Se você acompanha portais de notícias, blogs, revistas e outras fontes de informação sobre tecnologia, já deve ter ouvido falar em transformação digital, não é mesmo? Mas afinal, do que se trata esse conceito? Muito empresários e até mesmo profissionais de TI ainda não têm isso claro em suas mentes.

A transformação digital nada mais é do que a tecnologia utilizada como forma estratégica nas organizações. A ideia é que os recursos digitais sejam cada vez mais responsáveis pelos trabalhos burocráticos, enquanto as pessoas passarão se dedicar mais às atividades que exigem tomada de decisão.

Se você gostou dessa ideia e deseja implementar a transformação digital na sua empresa, continue a leitura! Mostraremos o que é necessário para aplicar esse conceito em uma organização, bem como os benefícios que ele traz.

Afinal, como implementar a transformação digital em uma empresa?

Existem alguns passos que devem ser seguidos para que a transformação digital seja aplicada em uma companhia. Listamos os principais deles para que você possa colocar tudo em prática. Acompanhe, a seguir!

Mude o pensamento

Para desenvolver a transformação digital, não basta equipar a sua empresa tecnologicamente. É preciso mudar o pensamento. Os gestores são exemplos e eles devem enxergar e incentivar o uso dos recursos digitais como aliados para a execução das atividades.

Deve-se refutar a ideia de que os robôs e softwares vieram para substituir o trabalho humano e causarão desemprego, por exemplo. Isso só acontecerá com quem não se preparar, pois novos cargos surgirão nas organizações.

Estude as possibilidades tecnológicas

É preciso fazer um levantamento de todas as atividades que são feitas na empresa para analisar como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de cada uma delas. O atendimento ao cliente, a execução do fluxo de caixa, o controle de estoque, entre tantas outras, podem ser automatizadas.

Por isso, é necessário fazer um estudo completo de todas as possibilidades tecnológicas para que novas soluções sejam buscadas para a execução de tarefas. Todos os funcionários podem participar desse momento, fazendo sugestões de automatizações e recursos que podem ser implementados em seus setores.

Revisite a cultura da empresa

Na transformação digital, a tecnologia precisa estar presente no DNA na empresa, naquilo em que ela acredita. Por isso, é necessário revisitar a cultura organizacional e realizar mudanças, caso ache necessário.

Vale recordar que a cultura organizacional diz respeito à missão e à visão que uma empresa tem, bem como os valores em que ela acredita. Todos os funcionários devem estar de acordo com essas diretrizes e segui-las à risca. Por isso, convém que os gestores sirvam como exemplo para que todos cumpram com o proposto.

Estabeleça parcerias estratégicas

Para que a transformação digital ocorra em sua plenitude, é necessária a parceria com empresas especializadas nessa área. Recomenda-se uma consultoria com companhias que forneçam softwares, equipamentos e outros recursos tecnológicos.

De tal forma, você garantirá que sempre terá o que há de mais moderno em sua organização. Lembre-se de que a tecnologia evolui quase diariamente e que uma tendência hoje, daqui pouco tempo, pode estar obsoleta. Assim sendo, para que a sua empresa não seja passada para trás pela concorrência, precisa estar sempre de olho nas novidades.

Organize a empresa para receber as inovações

A empresa precisa estar organizada para receber as inovações. Isso diz respeito tanto aos recursos físicos quanto aos recursos humanos. No que se refere à infraestrutura, por exemplo, deve haver investimento em computadores, dispositivos móveis e outros equipamentos que permitam que a revolução digital funcione.

Já no que se refere aos recursos humanos, todos os colabores precisam ser treinados e inseridos à nova cultura, como explicamos anteriormente.

Quais são os benefícios da transformação digital?

A transformação digital traz benefícios significativos para as empresas e é por conta disso que fazer essa mudança é tão importante. Veja, na sequência, alguns exemplos!

Aprimoramento da eficiência

As empresas que investem em transformação digital aumentam a sua eficiência, evitando que erros aconteçam e permitindo que as atividades sejam feitas mais rapidamente. Imagine, por exemplo, uma empresa que atende os seus clientes via chat.

Se for utilizada uma ferramenta de chatbot para isso, o atendimento poderá ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana. Caso fosse contratar atendentes humanos para isso, a operação seria falha, uma vez que não é viável, financeiramente falando, para que todas as companhias contratem funcionários para todos os turnos do dia.

Surgimento de novos cargos

Como explicamos, a transformação digital não causará o desemprego, mas promoverá o surgimento de novos cargos. Assim, a empresa terá que criar postos de trabalho, principalmente para quem saiba planejar e lidar com a tecnologia.

O benefício disso é que as novas funções são de cunho estratégico e não operacional. Sendo assim, mais cabeças pensantes atuarão na companhia, sugerindo melhorias em suas atividades, o que pode gerar mais lucro em médio prazo.

Aumento da satisfação dos clientes

O atendimento mais ágil e a pronta solução de problemas fará com que os clientes se sintam mais satisfeitos com a sua empresa. De tal modo, será mais fácil reter consumidores, aumentando assim a renda fixa da organização.

Entendido como implementar a transformação digital em uma empresa e os benefícios que essa prática proporciona? Então, não deixe de levar isso em consideração e aplicar essas ações em sua companhia. Temos a certeza de que os resultados serão surpreendentes.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora entre em contato com a CSP e entenda melhor a nossa solução de consultoria nessa área.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)