As estratégias ligadas a organização, monitoramento e análise de dados são recursos bastante visados pelas empresas, principalmente por empresas em processo de transformação digital.

Avançando em ritmo acelerado, a análise de dados se tornou uma área fundamental no mundo corporativo, que identificou nessas estratégias, uma forma inovadora e segura de alavancar ativos a partir dos dados e de executar processos analíticos complexos de forma inteligente e eficiente.

Para traçar novas estratégias de negócio, as empresas têm utilizado dados e soluções em Business Intelligence (BI) como instrumento para melhorar a performance de suas empresas e alcançar negócios em potencial.

Isso porque a geração de dados está crescendo exponencialmente no mundo todo, e as grandes empresas sabem que essas informações podem ser decisivas na elaboração de ações e planos estratégicos para os negócios de suas empresas, pois, oferecem oportunidades de soluções capazes de identificar padrões, tendências e previsões de processos internos e externos.

A utilização dos dados no setor corporativo é um excelente instrumento para apontar caminhos e possibilidades, com base em análises inteligentes e estratégicas de informações colhidas pelas empresas. A partir das soluções e Dados e BI, é possível otimizar operações, monitorar e corrigir gaps, além de, conseguir gerar insights valiosos para as ações, estratégias, novas oportunidades de crescimento e rentabilidade.

As soluções em Dados e em Business Intelligence possibilitam, também, a criação de uma cultura de uso de dados para a tomada de decisão nas empresas. Além de possibilitar a otimização de processos, maior produtividade dos profissionais, redução de riscos na tomada de decisões e maior poder competitivo no mercado.

Porém, para que as empresas possam aproveitar essas vantagens, é fundamental que tudo seja muito bem planejamento e os investimentos por parte da empresa sejam realizados nas áreas certas. Para isso, é muito importante que o processo de implementação seja realizado da forma correta, assim como, a compreensão de que a adesão as soluções em Dados e em BI, é algo que irá impactar a cultura do negócio e não pode ser entendida como apenas uma nova ferramenta.

Abaixo iremos apresentar uma lista com os 10 erros mais comuns que as grandes empresas cometem em Dados e Business Intelligence. Continue lendo e descubra os erros que a sua empresa não deve cometer para garantir o sucesso dessas estratégias. Acompanhe!

Os 10 erros mais comuns que as grandes empresas cometem em Dados e Business Intelligence

1 – Falta planejamento

Um dos erros mais comuns na gestão de seus dados é a falta de planejamento estratégico. O processo de planejar inclui todo o processo que antecede a escolha, a implementação e o uso das ferramentas, envolvendo também, a análise das ações e do caminho para a tomada de decisões e definição de objetivos e metas. Sendo fundamental para que as decisões corretas sejam tomadas e frustrações sejam evitadas.

Sem um planejamento completo e eficaz, não há como avaliar se os objetivos esperados foram alcançados e nem quais são os próximos passos a serem tomados. Por mais modificações que um planejamento possar ter ao longo da sua trajetória, ele consegue indicar uma direção a seguir.

Um bom planejamento consiste na análise do negócio de forma profunda e metódica, visando compreender suas necessidades e levantar informações relevantes para os processos. Além disso, durante o planejamento, é fundamental entender quais das ferramentas em gestão e análise de dados, disponíveis no mercado, atendem as exigências do negócio.

Por se tratarem de atividades que podem ser bastante complexas, é indicado o envolvimento de profissionais que conheçam bem o negócio e estejam atualizados sobre o mercado. Além, de ser fundamental poder contar com uma área técnica que tenha o conhecimento necessários sobre os processos de coleta, armazenamento e análise de dados.

Outro ponto importante para o processo de planejamento inclui a definição de um cronograma para implementação, assim como, para o preparo dos profissionais e áreas que vão lidar com as soluções e ferramentas em dados. Por isso, a inclusão de um período para treinamentos, atualizações e transição das atividades é bastante aconselhável.

