidade de responder rapidamente às mudanças no ambiente, o que é considerado um dos principais problemas enfrentados pelas empresas modernas, inseridas em um contexto tecnológico em constante avanço.

Ferramentas ágeis ≠ cultura ágil

Se você pensa na cultura ágil como um conjunto de ferramentas, você não está indo pelo caminho certo.

Claro que as ferramentas são importantes para o Desenvolvimento Ágil. Porém, ferramentas sozinhas não são capazes de promover a cultura ágil.

Além disso, é importante saber que estas ferramentas não devem ser aplicadas de forma aleatória, mas sim de forma integrada à estratégia e ao momento de evolução do Ágil na empresa.

Como a cultura ágil influência dentro da empresa, na prática

Burocracia

Na cultura Ágil a burocratização desnecessária é jogada por terra.

Claro que processos bem definidos e documentações são importantes para o bom andamento da operação — aliás, tudo isso é muito importante também na cultura ágil.

Porém, a burocracia excessiva, que parece apenas atrasar o andamento das coisas, não tem espaço no contexto Ágil.

Microgerenciamento

A microgestão — ou microgerenciamento — consiste em controlar constantemente o trabalho que os subordinados estão fazendo a ponto de tirar deles a autonomia na tomada de decisões das atividades diárias.

Em geral isso acarreta uma grande sensação de falta de confiança, que pode ser fatal para qualquer organização.

Microgerenciamento é algo que muitas vezes acontece em empresas tradicionais, que não estão acostumadas à cultura Ágil.

Os gerentes que fazem isto estão interessados em resultados imediatos e/ou preocupados com a “culpabilidade” colocada sobre ele pela diretoria, que enxergam os líderes como sendo os únicos responsáveis pelos resultados — seja ele qual for.

Assim, eles acabam esquecendo que a eficácia do gerenciamento enxuto só pode ser alcançada através do esforço conjunto dos funcionários.

Este comportamento não é ágil, não encoraja a colaboração, mas busca resultados imediatos para agradar aos gerentes em um modelo de administração rígido e vertical.

Por isso, na cultura ágil é muito importante que os membros da equipe tenham liberdade para tomar todas as decisões necessárias para o desenvolvimento de suas tarefas.

Colaboração

Um dos pilares da cultura ágil, a colaboração e o trabalho em equipe são incentivados em todos os níveis.

Todos os membros dos times e equipes trabalharão em conjunto para gerar ideias que possam melhorar seus processos e contribuir para o desenvolvimento da empresa, como um todo.

Flexibilidade

As empresas ágeis são flexíveis e serão capazes de responder rapidamente às mudanças, sejam elas causadas por uma crise ou por oportunidades de mercado — nem todo motivador de mudança é um problema, às vezes é a identificação de uma solução mais eficaz e barata do que a que estava sendo trabalhada.

O planejamento e as metas a longo prazo ainda são desenhados. É necessário saber em qual direção a operação está mirando, até mesmo para conseguir avaliar se a estratégia escolhida é a melhor para atingir os objetivos.

Mas o “planejamento fino” de cada etapa de desenvolvimento dos projetos é feito e ajustado conforme o desenvolvimento, no momento certo.

Transparência

A informação é compartilhada entre todos e as soluções são buscadas em conjunto.

As decisões são tomadas em reuniões colaborativas com todos os membros da equipe, que estejam envolvidos no processo. Esta forma de trabalho incentiva um modelo de administração horizontal dentro das organizações.

Autonomia

Todos trabalham com foco em suas próprias tarefas, administrando-se da melhor forma possível, sem controle desnecessário ou microgestão por parte das lideranças.

Até porque, se você escolhe uma pessoa para fazer parte de seu time, essa pessoa deve ser confiável e estar preparada para o trabalho que será realizado. Por isso são encorajadas a trabalhar com autonomia e autorresponsabilidade.

As decisões são tomadas em conjunto da mesma forma que os problemas são tratados em conjunto.

O mais importante é entregar continuamente valor comercial, o mais rápido possível e com a mais alta qualidade.

Comunicação horizontal

Os membros do time são encorajados a expressar suas opiniões livremente, sem medo ou represálias, criando uma cultura de aprendizagem e melhoria constantes.

Há um compromisso de crescimento contínuo, não apenas no trabalho diário individual, mas também nos processos e políticas que fazem parte da cultura da empresa.

Tudo isso permite às empresas ágeis alcançar grande sucesso graças à colaboração entre todos os seus membros.

Isso possibilita, inclusive,  a quebra de barreiras geográficas. O que é de extrema importância em um mundo remoto, como o que estamos vivendo.

Assim, funcionários de diferentes equipes, ou mesmo países e culturas possam trabalhar em conjunto com maior eficiência, é necessário que eles compartilhem uma cultura organizacional comum baseada em valores

Nas empresas ágeis, todos os funcionários têm um poderoso senso de pertencimento e trabalham com uma grande motivação.

Feedbacks contínuos

O feedback tem um papel importante nas empresas ágeis.

Cada membro da equipe deve saber como está se saindo e receber feedbacks constantes sobre seu trabalho, através de reuniões curtas que estabeleçam objetivos e metas claras.

Controle sobre o resultado final

Graças a flexibilidade e poder de adaptabilidade das empresas que possuem uma cultura ágil você pode controlar melhor o resultado final, facilitando a conquista do sucesso esperado, de forma mais segura do que em empresas tradicionais.

Também é possível aproveitar as oportunidades de mercado que surgem, sem ter que fazer grandes investimentos antes de saber se haverá interesse no produto ou serviço que eles fornecem.

