A Power Platform é o termo usado pela Microsoft para um conjunto de quatro aplicações da empresa: o Power BI, o Power Apps, o Power Automate (anteriormente conhecido como Microsoft Flow) e o mais recentemente incluído, o Power Virtual Agents.

As empresas, mais do que nunca, estão percebendo as vantagens em abraçar o valor de usar dados para gerir os resultados de seus negócios. Inicialmente, elas adotaram a nuvem para armazenar grandes quantidades de dados e se tornarem mais eficientes em utilizar dados e sinais vindos de inúmeras fontes como tráfego web, redes sociais e sistemas de gestão empresarial.

Mas ainda sentem dificuldades na etapa posterior a coleta e armazenamento de dados. Como trabalhar esses dados de forma mais eficiente? E principalmente, de uma forma que permita que todos os funcionários, independentemente de suas habilidades técnicas, consigam fazer com que essas informações gerem um impacto empresarial? Para responder essas perguntas surgiu a Power Platform. Um conjunto de ferramentas que permite que seus usuários conduzam seus negócios através de três ações básicas: Analisar, Agir e Automatizar. 

A Power Platform tem sua base formada no reconhecimento de que os dados estão em constante crescimento e de que empresas que assimilam seus dados para terem novas ideias e que as usam para conduzir um negócio inteligente, tem maiores chances de se destacar em suas áreas.

A Microsoft entendeu também, que não existem programadores, cientistas de dados e profissionais de tecnologia suficientes para todas as empresas e os que existem não estão disponíveis facilmente. Nessa perspectiva, se mostrava urgente que houvesse uma plataforma que não fosse somente para experts de tecnologia, mas sim para milhares de trabalhadores que enxergam oportunidades de criar algo melhor do que aquilo que já existe, mas que nunca tiveram a oportunidade e o poder para mudar a situação.

Passando o poder de “Analisar, Agir e Automatizar” para as mãos daqueles que conhecem o negócio melhor e exercem sua função todos os dias, criam-se possibilidades e oportunidades altamente transformadoras que antes pareciam inimagináveis. Em sua essência esse modelo possibilita a autonomia dos funcionários. 

O ciclo dos 3 As do Microsoft Power Platform:

1. Análise de Dados

A análise de dados consiste em analisar os registros do seu negócio. Esses registros permitem reconhecer padrões e tendências que facilitam a identificação do comportamento do consumidor, apontam possíveis gargalos nos processos de negócios e permitem realizar uma projeção mais exata dos custos financeiros do negócio, possibilitando a otimização dos gastos e, com isso, dos lucros da empresa.

Dentro do Power Platform a análise de dados é realizada através do Power BI, uma ferramenta de Bussiness Intelligence que facilita a conexão, análise e compreensão dos dados que comandam seu negócio, onde quer que estejam esses dados. Ele ajuda você a transformar dados de várias fontes em painéis interativos e relatórios inteligíveis, além de fornecer vários conectores de software e serviços.

O Power BI é popularmente usado para três etapas e responde de forma muito satisfatória a cada uma delas.

Integração de dados: cada organização trabalha com dados provenientes de vários recursos que podem estar em diferentes formatos de dados. Os dados devem podem ser extraídos de vários recursos, de diferentes servidores da web ou fontes de dados. Essas informações são integradas em um estilo convencional em uma área de preparação usual;

Processamento de dados: nesta fase, os dados incorporados ainda não estão preparados para visualização, pois requerem processamento. Esses dados são previamente processados. Nesse momento, valores repetitivos ou ausentes certamente serão removidos. As diretrizes de negócios precisam ser aplicadas aos dados após eles já terem passados por uma triagem.

Apresentação de dados: depois que os dados são compactados e processados, eles podem ser visualizados melhor com o uso de várias visualizações que o Power BI tem para fornecer. O uso de painéis e relatórios ajuda a representar os dados com facilidade. Este relatório visual ajuda os usuários finais de negócios a fazerem escolhas de serviço com base nos entendimentos.

Além disso, o Power BI oferece: atualizações do painel em tempo real, conexões seguras e confiáveis ​​para suas fontes de dados na nuvem ou no local, implantação rápida, configuração híbrida e um ambiente seguro e a expedição de dados usando consulta de linguagem natural.