Assim como, a inclusão de uma etapa junto ao planejamento, destinada a estabelecer quais indicadores de resultado serão utilizados para avaliar o desempenho gerado pela adesão das soluções na gestão e análise de dados em curto, médio e longo prazos, possibilitando assim, uma maior compreensão e objetividade em relação ao retorno sobre o investimento (ROI).

2 – Definir métricas, estratégias e soluções com base na experiência de empresas concorrentes

Um erro bastante comum das empresas é definir marcadores e objetivos com base na experiência das empresas concorrentes. Porém, não adianta traçar metas para a sua empresa a partir dos resultados dos outros.

Analisar, formatar um benchmarking e monitorar as ações dos concorrentes pode ser uma ótima estratégia para estar por dentro do mercado e ter insights, mas, não pode ser considerada para definir objetivos e parâmetros a realidade e o momento do seu negócio.

Contratar soluções, ferramentas e profissionais porque o seu concorrente contratou pode ser um tiro no pé, pois, as realidades diferem e as possibilidades de alcançar o mesmo resultado que os concorrentes são bem pequenas.

Para que as soluções tenham resultados reais para sua empresa, é necessário analisar o negócio com profundidade, estabelecer objetivos e verificar quais das soluções e ferramentas disponíveis no mercado, melhor se encaixa aos planos da empresa.

3 – Utilizar informações sem relevância

Outro erro muito comum é o levantamento de uma grande quantidade de informações, mas, de pouca relevância para o negócio. Normalmente, esse erro está associado à falta de planejamento adequado do processo de gerenciamento.

Com dados sem relevância, fica mais difícil gerar resultados seguros e assertivos para as ações da empresa, pois, se trata de dados que não serão válidos para a tomada de decisões.

Decisões erradas geram desperdício as empresas — de esforços e dinheiro — e podem ser evitados com um bom planejamento e com consciência de que serviço ou profissional precisa ser contratado e de onde os recursos devem ser investidos.  

Não tem problema em errar durante o processo e precisar realinhar as estratégias, o problema está em iniciar um investimento em gestão e análise de dados sem conhecer profundamente o próprio negócio, sem analisar o mercado e nem planejar as ações com antecedência.

4 – Não definir objetivos e metas concretas para a gestão de dados

Não definir objetivos e metas concretas para a gestão de dados é um erro, pois, se trata de um procedimento fundamental e indispensável para garantir a qualidade do gerenciamento de dados.

Dessa forma, é fundamental que a empresa busque informações sobre o público-alvo da coleta e análise de dados, assim como definir o direcionamento das ações e estabelecer metas concretas. Essas definições também precisam ter consistência e serem coerentes com os objetivos e metas da empresa. Além disso, e tão importante quanto, é preciso que a empresa tenha nitidez sobre o fazer com os resultados gerados.

Os dados conseguem contribuir com a compreensão de vários indicativos, como o comportamento do consumidor, identificação e efeitos de sazonalidade em vendas e mapear os motivos que levaram os clientes a escolherem um determinado serviço ou produto. Mas para isso, precisam contar com boas soluções, estratégias, ferramentas e principalmente um bom gerenciamento.

5 – Resistência às estratégias de gestão de dados

Algumas empresas ainda estão inseguras quanto a importância de utilizar dados para tomar decisões e enfrentam dificuldades para considerar técnicas e análises inteligentes e quando qualificados podem resultar em escolhas muito mais assertivas.

Realmente pode ser bastante desafiador para alguns gestores abrir mão da sua lógica e feeling para os negócios. Mas, considerar as informações apresentadas pelos dados, pode aumentar consideravelmente as possibilidades de tomar decisões mais assertivas. Pois, podendo contar com esses recursos é possível identificar gaps e entender de onde vieram as informações e o que precisa ser feito para atingir um determinado resultado.

6 – Falta de integração entre as áreas

Um dos grandes benefícios da gestão e análises de dados é a possibilidade de implementar estratégias e fermentas de forma integrada em cada setor e de poder organizar os dados de forma fluída e conectada.

Por isso, é bastante importante que a empresa estabeleça metas e procedimentos que integrem todas as áreas. Pois, ao separar os departamentos da empresa, o valor que a gestão e análise de dados pode trazer à empresa é reduzido e as soluções e ferramentas são subutilizadas.

