As frequentes mudanças no mundo dos negócios e a competitividade cada vez mais acirrada, exigem que as empresas se mantenham atualizadas para conseguirem se manter no mercado. Para isso, é fundamental que elas estejam preparadas para resolver questões relacionadas a área de Tecnologia da Informação.

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) no ano de 2021, o Brasil foi o 10.º país que mais investiu em Tecnologia da Informação (TI) no mundo, somando um valor de US$ 45,7 bilhões. Essa pesquisa mostra, o quanto as empresas brasileiras já estão cientes da necessidade de investimentos na área, para o sucesso de seus negócios.

Nesse contexto, as empresas têm buscado por ferramentas e soluções, com alta qualidade na entrega de serviços, que contemplem as necessidades de cada empresa em sua totalidade e que garantam a satisfação dos usuários.

E é exatamente para atender as necessidades dessas empresas que a tecnologia denominada ITSM foi desenvolvida. A ITSM tem o objetivo de proporcionar o melhor gerenciamento da área de TI, possibilitar a melhoria da eficiência no ciclo de vida dos serviços e, assim, permitir que os negócios atinjam seus objetivos e se mantenham competitivos no mercado.

Quer saber o que ITSM e como funciona essa tecnologia?

Vem com a gente!

O que é ITSM?

A sigla ITSM é uma abreviação para Information Technology Service Management, em português: Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (TI).

Essa tecnologia foi desenvolvida para realizar, de forma mais eficiente, eficaz e estratégica, a gestão e a entrega de serviços de TI de uma empresa ou organização.

Ela tem como objetivo aumentar a satisfação do cliente, auxiliar na redução de custos e melhorar de forma ampla a eficiência da TI, através da união de ferramentas, processos, software e hardware.

Com a ITSM, é possível identificar possibilidades de melhorias nos processos, visualizar gaps e resolver problemas já identificados. Além disso, se trata de uma tecnologia capaz de interligar todos os setores de uma empresa e realizar o gerenciamento dos serviços de TI de ponta a ponta. Incluindo todos os tipos de tecnologia utilizados pela empresa e pelos mais diversos setores.

Entre os serviços executados pelas equipes de TI, através da utilização da ITSM, está o planejamento, a criação, a entrega, o suporte e o aprimoramento de serviços de TI para uma empresa. Onde todos os passos estão alinhados a uma abordagem estratégica e com foco na entrega de valor aos seus clientes.

Com a utilização da ITSM é possível definir, de forma simples e nítida, as funções e responsabilidades de cada setor, equipe e profissional em relação aos serviços de TI, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade dos times, redução de custos e para maior satisfação do usuário final.

Em tempos em que a tecnologia se tornou imprescindível para que as operações de qualquer empresa possam ocorrer, investir em ITSM é uma das formas mais seguras e recomendadas de manter os negócios em funcionamento e alcançando os objetivos.

Essa realidade, não se limita a apenas empresas de médio e grande porte. Visto que desde a mercearia do seu bairro, ou a fruteira da sua rua, contam com softwares para o controle financeiro e de fluxo de caixa em seus estabelecimentos. A diferença é que grandes empresas precisam investir em tecnologias diferentes e mais complexas, como inteligência artificial, maquinário robotizado, ERP, CRM, entre outros.

No tópico abaixo, iremos explicar como o ITSM funciona.

Continue a leitura!

Como funciona a ITSM?

Como vimos no tópico anterior, as atividades de ITSM são responsáveis por garantir com que todas as áreas da empresa fluam de forma adequada, no que se refere à tecnologia.

Além disso, a ITSM atua como uma solução capaz de prever as necessidades da empresa nas mais diversas áreas, tais como: administração, finanças, comercial, marketing, operações, produção e recursos humanos. Facilitando a identificação de informações, de possíveis problemas e atuando proativamente no concerto de falhas.

A utilização de uma ferramenta ITSM por uma empresa, possibilita o aumento da qualidade de sistema e operações de TI e garante o alinhamento entre as necessidades, metas e objetivos da empresa, de forma estratégica e eficaz.

As soluções de ITSM são compostas por uma variedade de processos, onde cada um desses processos visa garantir que os serviços de TI, sejam entregues de maneira consistente, segura e eficiente.

Entre as atividades e estratégias que compõe os processos de gerenciamento de serviços de TI, podemos destacar:

  • Transformação da TI em um sistema integrado a todas as atividades da empresa e atuando através de uma abordagem focada nos clientes e nos serviços;
  • Análise, mapeamento e inventário da infraestrutura de TI da empresa;
  • Análise e avaliação dos serviços de TI, que incluem desde equipamentos utilizados pela empresa até a aquisição de novas ferramentas que possam beneficiar o negócio;
  • Definição e implementação de processos;
  • Acompanhamento de equipes através do estabelecimento de responsabilidades de cada time ou profissional, assim como, a potencialização da integração entre os colaboradores;
  • Garantia de cumprimento das práticas recomendadas e das normas e valores da empresa;
  • Criação e implementação de estratégias de melhoria contínua para os serviços e servidores;
  • Redução de custos para a empresa, pois, através do acompanhamento e gerenciamento do ciclo de vida dos serviços de TI, é possível visualizar os pontos de melhoria e atuar com mais assertividade nos momentos necessários;
  • Monitoramento e avaliação dos resultados de forma periódica.

Dessa forma, a utilização da ITSM pode auxiliar diversas empresas e organizações a gerenciarem seus serviços de TI de maneira mais estratégia, eficiente e eficaz. E proporcionando o aumento da satisfação dos clientes, a diminuição dos custos e uma maior eficiência no que tange os processos de TI.

Conclusão

Como vimos neste post, a ITSM busca proporcionar melhorias no gerenciamento da área de TI, aumentar a eficiência no ciclo de vida dos serviços e, assim, permitir que os negócios atinjam seus objetivos e se mantenham competitivos no mercado.

Para isso, vimos que investir em ITSM é uma das formas mais seguras e recomendadas de manter os negócios ativos e alcançando os objetivos da empresa.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para elucidar suas dúvidas. E também, para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!

Esperamos que você tenha gostado da leitura! Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech pode oferecer à sua empresa, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)