Um componente crítico para manter o controle de pequenas preocupações e limitar reparos mais caros e complexos no futuro: o Gerenciamento de Configurações.

Ele se refere à prática de manutenção contínua, que tem como foco assegurar que o sistema funcione como esperado, mesmo enquanto são feitas modificações.

Mas, quais diferenças e benefícios o Gerenciamento de Configurações traz, na prática? Como começar a implementar e aproveitar todas as vantagens que ele entrega?

Neste post você vai entender:

  • O que, de fato, é o Gerenciamento de Configurações;
  • Qual a importância dele;
  • Como o Jira Service Management pode te ajudar no gerenciamento de configurações da sua empresa, de forma descomplicada.

Gerenciamento de Configurações: o que é?

Afinal, o que o Gerenciamento de Configurações realmente faz?

No decorrer do processo de desenvolvimento de um software, é absolutamente impossível não fazer mudanças.

E, justamente, estas mudanças precisam ser controladas e gerenciadas para que não haja inconsistências durante o ciclo de vida do software.

O gerenciamento de configurações é responsável pelo controle de todas as mudanças no produto durante seu desenvolvimento.

Ele evita possíveis inconsistências, assegura a qualidade e permite identificar com facilidade quem fez uma mudança ou tomou alguma decisão específica.

Com sistemas de gerenciamento de configuração você pode, não apenas definir constantemente as configurações do sistema, mas também criá-las e mantê-las com base em parâmetros padrão.

Ou seja, o gerenciamento de configurações é um processo que ajuda a garantir que os sistemas de software e hardware sejam configurados de acordo com as necessidades de uma organização. Ele envolve a identificação, medição, rastreamento e controle de mudanças nos itens de configuração ao longo do tempo.

Por que fazer o Gerenciamento de Configurações?

Erros e omissões podem causar interrupções no serviço, anomalias e não conformidade, entre muitas coisas, como:

  • Prejudicar a segurança;
  • Criar instabilidade;
  • Aumentar o tempo de inatividade.

Em outras palavras, sem um Gerenciamento de Configuração no lugar, há uma grande chance de perda desnecessária de tempo e dinheiro, como consequência destes problemas.

A longo prazo, não ter um processo de Gerenciamento de Configuração pode levar a uma situação de crise onde há pouco — ou nenhum — controle sobre a infraestrutura ou perda de dados.

Conseguir estabilidade e continuidade requer dedicação, tempo, esforço e atenção aos detalhes.

No entanto, os benefícios são impressionantes. Por exemplo:

  • Você será capaz de evitar erros em seu sistema ou processo que os usuários possam causar quando fizerem mudanças;
  • Economizar tempo na busca de uma mudança no sistema – na maioria dos casos, a documentação é muito esquemática e, às vezes, inexistente;
  • Atingir o cumprimento das normas e políticas ao fazer mudanças – isto é especialmente importante quando várias pessoas colaboram em um projeto.

De fato, sem o gerenciamento de configurações é quase impossível manter o nível de controle necessário para qualquer trabalho de desenvolvimento, principalmente em sistemas mais robustos.

Não é atoa que o gerenciamento de configurações se tornou um fator crítico no processo de desenvolvimento de novos produtos, pois ele forma a base sobre a qual todas as mudanças são realizadas.

Assim, se você deseja melhorar a qualidade de seu sistema ou produto e manter o controle sobre diferentes modificações, o gerenciamento de configurações é seu melhor aliado.

Jira Service Management

Se você está se perguntando como melhorar o processo de gerenciamento de configurações ou mesmo como iniciar, a Atlassian oferece uma grande ferramenta para ajudá-lo a fazer isso: o Jira Service Management.

O que é o Jira Service Management?

O Jira Service Management permite uma melhor colaboração e delegação de tarefas entre as equipes, proporcionando fácil acesso a projetos, componentes e muito mais.

Ele pode melhorar os fluxos de trabalho de desenvolvimento de modo que é possível fazer ajustes e entregar softwares de forma mais eficiente, dando às equipes acesso às ferramentas certas no momento certo.

De um único lugar, você pode obter uma visão consolidada dos projetos e seu progresso através das equipes de desenvolvimento e projetos que permite:

  • Maior produtividade;
  • Tempo de resposta menores para as mudanças;
  • Conhecimento centralizado e de fácil acesso aos detalhes do projetos;
  • Maior visibilidade do progresso, status e histórico de projetos e componentes individuais;

E mais!

Gerenciamento de Configurações no Jira Service Management

No Jira Service Management é possível:

  • Ver e mapear as dependências entre os itens de configuração ou ativos e serviços;
  • Automatizar atualizações no status, dependências e outros atributos, criar itens através de parâmetros pré definidos;
  • Verificar sua rede para descobrir e preencher o CMDB. Além de detectar status da infraestrutura, configurações e mudanças;
  • Migrar informações e importar vários tipos de arquivos.

O Jira é considerado uma ferramenta de Service Desk completa e versátil. Ela permite fazer não apenas o Gerenciamento de Configurações, como também de incidentes, problemas, mudanças, ativos e conhecimento de forma prática.

Por ser uma ferramenta Atlassian, é possível fazer integrações com diversas outras ferramentas, como Jira Software e o Jira Core, complementando ainda mais suas funções.

Desta forma, ele ajuda no Gerenciamento de forma integral, oferecendo todo o apoio necessário para otimizar toda a operação e os resultados da empresa, de forma simples e eficiente.

Ainda sendo uma excelente opção para melhorar o Employee Experience da empresa, otimizando os resultados do time, uma vez que permite aumentar a visibilidade e transparência do trabalho, tendo efeito direto na satisfação e produtividade dos colaboradores.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)