DevOps é um conjunto de práticas que visam unificar os desenvolvedores de software e os profissionais de operações de TI em um objetivo comum: fornecer produtos de alta qualidade rapidamente, mantendo os padrões de estabilidade e segurança.

Adotar o DevOps não é a tarefa mais fácil para as empresas, afinal, a metodologia não se trata apenas de uma mudança superficial no dia a dia e de ferramentas utilizadas pelas equipes. Ela requer, principalmente, mudanças culturais.

No entanto, quando a implementação é feita com sucesso, as vantagens para as empresas que o adotam são notáveis. Já de início, podemos citar algumas como:

  • crescimento dos negócios;
  • maior produtividade;
  • software mais confiável;
  • aumento da satisfação do cliente.

A metodologia DevOps te ajuda a oferecer mais valor, de forma mais rápida, fornecendo otimizações de novos recursos, de forma segura, melhorando o envolvimento do usuário e criando uma experiência mais satisfatória para seu produto.

Ao longo deste artigo, você vai entender o que é DevOps e como fazer para começar a implantar essa metodologia na empresa e começar a aproveitar todos os benefícios que ele pode te proporcionar.

Afinal, o que é DevOps?

DevOps é um termo que foi criado para descrever um conjunto de métodos para conectar equipes de desenvolvimento de software (Dev) com equipes de operações (Ops).

Portanto, o objetivo da DevOps é melhorar a colaboração entre as equipes para que elas possam desenvolver, manter e melhorar o produto de forma constante.

Os princípios centrais utilizados nesta metodologia são:

Entrega, implantação e otimização contínuas.

Em outras palavras, o DevOps é uma metodologia para melhorar a colaboração entre desenvolvimento e operações para automatizar processos, minimizar riscos e melhorar a qualidade.

Quando as empresas adotam o DevOps como parte de sua estratégia de TI, elas tendem a se tornar mais competitivas no mercado. A adoção desta metodologia é uma das melhores estratégias para enfrentar os desafios atuais, em muito, devido à velocidade de mudança do mundo de hoje.

Integração entre Desenvolvimento e Operações.

Como dissemos anteriormente, o objetivo central do DevOps é melhorar a conexão entre desenvolvimento e operações. Equipes que tradicionalmente são dois departamentos completamente distintos dentro de uma empresa, com focos e objetivos únicos.

As equipes de desenvolvimento costumam buscar atualizações constantes e novos recursos para os sistemas, buscando mudanças mais rápidas e frequentes.

Já as equipes de operações buscam o menor número possível de mudanças no ambiente de produção, já que isso pode criar uma nova fonte de instabilidade e problemas.

Por mais que as duas equipes estejam focadas no sucesso de um mesmo produto, essas diferenças características de cada uma acabam criando uma tensão natural entre elas.

Mas e se estes dois grupos pudessem trabalhar juntos? E se eles trabalhassem em conjunto, unindo os pontos fortes de cada área para criar sistemas mais estáveis e de melhor desempenho? É aqui que o DevOps entra em cena.

Ele ajuda os dois a trabalharem juntos, integrando seus esforços na criação de sistemas com código de alta qualidade – bem como alta estabilidade e suporte ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Qual o “segredo do sucesso” do DevOps?

A resposta é muito simples. A integração entre Desenvolvimento e Operações leva à uma produção mais fluida, o que por sua vez leva a produtos de melhor qualidade – tanto em termos de características como de estabilidade.

Em DevOps a integração entre todas as fases do ciclo de vida da aplicação aumenta, podendo abranger na operação equipes além de Desenvolvimento e Operações: as equipes de Garantia de Qualidade e Segurança.

Ao adotar a cultura, os processos e as ferramentas DevOps, as equipes passam a ter um melhor desempenho geral, desenvolvendo produtos de maior qualidade, com mais segurança e mais rápido.

Essa é, sem dúvidas, a receita certa para o sucesso do produto e a conquista de uma maior satisfação do cliente.

Principais benefícios do DevOps

Vamos mergulhar mais a fundo nos 5 principais benefícios que o DevOps pode proporcionar.

  • Rapidez

Ao integrar todos os departamentos ao ciclo de vida do produto, a metodologia DevOps acelera tudo.

Como reduz a duplicação desnecessária de esforços e silos entre departamentos, ao aumentar a colaboração e a comunicação, as equipes são capazes de se mover mais rapidamente do que antes.

Isto leva à entrega de produtos de maior qualidade em menos tempo do que os processos tradicionais de desenvolvimento.

  • Escalabilidade

Como o DevOps torna as equipes mais eficientes, ele pode aumentar a escalabilidade.

Trabalhando juntos e compartilhando um objetivo comum, as equipes são capazes de alcançar o que antes seria impossível: fornecer um número maior de recursos a um ritmo mais rápido. E isto não se aplica apenas a pequenas empresas – mesmo grandes corporações que têm usado o modelo de cachoeira por décadas têm melhorado sua produtividade usando DevOps.

