Neste artigo iremos comparar os principais benefícios e funcionalidades oferecidos pelo Jira e pelo Monday, destacando os prós e contras de cada software, com o objetivo de auxiliar na escolha da plataforma de gerenciamento que melhor atenda às necessidades da sua empresa ou equipe.

Iniciaremos com a descrição das possibilidades oferecidas pelo Jira, e na sequência, descreveremos as características e funções disponibilizadas pelo Monday.

Jira Software

O Jira é uma plataforma de colaboração de desenvolvimento de software, que se destaca mundialmente, é considerada líder no mercado de tecnologia. Desenvolvido pela Atlassian, uma empresa com sede na Austrália, e que foi criada no ano de 2002, por dois estudantes que estavam determinados a criar de uma ferramenta que acolhesse a autenticidade de cada um, e que contribuísse para revelar o potencial de todas as equipes. Hoje, o Jira é utilizado por mais de 65 mil empresas ao redor do mundo.

Incialmente, o Jira foi criado para atuar como um rastreador de bugs no desenvolvimento dos projetos. Mas que com o passar do tempo, e através de altos investimentos em aperfeiçoamento tecnológico, transformou-se em uma plataforma completa de gerenciamento de projetos, oferecendo a função de rastreamento e gerenciamento de problemas como um complemento aos seus recursos.

Atualmente, o Jira é um software que dispõe de diversos recursos para que as equipes possam trabalhar interna e externamente, de maneira mais colaborativa, ágil e integrada. Permitindo que os profissionais envolvidos, assim como seus líderes planejem, organizem, gerenciem, construam e lancem excelentes projetos e softwares juntos.

Abaixo, iremos listar os principais benefícios e vantagens do uso do Jira, assim como características do software que ainda necessitam de aperfeiçoamento:

Prós

  • Visualização de projetos e objetivos: o Jira oferece aos seus usuários a possibilidade de visualizar projetos e seus objetivos de forma simples e direta, permitindo que os membros do time possam compreender melhor todo o processo, se comprometer com as tarefas que foram designadas a cada profissional e entender como o seu trabalho se encaixa no quadro geral do projeto.
  • Expert em agilidade e desenvolvimento: diferente do Monday, que não foi projetado para desenvolvedores e não foi pensado para práticas de metodologias ágeis, o Jira foi desenvolvido com o propósito de auxiliar as equipes de desenvolvimento a estabelecer uma fonte única de informações para que os profissionais possam colaborar de maneira mais efetiva e agir com maior rapidez. Além disso, o Jira dispõe de dezenas de templates, relatórios e práticas que auxiliam na execução de metodologias ágeis, fornecendo aos seus usuários, uma visão completa e única de todas as histórias, burndowns de sprint, velocidade de sprint e a possibilidade organizar tickets em sprints e releases(?), e diversas outras funcionalidadesque o tornam líder nesse setor.
  • Possibilidade de personalização conforme as necessidades da sua equipe:  o Jira, é uma ferramenta que pode ser utilizada por diferentes tipos de profissionais, desde desenvolvedores, gerentes de projeto, engenheiros, gerentes, até profissionais de negócios, que não estão diretamente relacionados à tecnologia. E possui produtos para casos específicos e criados sob medida para atender às necessidades de cada equipe. Oferecendo versões específicas para as necessidades de equipes de software, negócios e de TI e operações, como é o caso do Jira Software, do Jira Work Management e do Jira Service Management, que se utilizados de forma integrada, permitem que o trabalho realizado por toda a empresa esteja conectado.
  • Um software aberto e integrado: o Jira é um software aberto, que permite a integração com outras ferramentas e acredita que a personalização do software trará maiores possibilidades de sucesso aos projetos da sua empresa. Pois, poderá atender às necessidades específicas da sua equipe, através da combinação de fluxos de trabalho com milhares de outros aplicativos e integrações, disponíveis no Atlassian Marketplace, e por possuir uma grande base de clientes, atua diretamente no fomento do mercado de apps. Além disso, o Jira está disponível como software local e em nuvem
  • Plano gratuito com diversos recursos disponíveis: sua empresa pode começar a utilizar o Jira sem precisar pagar nada por isso. O plano gratuito do Jira oferece acesso a maior parte dos recursos para até 10 usuários, sem nenhum compromisso, pois, acreditam que limitações de recursos são frustrantes e que a empresa não necessita dessas limitações para que os usuários realizem upgrades.
  • Fluxos de trabalho escalonáveis e flexíveis: sabemos que quando uma empresa atua em diferentes segmentos de negócios, a organização do trabalho pode ser um desafio. Por isso, o Jira oferece uma ferramenta que possibilita escalar o trabalho, para além de uma única equipe. Proporcionando maior flexibilidade de escolha, podendo optar por uma forma de trabalho padronizada, ou fornecer às equipes autonomia para o desenvolvimento das suas próprias maneiras de trabalhar. Sendo assim, o Jira permite que sua empresa misture e combine soluções que melhor atendam às necessidades dos times e da empresa em sua totalidade.
  • Relatórios ágeis completos: o Jira disponibiliza uma dezena de relatórios ágeis prontos para uso, através de relatórios e painéis com informações em tempo real, possibilitando assim, que as equipes tenham insights valiosos no decorrer do projeto e embasando decisões importantes com maior rapidez, aumentando assim, o desempenho das equipes e o valor das entregas.
  • Filtros e pesquisa inteligentes: os filtros e pesquisas do Jira são sustentados por Machine Learning, uma tecnologia que permite que as máquinas possam aprender através de respostas e associações de diferentes dados, e também são sustentados pela Jira Query Language (JQL), que é a Linguagem de Consulta do Jira.
  • Esquemas táticos com práticas recomendadas: a Atlassian disponibiliza mais de 45 táticas que podem auxiliar a sua empresa a inspirar suas equipes com práticas ágeis recomendadas pela fabricante.
  • Roteiros no nível da empresa:  com o Advanced Roadmaps do Jira, sua empresa poderá organizar o trabalho de várias equipes que possuem objetivos em comum, proporcionando maior integração entre os times e facilitando a comunicação entre os mesmos.
  • Delegação da administração: com o Jira, sua empresa poderá capacitar equipes escolhidas para administrar os próprios projetos e assim, potencializar o trabalho desenvolvido e a agilidade nas entregas.
  • Recursos de administração empresarial: o Jira dispõe também, de um ambiente de repositório e de versões controladas, que possibilitam que sua empresa garanta uma excelente experiência ao usuário final, através dos recursos de administração empresarial.