7 – Processo falho ao coletar os dados

Principalmente para a análise de dados, é fundamental que o processo de captura dos dados seja realizado da forma correta, pois, sem isso, o processo será falho e não irá atingir os objetivos desejados.

A falha do processo pode ser um reflexo da falta de organização interna, de integração dos dados, dados desatualizados, documentos e arquivos físicos que não foram digitalizados e inclusos em um repositório. Deixando de fora da análise dados que podem ser importantes e até mesmo decisivos para uma estratégia, afetando diretamente na eficiência das soluções e ferramentas.

O ideal é que o processo seja construído em conjunto com a equipe de TI, para garantir que as soluções e ferramentas tenham acesso a informações confiáveis, completas e atualizadas.

8 – Não integrar as ferramentas utilizadas pela empresa

Ferramentas de captura, gestão e análise de dados permitem que as empresas utilizem dados de seu funcionamento e de mercado para levantar informações relevantes para o processo de tomada de decisão, tornando o processo mais assertivo e eficiente.

Dessa forma, é fundamental que as soluções e ferramentas tenham acesso integrado as demais ferramentas utilizadas pela empresa e a todas as fontes de dados. Entre elas, informações sobre clientes, público-alvo, fornecedores, funcionários, ERP, CRM, além de informações sobre a Gestão de Projetos, Logística e de Automação. A falta de integração entre os sistemas e ferramentas que utilizam dados, reduz de forma considerável a capacidade de verificar e confrontar esses dados, limitando assim, a análise dessas informações. Sendo assim, é fundamental que ao implementar soluções de captura, gerenciamento e análise de dados seja realizada de forma integrada com os demais recursos que a empresa dispõe.

9 – Tentar fazer gestão e análise de dados sem profissionais especializados

Dentre os erros que mais comprometem a eficiência de soluções em gestão e análise de dados, é acreditar que uma empresa pode implementar e utilizar essas ferramentas sem a ajuda de profissionais especializados e ainda assim, atingir bons resultados. Essa prática torna os processos de implementação e aprendizado de uso das ferramentas mais lento e demorado, e ainda gera custos desnecessários para a empresa, desperdiçando recursos que poderiam ser investidos nas próprias estratégias e soluções.

É muito importante para o sucesso das soluções que a empresa possa contar com profissionais qualificados e especializados durante o processo de transição para que tudo aconteça de modo mais fluído e eficiente possível.

Normalmente, os profissionais especializados na área fazem parte dos times da empresa que está oferecendo as ferramentas, garantindo assim, que os colaboradores estejam aprendendo a forma correta de utilizar as funcionalidades e extraindo o máximo de cada uma das ferramentas.

10 – Esperar por resultados imediatos

É importante que as empresas estejam cientes que os resultados em gestão e análise de dados não acontecem do dia para a noite. O ideal é que as metas e objetivos sejam planejados e definidos em pequenas etapas, para que os resultados possam ser monitorados e as estratégias sejam alinhadas no decorrer dos processos, modificando o que não está funcionando e otimizando as ações que estão dando certo.

Garantindo assim, que os líderes e responsáveis pela aquisição da solução ou ferramenta não fiquem com a sensação de que o investimento não foi positivo e parem de incentivar a criação de uma cultura de análise de dados em suas empresas. Além disso, trabalhar com objetivos menores e alcançáveis tende a motivar e engajar mais os profissionais envolvidos no processo.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, adotar novas soluções e ferramentas não é uma tarefa simples. Por isso, é fundamental investir em planejamento e poder contar com parcerias de qualidade para otimizar o processo e criar uma cultura de dados forte e de sucesso.

A gestão e análise de dados é uma forma inovadora e segura de alavancar seu negócio e executar processos analíticos complexos de forma inteligente e eficiente.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudá-lo(a) a encontrar soluções para sua empresa e alcançar grandes resultados!

Esperamos que você tenha gostado desse post e para mais conteúdos como esse, siga acompanhando o nosso blog!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP >Tech pode oferecer à sua empresa, acesse: https://www.csptech.com.br/

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)