O Big Data Marketing é uma das tendências modernas interessantes que demonstram como a tecnologia está transformando todos os setores. Com a aplicação desse paradigma, as empresas conseguem levantar dados relevantes, analisá-los e obter valor para as decisões diárias. Assim, otimizam a visibilidade sobre o próprio negócio. Consequentemente, os processos melhoram e os serviços/produtos também.

As vantagens são inúmeras e as aplicações incontáveis. Por essa razão, esse conceito está praticamente revolucionando o marketing e definindo uma nova direção para a qual todas as companhias estão seguindo. Se quiser aprender mais e estimular inovação para o setor de TI, continue a leitura!

O que é o Big Data Marketing?

O Big Data Marketing é a aplicação do conceito e das técnicas de Big Data ao setor que cuida da promoção da empresa e relacionamento com os clientes. O Big Data consiste na quantidade massiva e impressionante de dados que é gerada todos os dias, em diferentes fontes. Segundo a Gartner, estamos falando que foram cerca de 40 trilhões de Gigabytes até 2020.

Essas informações se encontram estruturadas ou não, ou seja, podem ser arrumadas e categorizadas em um banco de dados relacional ou não. O que importa é que, se analisadas, elas podem gerar valor e se tornar um ativo para as organizações, influenciando decisões e uma visão mais ampla acerca das operações.

O Big Data Marketing é, portanto, orientar as ações do setor ao estudo de informações. A partir desse grande volume, as companhias são capazes de identificar padrões e tendências de mercado ou de comportamento dos consumidores. Então, podem melhorar as estratégias de divulgação, adquirindo maior precisão e consistência.

Ou seja, são mídias sociais, fotos, vídeos e outras informações da internet, além de dados de sistemas internos, que são concentrados para gerar insights e valor para a liderança, que passa a estudar cenários e antecipar possibilidades. 

Segundo a Gartner, novamente: essa análise será imprescindível para 90% das empresas até 2022, ou seja, é uma tendência real de mercado. Com os benefícios que apontaremos no próximo tópico, as companhias conseguem dar um grande salto competitivo e conquistar melhores posições.

Como ele pode ajudar?

Veremos, em alguns subtópicos, como o Big Data auxilia no marketing.

Personaliza a experiência de compra

Uma das principais implicações é a personalização da experiência dos usuários. Os dados favorecem uma compreensão maior do negócio e uma investigação minuciosa e precisa acerca dos hábitos e preferências dos clientes. Logo, isso pode ser usado para customizar cada passo da jornada, pensando em gerar satisfação e combater as principais objeções à compra.

Viabiliza melhores estratégias

No geral, a análise dessa quantidade de informações gera maior visibilidade para os líderes. Assim, eles podem optar por melhores escolhas e otimizar as estratégias que estão em vigor. Com o estudo das bases, é possível descobrir em quais canais atuar, como interagir com as pessoas, quais mensagens serão enviadas e como.

A empresa não precisará mais confiar somente na intuição de seus membros. Tudo é quantizável e pode ser analisado, com números e ferramentas de visualização. Com isso, a precisão aumenta e a companhia consegue maximizar os benefícios e otimizar os resultados.

Complementa esforço de pesquisa

A pesquisa de mercado ainda é uma abordagem comum para dizer às organizações o que elas querem saber. Ela consiste no diálogo entre a empresa e o público.

Contudo, o Big Data altera essa dinâmica ao fazer com que a empresa passe a perguntar aos dados também, com as respostas complementando as informações adquiridas por formulários tradicionais. Ao analisar as bases, a gestão é capaz de compreender melhor a relação com o mercado e chega a outras conclusões valiosas.

Permite o monitoramento dos resultados

Outra possibilidade é o acompanhamento de resultados em tempo real. Qualquer setor de marketing é movido a campanhas. Eles trabalham para solucionar problemas e antecipar cenários com elas, buscando sempre uma evolução de resultados.

O Big Data é o setor de TI ajudando a aperfeiçoar as campanhas, ao permitir o monitoramento preciso de tudo o que ocorre a partir do momento em que ela começa.

Essa investigação é baseada em métricas e indicadores relevantes e estratégicos, que cooperam com uma visão aprofundada acerca do negócio, do mercado e dos clientes. Desse modo, a empresa consegue evoluir e aprender com os erros, aumentando as conversões.

Prevê tendências de consumo

O Big Data também é usado para uma tarefa especial: a predição. Ao estudar os dados, os sistemas analíticos buscam tendências e padrões, realizando correlações e cruzamentos, a fim de encontrar algum valor informacional, como já mencionamos.

Logo, é possível analisar o passado, entender suas causas, mas também predizer o que pode acontecer no futuro. Cada predição está associada a um índice probabilístico, que determina as reais chances de concretização.

Munida desses insights, a gestão é capaz de saber quais produtos/serviços serão mais demandados, bem como qual será a próxima compra do cliente X. Assim, dá para ser mais proativo no diálogo com o consumidor, além de preparar a companhia para possíveis oportunidades e riscos que o futuro apresente.

Como aplicar?

Para chegar a um estágio de maturidade em que a aplicação do Big Data Marketing aconteça naturalmente e de forma positiva, a empresa precisa começar com os objetivos. É importante desenvolver uma noção clara do que é esperado e do que é necessário alcançar com essa tecnologia. A inovação precisa de um direcionamento transparente para todos.

Dentro do período de adaptação, a companhia deve rever sua cultura. Agora, o foco é orientar os processos aos dados, bem como cada decisão à análise de métricas, indicadores e informações em massa.

Então, a empresa pode começar a pensar em escolher uma ferramenta para aplicar. Geralmente, é necessária uma solução de gestão de clientes para auxiliar na coleta de dados do marketing e uma aplicação suficientemente robusta, a fim de analisar o que é gerado. Assim, será possível concentrar as informações e compreendê-las de uma forma simples e transparente. 

A corporação consegue monitorar tudo: processos, operações, interações etc. Acompanhando tudo de perto, dá para garantir alimentação para os softwares de análise e geração de insights que favorecem a continuidade do negócio, de acordo com os padrões de precisão que mencionamos. Dessa maneira, é viável chegar às aplicações citadas no tópico anterior, com predição, melhor conhecimento dos clientes e otimização constante.

Os grandes dados já invadiram o marketing e fazem o setor melhorar a cada dia. O foco é trazer a TI para o centro das operações, de uma maneira que o setor gere valor e exporte conhecimento para os líderes de outros pontos da companhia. Assim, os departamentos interagem melhor entre si, são integrados aos objetivos e a empresa é capaz de crescer no mercado, ao ingressar na transformação digital e aplicar inovação no dia a dia.

Agora que você já sabe a importância do Big Data Marketing para sua empresa, conheça 5 passos para preparar sua empresa para o uso do big data.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)