Conheça essa poderosa ferramenta que pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais rápidas, assertivas e seguras com o poder de informações e insights extraídos de diferentes fontes de dados.

O que é Power BI Service?

Power BI Service ou em tradução para português, Serviço de Power BI, é um conjunto de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham em conjunto para realizar análises na área de Business Intelligence. Através desse serviço é possível realizar análise de dados, compartilhar essas análises e extrair insights poderosos.

O serviço de Power BI, também é comumente chamado de Power BI Online, pois, trata-se de uma plataforma baseada em nuvem e funciona através da conexão com a Internet. Ou seja, pode ser acessado através de qualquer dispositivo que esteja conectado à Internet, sem a necessidade de ser instalado em um computador para ser utilizado.

O Power BI Service dispõe de diversos recursos que podem ajudar as empresas a terem maior controle sobre seus negócios e extraírem informações importantes. Um exemplo disso, é a visualização das informações por meio de dashboards. Eles ajudam as empresas a controlarem o ritmo e o desempenho dos seus negócios de forma simples. Com uma interface intuitiva e amigável, possibilita que a visualização dos dados seja feita de forma acessível e amigável.

Tipos de Power BI

Para entender melhor a estrutura do Microsoft Power BI, vamos apresentar as partes que o compõe. Sua estrutura é composta por três partes. São elas:

  • Power BI Service
  • Power BI Desktop
  • Power BI Mobile

Power BI Service

Como vimos, o Power BI Service é uma plataforma de análise de dados baseada em nuvem e permite que seus usuários criem, colaborarem e compartilhem dashboards, relatórios e insights extraídos de diversas fontes de dados diferentes.

Essas fontes de dados podem ser desde planilhas de Excel, arquivos locais da empresa, bancos de dados externos, até mesmo, dados de aplicativos em nuvem. Possibilitando assim, que os usuários criem modelos de dados, visualizações e relatórios interativos com base nos dados de fontes que considerem importantes.

Outro ponto importante de ser destacado sobre o serviço de Power BI, é que ele oferece recursos avançados de análise de dados, como inteligência artificial, análise preditiva e análise de dados em tempo real.

Além disso, o Power BI Service dispõe de também inclui recursos de segurança e conformidade, como controle de acesso baseado em função, criptografia de dados e conformidade com regulamentações, como a General Data Protection Regulation (GDPR)e a Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPPA).

De forma resumida, podemos definir o Power BI Service como uma plataforma completa de análise de dados em nuvem, que possibilita que seus usuários explorem, analisem e compartilhem informações e insights extraídos de dados, de forma fácil e colaborativa.

Quer saber mais sobre o assunto?

Separamos alguns conteúdos que você pode gostar:

Power BI Desktop

O Power BI Desktop é uma ferramenta de análise de dados e criação de relatórios usada para conectar, transformar, visualizar e analisar dados, assim como o Power BI Service, a diferença é que essa ferramenta precisa ser instalada em um computador e os dados, análises e relatórios ficam salvos nessa máquina.

O Power BI Desktop, assim como o Service, permite a combinação de diversas fontes de dados, a criação de diversos tipos de gráficos, tabelas e filtros, inserir imagens, trabalhar com figuras e transformar seus dados em informações visuais atrativas e interativa.

Como falamos acima, todo o trabalho realizado no Power BI Desktop é salvo no seu computador, mas as informações podem ser visualizadas de online e compartilhadas com outras pessoas através do Power BI Service.

Além disso, o Power BI Desktop é uma ferramenta gratuita e permite aos usuários trabalharem de forma offline em seus projetos. Frequentemente ele é usado em conjunto com o Power BI Service e o Power BI Mobile.

Em resumo, Power BI Desktop é uma ferramenta de Business Intelligence, que permite que seus usuários criem modelos de dados, transformem dados brutos em insights acionáveis e criem relatórios interativos.

Power BI Mobile

O Power BI Mobile é um aplicativo móvel da Microsoft que permite acessar, visualizar e compartilhar dashboards e relatórios criados no Power BI. Ele permite que os usuários acessem seus dados em qualquer lugar e a qualquer momento em seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Possibilitando que os usuários sejam atualizados sobre os indicadores de desempenho de seus negócios em tempo real.

Com o Power BI Mobile, os usuários podem visualizar seus dados em diversos formatos, que incluem gráficos, tabelas e mapas, e possibilita que a interação com essas informações seja realizada através de gestos simples e intuitivos de toque na tela do dispositivo.

Além disso, o Power BI Mobile oferece recursos como alerta push, navegação offline e a capacidade de compartilhar informações com colegas de trabalho e parceiros de negócios.

O Power BI Mobile está disponível para dispositivos móveis com iOS, Android e Windows, possibilitando a conexão e interação com os dados locais e da nuvem, ou seja, é possível acessar informações e relatórios criados no Power BI Desktop e no Power BI Service.

Como vimos, trata-se de uma ferramenta poderosa e com grande potencial para ajudar as empresas a tomarem decisões informadas com base em dados e com a facilidade de ser acessado através de alguns toques em seu celular.

Conclusão

Como vimos, o Power BI é uma ferramenta poderosa, que pode trazer bons resultados para negócios das mais diversas áreas.

Esperamos que tenha gostado desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode entrar em contato conosco, clicando aqui!

Nosso time de especialistas estará à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado para enfrentar os desafios e alcançar os resultados desejados.

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)