2. Automação de processos

Todo departamento de uma empresa possui tarefas repetitivas e “sem valor” que podem ser automatizadas. Se pensarmos no setor de Marketing Digital, por exemplo. Essa equipe tem entre suas tarefas, a de acompanhar as menções à marca nas redes sociais para identificar leads que possam ser passados ao time de vendas. Com a automação de processos, é possível criar um fluxo para que sempre que um usuário de redes sociais fizer referência a sua empresa, um lead seja adicionado automaticamente à ferramenta de automação de marketing e ao mailing para disparo de e-mails.

O Power Automate é o pilar de automação de processos da Power Platform. Se antes, para automatizar um fluxo, o gestor ou o analista de marketing deveria recorrer à TI e aguardar que sua solicitação fosse atendida por um profissional da área, o Power Automate permite que esse mesmo profissional desenvolva um código que faça a integração entre as ferramentas, sem nenhum ou quase nenhum conhecimento técnico.

Ao automatizar fluxos de trabalhos o Power Automate permite o aumento da produtividade da empresa ao realizar mais tarefas, fornecendo a todos a capacidade de automatizar processos organizacionais. Existem diferentes tipos de fluxos de trabalho que você pode criar com o Microsoft Power Automate:

Automatizado: um fluxo de trabalho automatizado executa uma ou mais tarefas automaticamente, uma vez que é disparado por um evento.

Botão: um fluxo de trabalho de botão executa uma ou mais tarefas com apenas um toque de botão, uma vez que foi acionado por um evento. 

Programado: um fluxo de trabalho agendado executa uma ou mais tarefas de acordo com uma agenda. 

Processo de negócios: fluxos de trabalho de processos de negócios são representações de seus processos e normalmente consistem em estágios e etapas dentro de cada estágio. Você pode ver em qual estágio estão e quais etapas você precisa concluir antes de prosseguir para dar o próximo passo. Quando combinados com outros processos e personalizações, eles podem economizar tempo, reduzir custos de treinamento e aumentar a adoção do usuário.

3. Desenvolvimento de aplicativos

O Power Apps permite que qualquer um crie uma rede e aplicativos móveis sem escrever códigos. Ele tira das costas da TI a responsabilidade por desenvolver e criar soluções que atendam às mais variadas necessidades dos diferentes departamentos de uma empresa.  A metodologia usada é a de no-code, que permite que um software seja totalmente personalizado com uma quantidade “baixa” (mínima) de programação, levando o conceito de baixo código a outro nível, permitindo que qualquer pessoa adapte um aplicativo às suas necessidades sem nenhum conhecimento de programação. E a metodologia de low-code, que por mais que exija algum conhecimento de codificação, o trabalho é realizado de forma mais rápida e barata.

A conexão natural entre Power BI e Power Apps faz com que os insights sejam dados para todos os profissionais sem esforço, atendendo às necessidades de cada um e aumentando sua produtividade. Assim como o Power BI, o Power Apps conecta centenas de sistemas e bases de dados. Os dados obtidos no Power Apps podem retornar para o Power BI, o que cria um ciclo de melhoramento contínuo

Além disso, Power Apps possui desenvolvimento simplificado pois todos os elementos necessários já estão disponíveis na plataforma; conexão de dados sem esforço; integração embutida do Office 365; prontidão móvel e eficiência de custos.

A Power Platform possui também o Power Virtual Agents, que permite que você crie respostas através de inteligência artificial, você facilmente consegue criar chatbots para interagir em conversas com seus clientes e funcionários, sem a necessidade de código.

Em resumo, a verdade é que a Microsoft Power Platform revolucionou o mercado possibilitando que as empresas avancem nos seus projetos de transformação digital. Ela possui uma interface simples e intuitiva, que permite que o usuário crie um fluxo de trabalho automatizado, disparado a partir dos insights do Power BI que são obtidos através dos dados conseguidos pelo Power Apps e integrados com qualquer um dos sistemas suportados pelo Power Platform. Um fluxo realizado 100% na nuvem, gerenciado e assegurado inteiramente pela Microsoft.

O Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents, cada um representa individualmente soluções da melhor qualidade, mas sua combinação com o Power Platform é algo sem comparações e surpreendentemente revolucionário para os clientes.

O melhor caminho para obter o máximo valor da Power Platform, ou de qualquer aplicativo do pacote Office 365, é entender o caso de uso e, em seguida, se certificar de que as ferramentas e as pessoas certas estejam disponíveis. Com a Power Platform, todos em sua organização podem acelerar a inovação e as percepções, economizar tempo e esforço significativos e simplificar os processos.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)