Aos poucos, a importância da Employee Experience — ou experiência do colaborador — vêm tomando seu merecido espaço dentro das empresas.

Com o crescimento da nova geração de trabalhadores no mercado e a mudança repentina no ambiente de trabalho, estamos vendo um movimento muito claro de valorização do fit cultural e qualidade de vida no trabalho.

Os resultados dessas mudanças vão além dos escritórios e se refletem diretamente nos resultados da empresa e, até mesmo, no potencial e na qualidade do Customer Experience — experiência do cliente.

Felizmente existem algumas ações simples que, com o uso das ferramentas corretas, podem ser facilmente implementadas.

Se quiser entender como melhorar o Employee Experience na sua empresa e otimizar os resultados das suas equipes, este post é para você!

Você vai entender:

  • O que é Employee Experience
  • Quais os benefícios ele entrega
  • Como melhorar o Employee Experience através do Jira Service Management

O que é Employee Experience

O Employee Experience é uma estratégia de longo prazo, que visa gerar conhecimento, melhorar o desempenho dos colaboradores, reter e fidelizar talentos.

Ao mesmo tempo, ela auxilia de forma direta a impulsionar o crescimento da empresa e aumento da produtividade, através da satisfação dos funcionários.

Employee Experience na prática

Um dos grandes erros cometidos no início da implementação — ou tentativa de implementação — do Employee Experience, é pensar que algumas ações isoladas e pontuais bastam.

Claro que uma política de horário de trabalho flexível, ou mesmo uma mesa de sinuca na sala de descanso, já são ações que visam o benefício e aumento do bem estar dos colaboradores — e certamente ninguém vai ficar triste por isso.

Mas, de forma isolada, elas são benefícios, mas não configuram Employee Experience.

Quando “presentes” não bastam

Além de disponibilizar vantagens como estas, uma estratégia realmente focada no bem estar dos colaboradores deve ter como objetivo a melhoria do contexto geral.

Por isso, é necessário se concentrar em ações que facilitem o dia a dia, de forma efetiva.

Um grande exemplo disso são as ferramentas disponibilizadas para a execução do trabalho.

É muito importante que sejam utilizados softwares atualizados, que sejam capazes de:

  • Facilitar a comunicação;
  • Proporcionar maior transparência;
  • Auxiliar na resolução rápida de problemas;
  • Otimizar os processos de trabalho.

Outras ações extremamente importantes para a execução de uma estratégia de Employee Experience de sucesso são:

Comunicação e Feedback

92% das pessoas afirmam que feedbacks bem feitos, mesmo sendo negativos, seriam bem vindos e ajudariam no crescimento profissional delas. Mas ao mesmo tempo, apenas 26% dos colaboradores dizem realmente se beneficiarem dos feedbacks que recebem.

Estes dados, apresentados por uma matéria do The New York Times colocam em evidência o quanto a má comunicação prejudica não só a convivência no ambiente de trabalho, mas também o desenvolvimento profissional e a entrega de resultados.

Criar uma comunicação aberta e inclusiva é fundamental para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores.

Plano de Carreira

A falta de perspectiva pode, sem sombra de dúvidas, afetar negativamente a motivação e a produtividade.

Por isso, são necessários planos de carreira claros e atualizados.

Para que estes sejam claros, eles precisam ser bem estabelecidos e devem levar em conta o desenvolvimento técnico, intelectual e pessoal dos colaboradores.

Além disso, os planos precisam incluir metas bem específicas, que possibilitem ao colaborador saber com o que está contribuindo e como isso pode ser percebido por toda a empresa.

Entenda a Jornada do Colaborador

Assim como faz com seu cliente externo, é necessário compreender a jornada do seu colaborador.

Entendendo o caminho que os colaboradores fazem, desde o recrutamento até o desligamento, é possível identificar pontos que podem ser aprimorados e que, consequentemente, otimizam a capacidade do time de entregar resultados.

Por que implementar o Employee Experience

Segundo o The Employee Experience Index — relatório da IBM, em parceria com a Globoforce — quando inseridos em um ambiente com estratégias de Employee Experience bem executadas, os colaboradores tendem a “vestir a camisa” e contribuir o máximo possível, buscando melhores resultados de forma proativa.

A performance destes colaboradores chega a ser 23% maior, se comparados aos colaboradores que não vivenciam um ambiente com boa Employee Experience.

Além disso, a taxa de turnover pode cair drasticamente, chegando a diminuir em mais de 51% os pedidos de demissão.

Como o Jira Service Management potencializa o Employee Experience

Já ficou claro que os resultados que uma boa estratégia de Employee Experience são muitos, mas como iniciar a implementação dessa estratégia na sua empresa?

Uma das formas mais assertivas de iniciar é através de um sistema completo, que seja capaz de entregar o que você precisa de forma prática e simples.

É aí que entra o Jira Service Management!

O que é o Jira Service Management?

O Jira Service Management é um software que oferece uma variedade de ferramentas para auxiliar no dia a dia dos colaboradores.

Uma delas é facilitar a transparência na comunicação ao possibilitar que o time tenha uma visão geral dos processos e atividades que precisa realizar.

Com isso, todos sabem exatamente como está o andamento do trabalho, quais são os próximos passos a serem tomados e qual é o status do trabalho realizado.

É possível, ainda, facilitar a resolução de problemas e a realização de atividades importantes para a organização.

Ele auxilia, também, na colaboração entre os times e na delegação de tarefas.

Além disso, ele permite otimizar os fluxos de trabalho tornando os ajustes mais rápidos e as entregas mais eficientes.

Por tudo isso — e mais — o Jira é considerado uma das ferramentas de Service Desk mais completas, versáteis e acessíveis disponíveis hoje.

Sem dúvidas, ele é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar a produtividade e a satisfação dos membros da equipe.

Leia um outro artigo, mais completo e entenda melhor todas as funcionalidades do Jira Service Management.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)