Em um cenário mercadológico que preza pela tecnologia, cabe ao gestor de TI manter a empresa em que trabalha sempre à frente, com os investimentos certos nos projetos que vão alavancar os negócios. O momento é de Revolução 4.0 e se torna imprescindível estar antenado às constantes evoluções do mercado.

Se você quer se destacar em uma área que está crescendo, tanto em oportunidades quanto em concorrência, atenção às qualidades que você precisa desenvolver e até aperfeiçoar para se tornar um profissional disputado e relevante! Vamos conhecer o que fazer e o que evitar? Acompanhe!

Quais as habilidades fundamentais de um bom gestor?

Um profissional que deseja se destacar pode começar fazendo cursos e certificações em diversos temas, como novidades em Inteligência Artificial, Internet das Coisas etc. Mas não basta olhar apenas para o futuro. Um bom gestor de TI também tem qualidades de líder, como empatia, imparcialidade, idoneidade, além de saber traçar boas estratégias e servir como inspiração aos liderados.

A partir de agora, veremos outras habilidades que um bom gestor de TI deve ter.

Conhecimento técnico extenso

Ninguém chega ao cargo de gestor da área de TI por acaso. É preciso acumular muito conhecimento ao longo da carreira, além de estar antenado às novidades — e não apenas no mercado nacional. Afinal, sabendo das tendências que despontam por no âmbito internacional e que podem ser aplicadas em sua rotina profissional, ele tem mais chances de colocar a empresa em um cenário favorável de competitividade.

Além disso, o fato de a empresa em que trabalha não usar determinada tecnologia não significa que você não precisa entender sobre ela. Lembre-se de que conhecimento é um dos melhores caminhos para evolução.

Excelente comunicação

Um gestor com qualidades de líder sabe conversar com os públicos mais diversos, não importa a hierarquia. Além disso, a mensagem passada deve ser facilmente compreendida, ou seja, conheça sempre seu interlocutor para acertar na melhor linguagem. Isso é importante para que a comunicação não gere nenhum tipo de ruído.

Além de falar, todo bom líder sabe ouvir seus subordinados e superiores para manter o trabalho fluindo bem. Isso sem contar que uma equipe se torna mais produtiva e engajada quando todos têm voz.

Capacidade de enxergar problemas

Quem ocupa cargos de gestão precisa de uma atitude proativa em relação a todos os setores da empresa. O ideal é que os contratempos sejam notados antes de virarem problemas de difícil solução.

Também é interessante entender que tarefas urgentes precisam de prioridade, ao mesmo tempo em que as questões menores não devem ser postergadas por muitos dias — caso contrário, o tamanho do problema só aumenta. Vale a pena apostar em fluxos de atividades, tanto para você quanto para seus liderados.

Habilidade para entender tendências

As transformações tecnológicas estão acontecendo a todo instante. Neste exato momento, algo novo para sua área está sendo criado, e o ideal é que essas tecnologias não peguem você de surpresa. Dessa maneira, ler sobre as tendências e trocar informações com outros profissionais é essencial.

Vale compreender que nem toda tecnologia descarta a anterior. Você pode aproveitar os recursos disponíveis da sua empresa, integrando-os a novos planos. Isso só é possível com muito conhecimento e estudo, além de ouvir outros profissionais envolvidos.

Competência para aprender sempre

Leitura de conteúdos ricos e a troca de informações com profissionais nem sempre são suficientes para você estar a par de todas as novas transformações tecnológicas. Como agir? Buscar novas certificações!

Como estamos falando de uma área em constante evolução, é normal surgirem novas tecnologias, frameworks, bibliotecas e modelos de gestão em TI. Nesses casos, fazer cursos livres é uma forma de se atualizar no seu campo e ainda melhorar muito seu networking!

Talento para acertar nas contratações

É indicado cercar-se de bons profissionais e fazer contratações adequadas — e não estamos falando apenas de um currículo capacitado, mas de colaboradores que se encaixem no perfil da empresa e que possam crescer com ela.

Indicações ajudam bastante, mas certifique-se de que o candidato realmente atenda às expectativas da gestão e de toda a equipe. É nesse momento que a entrevista se faz fundamental.

Perspicácia para gerenciamento de projetos

Essa habilidade envolve um pouco de todos os itens anteriores, além de gerenciar riscos e criar um vínculo forte entre a área de estratégia e TI. Saber investir em tecnologia para as áreas prioritárias é essencial para o sucesso da estratégia.

Nesse sentido, você vai se sobressair no mercado de TI se construir resultados vantajosos a longo prazo e não apenas dar suporte à empresa na qual está inserido.

Consciência sobre as limitações da empresa

Um bom líder entende as fraquezas e pontos positivos de sua empresa. Assim, pode diagnosticar quando é preciso terceirizar serviços de TI para não se tornar ultrapassado nem comprometer a automação de testes, por exemplo.

Isso porque organizações de médio ou pequeno porte nem sempre dão conta de ter um parque tecnológico adequado. É aí que entra a contratação de um time de outsourcing de TI, que garante à empresa recursos de última geração sem comprometer o orçamento.

Quais atitudes devem passar longe de um gestor de TI?

Se você quer ser promovido no trabalho ou seguir crescendo em seu cargo, há ainda alguns pontos para ficar de olho — e passar bem longe. Veja quais são!

Manipular é diferente de influenciar

Um bom líder sabe influenciar e mostra à equipe a necessidade de juntar esforços para uma entrega, sem a necessidade de manipulação. Quem lidera mostra que a cooperação é essencial ao ambiente de trabalho e que todos podem evoluir juntos.

Falta de empatia não indica liderança

Por mais alto que seja seu grau na hierarquia, é preciso se colocar no lugar de seus funcionários e ter sensibilidade para entender o que foi preciso para concluir entregas. Mas não se esqueça: empatia é compreensão, não apenas passar a mão na cabeça e deixar algum erro passar despercebido.

Autoconfiança não é sinônimo de arrogância

O fato de ter conhecimento de seus pontos fortes não quer dizer que você pode deixar a humildade de lado com seu time de liderados. É necessário agir sempre com inteligência emocional, uma característica marcante dos grandes líderes.

Se você quer se sobressair na liderança e em um cargo de gestão, não precisa nascer com todas as características citadas anteriormente. Mas que tal desenvolvê-las ao longo da sua trajetória? Para isso, é necessário ter autoconhecimento, pé no chão e humildade.

Como vimos, um bom gestor de TI precisa estar conectado às mudanças tecnológicas e saber que agregar conhecimento nunca é demais nessa profissão. Também deve saber que tem qualidades e que precisa sempre desenvolver seus pontos fracos.

Este texto foi útil pra você que quer se desenvolver como gestor da área de TI? Então, compartilhe em suas redes sociais! Pode agregar também para outras pessoas do seu círculo!

Este artigo foi produzido pela Faculdade Impacta.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora entre em contato com a CSP e entenda melhor a nossa solução de consultoria nessa área.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)