Além disso, a aplicação de automações auxiliam no gerenciamento de sistemas complexos e dinâmicos com mais eficiência e menor risco, o que permite aumentar as demandas executadas, mantendo a qualidade e, consequentemente, permitindo a escalabilidade do negócio.

  • Segurança

Como o DevOps aumenta o nível de comunicação entre a equipe, ele também aumenta a segurança.

Ao melhorar a colaboração e compartilhar responsabilidades, as equipes podem identificar os problemas mais rapidamente e tomar medidas para corrigi-los imediatamente.

Além disso, o DevOps ajuda a fornecer software seguro porque os ciclos de desenvolvimento são mais curtos para que os bugs sejam corrigidos mais rapidamente. Além disso, a automação garante que as políticas de segurança sejam aplicadas de forma consistente em todo o ambiente, resultando em uma infra-estrutura mais segura.

  • Aumento da eficiência das equipes

O aumento da colaboração entre as equipes significa que elas sempre sabem o que cada uma está fazendo e podem fazer seu trabalho mais rápido, melhor e minimizando o retrabalho.

  • Aumento de competitividade no mercado

Com maior rapidez na preparação e entrega dos softwares para a comercialização, o DevOps entrega uma grande vantagem competitiva.

As empresas com equipes DevOps podem ser as primeiras a comercializar, acompanhar a concorrência e aproveitar as oportunidades assim que elas surgirem.

Como implementar o DevOps

Muito além de sistemas e automações, para que a implementação do DevOps seja bem sucedida e a equipe possa aproveitar todos os benefícios, precisa haver uma mudança na Cultura da empresa.

A chave para implementar o DevOps com sucesso é através da criação de um ambiente onde Engenheiros, Desenvolvedores e Proprietários de Produtos possam trabalhar de forma integrada e aprendam a compartilhar seus conhecimentos uns com os outros.

Ao compreender as funções e responsabilidades um do outro, a equipe poderá trabalhar em conjunto de forma mais eficiente e produtiva. Colaboração é fundamental!

A equipe passa a ser vista como uma unidade e o foco deve ser apenas um: conquistar os melhores resultados na entrega do projeto.

Desenvolver uma mentalidade ágil é indispensável.

O DevOps, em diversos pontos, acaba adotando alguns dos conceitos da metodologia Ágil. Desta forma, os dois se complementam, como você pode ver abaixo:

1 – Métodos ágeis de desenvolvimento seguem um design centrado no usuário e uma abordagem iterativa. Uma vez que é com base no refinamento repetido de um produto em etapas incrementais, é comum ter um ciclo de entrega mais curto.

Assim, com sua rápida curva de aprendizado e alta adaptabilidade, metodologias ágeis facilitam naturalmente a implementação das práticas DevOps na empresa.

2 – As metodologias ágeis são flexíveis e permitem que ocorram mudanças no processo de desenvolvimento, mesmo depois que ele tenha começado. Desta forma, qualquer problema de implementação pode ser resolvido imediatamente, minimizando o retrabalho.

3 – Métodos ágeis de desenvolvimento focam em fornecer valor ao cliente, testando e liberando um produto funcional para o mercado, da forma mais rápida possível. No DevOps, este lançamento antecipado ou versão “beta” — ou MVP — do sistema permite que você verifique que tipo de atualizações, recursos e otimizações são necessárias e realmente relevantes para o “produto completo”.

São feitas entregas contínuas, de acordo com o desenvolvimento e implementação de novas funções.

4 – Metodologias ágeis focam na colaboração durante todo o ciclo de desenvolvimento, não apenas nas reuniões de brainstorm e alinhamento.

6 – Métodos ágeis focam na criação de oportunidades regulares para que os membros da equipe reflitam sobre suas ações e forneçam feedback constante. Isto permite que eles possam melhorar o produto e, inclusive, as suas práticas profissionais continuamente.

Portanto, é fascinante observar os resultados desta combinação. Agile permite o início de uma vida de trabalho mais ágil, com entregas parciais, enquanto o DevOps incentiva uma comunicação eficaz na equipe durante todo o ciclo de vida do produto, proporcionando maior eficiência.

Não é atoa que o DevOps é tão popular, uma vez que permite às empresas construir, embalar, implantar e manter o código de uma forma que melhor atenda às necessidades de seus clientes. Além disso, utilizando as práticas DevOps em conjunto com as metodologias Ágeis para automatizar sistemas e ser capaz de responder rapidamente a mudanças ou emergências, as organizações podem reduzir significativamente o tempo de inatividade e evitar (ou pelo menos minimizar) interrupções.

Reserve um tempo para aprender mais sobre como você pode começar a implementar o DevOps em sua empresa e que vantagens ele pode oferecer, lendo o material adicional sobre o Agile que separamos para você!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)