Melhorar o seu networking na área de TI é uma forma de encontrar as melhores colocações e se manter por dentro dos assuntos mais discutidos dentro das comunidades de tecnologia. Afinal, tudo muda muito rápido a toda hora.

Construir relacionamentos dentro desse universo pode parecer um pouco intimidador, já que os profissionais de tecnologia são conhecidos por um estereótipo de pessoas fechadas a novas amizades e contatos. Mas isso não é verdade.

Para ajudar você a melhorar o seu networking na área de TI, conhecer novas pessoas e expandir o seu conhecimento acerca das novas tecnologias, criamos este post. Você vai encontrar algumas dicas básicas, porém valiosas. Boa leitura!

O networking na área de TI

A palavra networking, algo traduzido como rede de trabalho, é fundamental para os profissionais da área de TI, tanto para os autônomos quanto para quem esteja vinculado diretamente a uma empresa. O conceito por trás do termo significa a rede de contatos profissionais que fazemos ao longo de nossa carreira.

O networking, em si, é a prática de estabelecer relacionamentos com outros profissionais que atuam no mercado, na mesma área ou não, criando contatos que podem ser úteis ao longo de nosso desenvolvimento profissional.

Isso é fundamental para a criação de oportunidades. Afinal, indicações pode ter um peso muito maior durante uma seleção do que currículos. Em outras palavras, pode ser que você seja um ótimo profissional, com certificados e muita experiência, mas o real diferencial pode ser uma indicação.

É por isso que, ao realizar seleções para o preenchimento de vagas, os setores de RH das companhias sempre buscam dentro da própria empresa indicações e referências. Nesse momento, sua rede de contatos pode garantir uma nova colocação no mercado.

Esse grupo reconhece a sua expertise e sempre vai indicar seus serviços quando houver uma oportunidade. Por conta disso, construir um bom networking é fundamental dentro do mercado de TI, abrindo novas portas para diferentes posições.

As dicas para criar um bom networking

Agora que você já sabe da importância do networking dentro do mercado de tecnologia, é preciso aplicar algumas dicas para aumentar a sua rede de contatos profissionais e fazer com que as pessoas se lembrem de você e indiquem o seu nome sempre que possível.

1. Participar de eventos

Uma das principais dicas para fazer novos contatos e conhecer outros profissionais da área é, com certeza, estar presente no máximo de eventos possíveis que envolvam a sua área de trabalho. Palestras, congressos, encontros e cursos são ótimas formas de aparecer e contatar outras pessoas também interessadas em networking.

Lembre-se de que para conquistar indicações, é preciso também ser competente e demonstrar que você é um profissional que busca melhorar e se reinventar constantemente. Portanto, atualize-se sobre o que há de melhor e mais inovador em tecnologia e metodologias.

Além disso, durante eventos, você terá a chance de conhecer a história de outros profissionais, mais experientes, o que pode ser muito inspirador e dar um norte para quem está começando a jornada na carreira.

Por fim, uma dica dentro dessa é: seja extrovertido. Busque conversar e trocar ideias com os demais profissionais e sempre manifeste o desejo de conhecer sobre as outras pessoas. Esse interesse pode abrir muitas portas. Não se esqueça de também falar sobre você, suas habilidades e experiência.

2. Estar presente nas redes sociais

As redes sociais tomaram uma grande importância nos últimos anos, sendo que existem sites de interação para quase todos os assuntos, inclusive, para a troca de experiências profissionais e networking.

O LinkedIn é a rede social para quem busca interagir com outros profissionais de sua área. Mantendo um currículo atualizado, é possível encontrar muitas oportunidades e conhecer outras pessoas envolvidas em seu setor de atuação.

Existem grupos de discussões nos quais você pode ser ativo e, quanto mais você auxiliar outros profissionais e tirar dúvidas, maiores as chances de chamar a atenção dos demais membros dessas comunidades.

Os grupos do Facebook também são interessantes formas de conhecer e interagir com os demais profissionais de sua área. A busca por sanar dúvidas e ajuda mútua para construir conhecimento são ótimas formas de fazer networking.

Contudo, não se esqueça de que suas opiniões também são vistas dentro das plataformas digitais. Ou seja, expressar-se com raiva, utilizar-se de palavreado chulo ou outras atitudes também podem atrair uma imagem negativa para a sua pessoa.

3. Manter os contatos ativos

É comum conhecermos pessoas das mais diversas maneiras (redes sociais, congressos, eventos, outros locais) e, logo depois, deixarmos de falar com tais profissionais ou nunca entrar em contato. Esse é um erro grave, pois logo ele se esquecerá de você.

É claro que manter um contato constante com todas as pessoas com quem cruzamos durante nossa carreira é praticamente impossível. Porém, busque deixar um canal aberto com pelos menos alguns desses profissionais.

Esse contato ativo pode ser algo simples, como apenas uma marcação nas redes sociais em algum assunto de interesse mútuo, um happy hour no fim da semana ou, até mesmo, um e-mail informal para perguntar como ela está e os projetos em que está trabalhando.

4. Produza conteúdo

Gerar autoridade na rede é outra forma de criar uma base de networking sólida. Você pode ser um ótimo profissional, mas isso não serve de nada se as pessoas não souberem ou não reconhecerem isso.

Utilizar seu conhecimento para gerar conteúdo de qualidade na internet é uma forma de demonstrar para os demais profissionais que você tem autoridade em determinados assuntos e que pode ajudá-los com isso.

Existem várias formas para isso: canais no Youtube, se você for mais descontraído, artigos dentro de suas redes sociais ou, quem sabe, até criar o seu próprio blog, caso tenha disposição e tempo para mantê-lo. Essa pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar a sua imagem como profissional no mercado.

5. Desenvolva parcerias

A última dica que temos para você é: desenvolva parcerias! Se você tem algumas habilidades e conhece outros profissionais com skills complementares, por que não juntar seus conhecimentos e criar algum projeto bacana?

Essas parcerias podem gerar muita visibilidade dentro das comunidades de tecnologia e render indicações interessantes para colocações dentro do mercado. Além disso, projetos muito legais podem nascer, auxiliando a resolver problemas da sociedade.

Também é uma oportunidade para demonstrar para outras pessoas, que não trabalham diretamente com você, que tem competências diferenciadas e consegue aplicá-las na prática e com bons resultados.

Desenvolver o seu networking na área de TI é algo que leva tempo e pode se mostrar um grande desafio. Porém, você terá a chance de ver que esse é um esforço que vale a pena, dando um impulso em sua carreira profissional.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)