Se você está buscando maneiras de melhorar o desempenho da sua empresa, o Business Intelligence (BI) pode ser a resposta. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é exatamente o BI e como ele pode ser útil para as organizações.

Por isso, reunimos nesse post um time de profissionais para responder às 5 perguntas mais frequentes sobre o assunto. Desde a definição de BI até as ferramentas e benefícios, nossos especialistas compartilharão suas opiniões e experiências para ajudar a entender com mais clareza o poder do Business Intelligence e como suas práticas podem ser usadas para impulsionar o sucesso do seu negócio.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o BI? Então vem com a gente!

1 – O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, análise e apresentação de informações para auxiliar as empresas a tomar decisões informadas e estratégicas. Essas informações podem ser coletadas de várias fontes, incluindo bancos de dados internos, dados de clientes, dados de vendas ou informações de concorrentes.

Na opinião do nosso desenvolvedor Enzo Vianna, o BI ajuda as empresas a tomar decisões melhores pelo fato de trazer informações mais precisas sobre o seu desempenho em tempo real, proporcionando uma visualização de dados mais clara, o que facilita a análise dos indicadores-chave do negócio.

O BI pode ser usado em várias áreas de uma empresa, como vendas, marketing, finanças, recursos humanos e operações. Suas ferramentas permitem aos usuários a entender o desempenho atual do negócio, prever resultados futuros e identificar possíveis problemas.

Fabio Barbosa, analista desenvolvedor, acredita que é de grande importância estar atento às novas tendências em BI, pois a todo momento as tecnologias evoluem e se transformam e, por essa razão, manter-se atualizado é fundamental para garantir resultados de qualidade.  

2 – Qual é a diferença entre Business Intelligence e Business Analytics?

Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) são termos que frequentemente se confundem, mas há uma diferença importante entre eles. O Business Intelligence se concentra na coleta e análise de dados históricos para ajudar as empresas a entender o que aconteceu no passado. Já o Business Analytics é uma extensão do BI e usa técnicas mais avançadas para prever o que pode acontecer no futuro e fornecer insights mais detalhados.

Para André de Luca, analista desenvolvedor em BI na CSP Tech, tomadas de decisão baseadas em dados históricos e fatos são fundamentais, pois é a partir delas que conseguimos agir em cima do que é real, abandonando de vez os “achismos”.

Em outras palavras, BI é sobre responder às perguntas “o que aconteceu?” e “por que aconteceu?”, enquanto BA se concentra em responder “o que pode acontecer?” e “o que devemos fazer sobre isso?”. Isso significa que, enquanto BI pode ajudar as empresas a entender como elas estão indo, BA pode ajudá-las a prever como elas irão se sair e tomar medidas para melhorar seus resultados.

No final, ambas as práticas são importantes para o sucesso empresarial, mas cada uma é aplicada de maneira diferente e serve a propósitos distintos.

3 – Quais são as principais ferramentas de Business Intelligence?

Atualmente existem diversas ferramentas de BI disponíveis no mercado. Algumas das principais são o Tableau, QlikView, IBM Cognos, SAP BusinessObjects e o Microsoft Power BI, que é a opção mais popular para as organizações que já utilizam outros produtos e serviços Microsoft, visto que ele pode ser facilmente integrado às soluções já existentes.

Segundo nosso analista de BI Romildo Junior, no momento de decidir qual software de BI será utilizado, é importante avaliar o tamanho e a complexidade da empresa, bem como as necessidades específicas de análise de dados, já que os custos de licenças e capacidades especiais podem variar conforme a quantidade de usuários que farão uso da ferramenta.

A maioria dos softwares oferece versões gratuitas ou de avaliação para permitir que os usuários experimentem as funcionalidades antes de decidir qual solução é a melhor para suas necessidades.

Em resumo, a ferramenta escolhida deve conseguir coletar, analisar e apresentar os dados de forma clara e útil para ajudar as empresas a tomar decisões informadas e estratégicas.

4 – Como os dados são coletados para análise em Business Intelligence?

Os dados são coletados de várias fontes, incluindo sistemas internos da empresa, como bancos de dados de vendas e sistemas de gerenciamento de estoque, bem como fontes externas, como dados de clientes e informações de concorrentes. Esses dados são geralmente integrados e transformados em um formato comum antes de serem analisados.

Para Felipe Ribeiro, gestor em BI e Agile Master na CSP Tech, é através dos dados coletados que conseguimos identificar cenários favoráveis e novas oportunidades de negócio, assim como reconhecer os gaps operacionais.

A coleta é uma etapa crucial para a análise em BI e envolve a identificação de fontes de dados, coleta de dados, limpeza e organização, armazenamento em um repositório central e acesso por meio das ferramentas de análise de dados.

Continue a leitura para saber como o BI ajuda empresas no momento de tomar decisões.  

5 – Como o Business Intelligence ajuda as empresas a tomar decisões melhores?

O Business Intelligence cumpre essa função gerando informações precisas e relevantes em tempo real, que podem ser usadas pelas empresas para identificar tendências, oportunidades de mercado e riscos potenciais, permitindo tomar decisões mais assertivas e estratégicas. Além disso, o BI pode ajudar as empresas a identificar inconsistências em alguns de seus processos internos e encontrar formas de melhorar a eficiência e reduzir custos operacionais.

Por meio das ferramentas de software de BI, é possível monitorar indicadores-chave de desempenho (KPI), identificar padrões e oportunidades, além de prever cenários futuros e simular diferentes estratégias.

De acordo com o nosso líder de projetos de BI Rodrigo Cascalho, o universo de Business Intelligence não se resume somente à criação de um report estático, painel ou dashboard, pois existem outras maneiras de enxergar as informações além dos relatórios, assim como há a necessidade de visualizar um mesmo KPI de formas diferentes. Logo, a cada instante surgem novas “perguntas” na cabeça dos usuários, respondidas por meio da integração dos softwares de BI com demais ferramentas de tecnologia, o que agrega ainda mais valor ao projeto.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Separamos esses 3 artigos que você pode gostar:

Ficou com dúvidas sobre o assunto?

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados! Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)