Uma consultoria em sistemas é uma empresa que ajuda as organizações a revisar processos operacionais e mecanismos de tecnologia da informação (TI), garantindo que tudo esteja adequado e funcional. Os consultores de sistemas são profissionais especializados que unem tecnologia e gestão, auxiliando na montagem de uma infraestrutura de TI estratégica.

Eles conhecem profundamente os detalhes técnicos e as aplicações da tecnologia nos negócios. Assim, conseguem, por exemplo, indicar as melhores soluções a serem desenvolvidas ou adquiridas para a operação da empresa contratante.

Ao longo deste artigo, você vai entender a importância desse serviço e ver dicas de como escolher entre as consultorias disponíveis no mercado. Acompanhe!

O papel da tecnologia da informação nas empresas

Comecemos por relembrar a importância da tecnologia da informação (TI). Ela é definida como a aplicação de tecnologias para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados e informações. Atualmente, é impossível pensar um negócio sem ela, pois tem efeitos importantes nas operações e na gestão empresarial. 

Independentemente do tamanho da sua empresa, a TI traz benefícios tangíveis e intangíveis que ajudarão você a ganhar dinheiro e a produzir os resultados que o mercado atual exige. A infraestrutura tecnológica afeta a cultura, a eficiência e os relacionamentos de um negócio.

Também afeta a segurança de informações confidenciais e a competitividade da empresa. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) às portas, uma boa gestão de TI é ainda mais urgente.

Em suma, soluções tecnológicas bem orquestradas ajudam a garantir a comunicação interna e com o mercado, a tornar os processos operacionais integrados e eficientes, a garantir que as informações estarão sempre disponíveis, íntegras e seguras. Elas também tornam a gestão mais orientada a dados, o que facilita as decisões por meio de relatórios gerenciais que podem ser captados em tempo real.

O funcionamento de uma consultoria em sistemas e sua importância

Uma coisa é quase certa: o core business da sua empresa não é a tecnologia. Isso significa que você vai precisar desenvolver as ferramentas tecnológicas que compõem sua infraestrutura de TI ou, o que é mais comum, adquiri-las de fornecedores especializados.

É aí que, muitas vezes, se dá seu primeiro contato com uma consultoria em sistemas. Ela pode vir como serviço de uma empresa desenvolvedora de tecnologias ou pode ser um empreendimento à parte. Seja como for, você pode contar com uma boa consultoria em sistemas para entender as particularidades do seu negócio e indicar o arcabouço tecnológico adequado.

Uma boa consultoria é aquela adequada a qualquer frente de serviço. Seja voltada para soluções estratégicas como CRM, BI e gerenciamento de gestão de indicadores de negócios, seja para a produção e/ou implementação de um novo sistema integrado de gestão (ERP).

Você também pode contar com uma consultoria em TI para mapear as ferramentas tecnológicas disponíveis e avaliar sua utilização. Os consultores podem fazer uma auditoria nos processos e indicar ajustes que aumentem o potencial da infraestrutura de TI disponível.

A consultoria em sistemas é essencial para os esforços de inovação — tão necessários e cada vez mais difíceis no complexo mercado atual. Não importa se você já conta com um time forte de TI. Essa ajuda externa garante que profissionais que não estão imersos no dia a dia operacional, e que têm experiência de sobra, vão ter uma visão panorâmica.

Eles podem trazer à tona pontos fracos que precisam ser melhorados e fazer você vislumbrar coisas que não estão acessíveis a “olho nu”. Como gestor de tecnologia, você também há de concordar que, muitas vezes, para que o corpo diretivo da empresa facilite os investimentos, é preciso que alguém de fora aponte o que precisa de melhorias. Esse também é um dos papéis das consultorias especializadas.

Os benefícios que uma consultoria em sistemas oferece

Confira, agora, um detalhamento das três principais vantagens que você pode obter contratando uma consultoria em sistemas.

Inovação

A vivência dos consultores em outros projetos semelhantes pode ser muito útil. Eles são certificados e trazem uma bagagem de experiência que é difícil conseguir com a equipe interna — podem trabalhar em conjunto, inclusive para expandir as capacidades do seu time.

Essa visão externa, aliada ao background trazido pelos consultores, ajuda a pavimentar o caminho para a inovação. Olhe ao redor: as empresas que mais inovam com ajuda da TI sempre contaram com consultorias especializadas para auxiliá-las.

Competitividade

Uma boa consultoria em sistemas também vai ajudar na implementação de metodologias e boas práticas já amplamente testadas e aprovadas no mercado. Isso tem efeito direto na competitividade do departamento de TI e, por extensão, em todo o negócio.

Redução de custos e produtividade

Contratar profissionais de TI de alta performance (com um olhar analítico e consultivo) é sempre custoso e, muitas vezes, não é necessário ficar com eles por muito tempo. Você pode estar precisando do serviço apenas para um projeto de implementação, por exemplo.

Uma consultoria em sistemas, por outro lado, vai entregar os serviços contratados, nos prazos acordados (com base no acordo de nível de serviço/SLA). Isso diminui o montante de dinheiro investido, ao mesmo tempo em que potencializa a produtividade.

A escolha de uma boa consultoria em sistemas

Por fim, confira nossas dicas para contratar uma boa consultoria em sistemas.

Avalie a reputação da consultoria

Faça uma pesquisa e separe as consultorias que quer verificar. Em seguida, use a internet para ver o que as pessoas estão dizendo sobre elas.

Depois dessa primeira varredura, consulte clientes e ex-clientes das consultorias que está avaliando. Veja o que eles têm a dizer sobre os serviços prestados.

Conheça o portfólio de serviços

Depois de filtrar as consultorias com melhor reputação/recomendação, é hora de olhar para os serviços fornecidos. O que é proposto vai ao encontro das necessidades da sua empresa? Veja, ainda, que metodologias são usadas, se os consultores têm certificações, que nível de formação eles têm e assim por diante.

Solicite um plano de ação

Nessa fase, é normal que você tenha filtrado e já esteja com apenas duas ou três opções. Faça contato com as consultorias, mostre seu projeto (ou suas necessidades) e solicite um plano de ação sem compromisso. Isso vai ajudar a ter uma noção do nível de profissionalismo e da capacidade de atendimento das consultorias que você está avaliando.

Como você viu, contar com os serviços de uma consultoria em sistemas ajudará a obter diversas vantagens. Aqui na CSP, há mais de 30 anos, nós atuamos com consultoria, temos experiências com empresas de todos os portes e nos mais variados segmentos do mercado.

Temos visto muitas organizações evoluírem significativamente depois de contarem com nossos serviços. Nossos consultores mergulham na realidade de cada cliente e propõem soluções sob medida para cada projeto.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)