Somando forças de diferentes produtos e serviços da Microsoft, a Power Platform é capaz de combinar o desenvolvimento de aplicações low-code ou no-code, que em português significam, respectivamente, pouco ou nenhum tipo de código. E é por meio disso que ela auxilia na produção, configuração e automatização de aplicativos, sites, rotinas e fluxos de trabalho, de forma mais ágil e intuitiva.

Neste post vamos explicar melhor o que é a Power Platform, aprofundar seus recursos e funcionalidades e mostrar como uma organização e seus times podem trabalhar de maneira mais estruturada e integrada, incentivando todos os colaboradores a contribuir com a criação de suas principais ferramentas e soluções de negócio.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

O que é Power Platform?

Power Platform é uma ferramenta que tem como premissa unir produção de aplicativos com pouco código, realizar a automação de fluxos de trabalho, análise avançada de dados com uma grande variedade de conectores, configurar sites para serem publicados de uma maneira fácil e construir agentes virtuais através da inteligência artificial (IA). Toda essa estrutura está preparada para trabalhar em conjunto com serviços de nuvem do Azure, do Dynamics 365 e do Microsoft 365.

A plataforma tem sua base estabelecida no princípio da importância dos dados para que as organizações tenham novos insights. E assim, possam conduzir seus negócios de maneira mais inteligente e com maiores chances de se destacarem em suas respectivas áreas.

Na prática, a Power Platform se mostra uma solução altamente poderosa, adaptável e inclusiva. Já que por conta da interface mais amigável de seus principais produtos, não se faz necessário que todos os usuários sejam experts em alguma linguagem de programação ou profissionais da área de tecnologia da informação (TI), assim como também permite que as empresas se ajustem rapidamente a novas demandas e mudanças repentinas de cenários no mercado.

Além disso, a plataforma é guiada pelo ciclo dos 3 As: “Analisar, Agir e Automatizar”. Permitindo que o conhecimento esteja à disposição dos profissionais, que exercem suas funções diariamente, criando possibilidades e oportunidades com alto poder de transformação e fomentando a autonomia dos colaboradores.

Com a análise dos dados, a ação dos profissionais e automação dos processos, a Power Platform, possibilita que a sua empresa alcance os objetivos definidos de forma mais inteligente, rápida e segura.

Para que é usada a Power Platform?

Ela é comumente utilizada como uma plataforma facilitadora, promovendo um trabalho em conjunto que fornece uma solução colaborativa. Existem dois perfis distintos de pessoas colaborativas:

  • Os citizen developers (desenvolvedores cidadãos), são pessoas especialistas em suas áreas de atuação. Que podem ser gestores ou até mesmo colaboradores que costumam experimentar ferramentas e plataformas low-code ou no-code em busca de solucionar um problema em seu trabalho;
  • Os professional developers (desenvolvedores profissionais), são pessoas com a capacidade e a experiência de criar, manter e atualizar aplicações comerciais através da escrita de linhas de código.

Desenvolvedores cidadãos e profissionais devem trabalhar juntos dentro da Power Platform visando evoluir e otimizar soluções direcionadas às necessidades da organização e dos colaboradores, que trabalharão diariamente com aplicações desenvolvidas. O resultado desse trabalho gera maior flexibilidade e agilidade nos processos de uma empresa e permite que a mesma, consiga atravessar desafios diários de maneira mais efetiva.

Quais os benefícios da Power Platform?

A todo momento, empresas enfrentam desafios crescentes em seus negócios. Estimular o interesse por habilidades voltadas às tecnologias em todos os setores da organização, trabalhando para garantir o acesso a ferramentas de maneira atrativa e descomplicada – principalmente àquelas áreas onde não exista a figura do professional developer –, gera um aumento expressivo no engajamento dos times e, consequentemente, na performance geral de uma empresa.

Como já destacado, alguns dos conceitos-chave do universo Power Platform são: integração, inteligência e agilidade. Com os recursos ofertados pela plataforma, é possível:

  • Criar e alterar aplicativos personalizados de forma mais simples e barata;
  • Automatizar rotinas e tarefas diárias, evitando retrabalhos desnecessários e aumentando o tempo produtivo dos colaboradores;
  • Analisar dados e obter insights para uma melhor tomada de decisão;
  • Editar e publicar um site de maneira mais simples e fácil;
  • Criar agentes virtuais inteligentes, sem a necessidade de códigos.

Logo, empresas que buscam a Power Platform, poderão otimizar seu trabalho e estar mais preparadas para atravessar adversidades.

Quais são os componentes da Power Platform?

A Power Platform é formada por uma variedade de recursos contidos em seus aplicativos, considerados os principais produtos da ferramenta. São eles:

Power Apps

Permite desenvolver de maneira rápida e prática aplicativos personalizados low-code, para as mais variadas necessidades de negócio.

Power Automate

Permite criar fluxos de trabalho automatizados entre aplicativos e serviços, assim como a automação de processos repetitivos, evitando retrabalhos e eliminando o risco de erros decorrentes de tarefas manuais.

Power BI

Possibilita a criação de relatórios utilizando diferentes fontes de dados e visuais como tabelas e gráficos, publicá-los em workspaces (espaços de trabalho) compartilhados na nuvem e a desenvolver painéis que facilitam insights e tomadas de decisão.

Power Pages

Permite criar, configurar e publicar sites utilizando dados corporativos, já compartilhados e armazenados nos demais aplicativos da ferramenta e no banco de dados do Microsoft Dataverse.

Power Virtual Agents

Através de uma interface gráfica guiada no-code, é possível criar chatbots, agentes virtuais desenvolvidos para interagir com usuários, podendo responder às dúvidas mais comuns dos clientes com linguagem simples e até mesmo otimizar ações no site.

Quer saber mais sobre o assunto?

Separamos esses 3 artigos que você pode gostar:

Conclusão

Como vimos, a Power Platform é uma ótima solução para ajudar sua empresa na produção, configuração e automatização de aplicativos, sites, rotinas e fluxos de trabalho. Tudo isso, de forma ágil, intuitiva e colaborativa. Jira Cloud é uma plataforma versátil, poderosa e de fácil utilização. Oferecendo inúmeros benefícios para profissionais e equipes, de todos os tamanhos e setores.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!  Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)