Contras:

  • A experiência de interface que pode ser considerada menos amigável por usuários que não estão acostumados com a ferramenta;
  • Os processos de movimentações de projetos de um sistema ALM para outro, podem ser considerados trabalhosos;
  • Os relatórios gerados não são reutilizáveis e relatórios gráficos não podem ser baixados em formato imagem;
  • Limite de 10MB para uploads de fotos ou vídeos;
  • O Jira pode parecer um pouco complicado para usuários que não estão habituados a interagir com interfaces de linha de comando.

Monday

O Monday é uma ferramenta de gerenciamento de atividades, que possui como principal objetivo, facilitar a visualização de informações. Ela também é caracterizada pelo forte apelo visual de sua interface.

A ferramenta teve seu início, como um produto interno da multinacional israelense Wix, passando por um período como propriedade de uma empresa chamada daPulse, até que em 2017, a empresa passou por reformulações e foi rebatizada com o nome de Monday.com.

Hoje, o Monday, é uma ferramenta simplificada que possibilita organizar diferentes tarefas em listas. Abaixo, iremos listar os prós e contras do software, e apresentar linhas de comparações entre as características, funcionalidades e desempenho entre o Monday e o Jira.

Prós:

  • Simples e moderno: a interface do Monday é bastante simples e possui um visual considerado como marcante e moderno.
  • Painel personalizável: assim como o Jira, o Monday oferece a possibilidade de personalizar os painéis e quadros, permitindo que a ferramenta atenda de maneira mais abrangente as necessidades de cada usuário.
  • Formação: O Monday possui uma ótima equipe de suporte. E disponibiliza formações online ao vivo, através de webnários, de documentos e vídeos. Diferentemente do Jira, também possibilita formações presenciais.

Contras:

  • Por possuir um conceito de organização único e com as tarefas inseridas em cartões e codificadas por cores, acaba deixando a desejar, no quesito clareza visual. Tornando o processo de implementação do quadro, um pouco confuso e mais trabalhoso nas primeiras vezes.
  • O plano básico da ferramenta não possui recursos importantes como: sistema de mensagens privadas e pesquisa avançada. Além disso, os planos e preços são apresentados de maneira um pouco confusa, gerando dificuldade para o usuário na hora de escolher um plano que atenda às suas reais necessidades.
  • No quesito agilidade, diferente do Jira, não possui recursos como: documentação incorporada, dashboards prontos, diversidade de relatórios e possibilidade de utilização de itens de uma Sprint em uma nova. Além, de não possuir recursos importantes para metodologias ágeis, como: Epics, User Stories e Burndowns.
  • No que se refere as possibilidades de integrações, o Monday não dispõe de possibilidade de integração com ferramentas importantes como: Servicenow, Qliksense e Blue Prism.

Conclusão da comparação Jira x Monday

A decisão entre a utilização das ferramentas, vai depender muito dos objetivos do usuário. O Jira por ser um software mais completo e aberto, e possuir maior de possibilidade de integrações, pode ser melhor utilizado por empresas. Enquanto o Monday, por possuir uma proposta de ferramenta mais amigável, pode responder melhor às necessidades de usuários individuais e de pequenas empresas, que ainda não possuem familiaridade e clareza em relação às ferramentas de gerenciamento de projetos.

Diferentemente do Monday, que tem uma proposta com apelo visual mais marcante, o Jira possui características que facilitam o gerenciamento de informações, atividades e tarefas, através de uma interface mais clean e com inúmeras possibilidades de personalização.

Outro ponto que vale ser considerado na decisão entre as aplicações, principalmente se você ou sua empresa utilizam metodologias ágeis, é a forma como elas exibem os itens de uma Sprint. Por exemplo, o Jira exibe um quadro de Kanban, no formato vertical e as tarefas são exibidas após o clicar sobre elas, permitindo, maior controle sobre cada tarefa, e a possibilidade de movimentar atividades pendentes de uma Sprint já finalizada para uma nova, evitando a necessidade de duplicação de itens em diversos boards e sprints. Já o Monday, exibe os quadros e painéis, com todas as fases no formato horizontal e não permite a reutilização de tarefas em outros Sprints, podendo gerar um desperdício de tempo para o usuário.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)