Os 4 Princípios Ágeis

O Manifesto Ágil

Para entender quais são os princípios ágeis, é necessário entender como começou o movimento ágil.

Em 2001, 17 desenvolvedores de software se reuniram para falar sobre seu trabalho diário e chegaram ao Manifesto Ágil.

Seu objetivo era apontar qual das práticas e metodologias encontraram melhor, para que o desenvolvimento de software se tornasse mais eficaz.

Lá foi criado o manifesto ágil, onde estão contidos os 4 valores e 12 princípios que definiriam este movimento.

O Agile Manifesto é um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento ágil de software, como era o foco na época.

Mas seus princípios e valores servem perfeitamente para todos os tipos de projetos e equipes que pretendam seguir a cultura e metodologia Ágil.

Os princípios e valores ágeis

1) Pessoas e interações são mais importantes do que processos e ferramentas.

2) Entregar softwares — e produtos — funcionais são mais importantes do que uma documentação extensa.

3) Foco na colaboração com o cliente, de modo que eles realmente valorizam a satisfação de seus clientes final sobre seus próprios interesses

4) Adaptabilidade e flexibilidade. Quando algo não está funcionando bem, é melhor mudar o curso do que apenas seguir um plano inicial, que não funciona mais.

Implementação da Cultura Ágil

A cultura ágil não é algo que possa ser implementado da noite para o dia — nenhuma mudança cultural pode. Ela deve ser feita gradualmente.

Não pode ser uma mudança apenas das equipes operacionais, administrativas ou das lideranças. Todas as pessoas envolvidas, de todas as esferas de atuação na empresa, devem estar focadas no mesmo objetivo.

A decisão de mudar de uma metodologia tradicional ou “clássica” para o ágil pode ser difícil, mas é importante entender todas as implicações e benefícios envolvidos nessa mudança.

Também é importante não esquecer que as pessoas devem sempre levar em conta outros fatores, tais como ferramentas e limitações técnicas, na hora de fazer o planejamento para a mudança.

Com o tempo, você verá que esta mudança beneficiará a todos e levará a um ambiente de trabalho eficiente.

Primeiros passos para a implementação ágil em empresas tradicionais

A primeira coisa que deve ser feita, antes de começar a implementar a cultura ágil, é entender a situação atual da empresa.

É importante não esquecer que as pessoas são o ativo mais valioso de uma organização.

Por este motivo, é essencial que todos estejam focados no mesmo objetivo central e dispostos a aprender e mudar juntos.

Com isso em mente, separamos algumas dicas práticas para fazer uma implementação efetiva.

Primeiro, como dissemos, a empresa deve ser analisada em seu estado atual de um ponto de vista cultural, ou seja, descobrir que tipo de cultura ela já possui.

Isto deve incluir pessoas de diferentes áreas da empresa da direção para os funcionários em geral.

Em seguida, a empresa deve ser analisada de um ponto de vista organizacional. Para alcançar essa definição, algumas perguntas devem ser feitas, como:

Como é a estrutura da empresa?

Qual o modelo hierárquico?

Qual o nível de colaboração e comunicação já existente?

As pessoas trabalham melhor individualmente ou como um grupo?

É importante saber quais os objetivos dessa mudança, quais as metas e resultados desejados.

Os propósitos da empresa devem ser claramente definidos antes de iniciar qualquer implementação ou projeto

A transparência é fundamental para tornar este processo mais fácil e palpável para todos os envolvidos.

A partir daí, podem ser desenhados os planos e estratégias para iniciar as mudanças, da forma mais suave, orgânica e efetiva possível.

Tenha em mente que, independente da estratégia desenhada, você deve ser capaz de testar seu trabalho em intervalos regulares para que você possa corrigir erros e melhorar coisas que não estão funcionando.

Ferramentas Ágeis

A escolha das ferramentas certas é fundamental, umas vez que podem levar a uma maior produtividade e eficiência — utilizar ferramentas ágeis não significa ser ágil, mas certamente é uma boa ajuda, desde o início.

É importante focar em ferramentas versáteis, capazes de se adaptar às necessidades de cada projeto ou equipe e ao momento em que a empresa se encontra.

As metodologias utilizadas para o desenvolvimento dos projetos e produtos devem ser levadas em conta na hora da escolha.

Uma das metodologias mais famosas e utilizadas nos meios ágeis é o Scrum.

Mas, para equipes mais enxutas e menos experientes, talvez o Kanban seja mais indicado, por exemplo.

Um poderoso aliado na transformação ágil: o Jira Software!

O Jira Software é uma das ferramentas ágeis mais populares no mercado. Este software pode ser usado para rastreamento de bugs, gerenciamento de projetos, realização de check-ins e revisões, gerenciamento de liberações, testes automatizados, etc.

Ele também é altamente personalizável e suporta todos os tipos de metodologias ágeis!

Uma das grandes vantagens do Jira software é a maleabilidade que ele proporciona, para equipes de todos os tipos, tamanhos e níveis de complexidade de projetos, atendendo desde os mais enxutos aos mais robustos, com excelência.

Como pudemos ver…

Há vários passos a serem dados para implementar com sucesso a cultura ágil em uma empresa.

É necessário concentrar-se no resultado final desejado, que é um ambiente de trabalho eficiente e repleto de pessoas satisfeitas.

A mudança cultural leva tempo, mas definitivamente vale a pena — aumento da motivação e produtividade em toda a organização, além de lançamento de produtos mais eficientes, que atendam melhor às necessidades do mercado.

 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)